Esta atividade desafiadora e enriquecedora propõe organizar uma roda de debates envolvendo alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, focando em temas contemporâneos de grande relevância como redes sociais, sustentabilidade e educação. O processo começa com a formação de grupos e a escolha dos temas de interesse. Os alunos serão encorajados a mergulhar em pesquisas, desenvolver e estruturar argumentos sólidos, promovendo assim uma ampla compreensão dos tópicos. Através da metodologia ativa 'Roda de Debate', os estudantes aprenderão a arte da argumentação e do respeito mútuo diante de diferentes pontos de vista. O ápice da atividade será os debates diante da turma, onde cada equipe terá a oportunidade de apresentar seus argumentos, defendendo suas posições com fundamento. A turma juntamente com o professor, avaliará a qualidade dos argumentos apresentados, não baseando-se em opiniões pessoais, mas na solidez e relevância das argumentações.
O objetivo dessa atividade é promover entre os alunos a capacidade de argumentar de forma coerente e fundamentada, ampliando sua habilidade de pesquisa e seu entendimento sobre temas contemporâneos. Busca-se também fomentar o desenvolvimento da escuta ativa, da empatia e do respeito pelas diferentes opiniões, preparando os estudantes para participarem ativamente em debates e discussões, tanto no ambiente acadêmico quanto na sociedade como um todo.
A atividade abordará técnicas de debate e argumentação, incluindo a estruturação de argumentos, técnicas de pesquisa, e análise crítica de posições opostas. Os temas contemporâneos serão utilizados como base para a aplicação prática dessas habilidades, promovendo uma conexão direta com o mundo real e suas complexidades.
A metodologia ativa 'Roda de Debate' será implementada, encorajando a participação ativa dos estudantes na pesquisa, desenvolvimento de argumentos e na prática de debates. Esta abordagem proporcionará uma experiência imersiva e interativa, favorecendo a aprendizagem significativa e o desenvolvimento das habilidades propostas.
A atividade será estruturada em duas aulas de 50 minutos cada, divididas em fase de preparação (pesquisa e desenvolvimento de argumentos) e a fase prática (realização dos debates). Esta distribuição de tempo visa um aproveitamento equilibrado entre a teoria e a prática.
A avaliação será baseada na solidez e relevância dos argumentos apresentados pelos grupos, além da sua capacidade de respeitar e considerar diferentes pontos de vista. Será considerada também a habilidade de pesquisa demonstrada na construção dos argumentos. Feedback construtivo será dado, visando o desenvolvimento contínuo dos alunos nesta competência.
Para a execução desta atividade serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, projetor ou televisão para apresentações, e materiais de apoio para anotação. Estes recursos são essenciais para suportar a pesquisa dos alunos e a apresentação dos debates.
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