Debataca: A Batalha dos Argumentos

Desenvolvida por: Edvan … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Debates sobre temas contemporâneos

Esta atividade desafiadora e enriquecedora propõe organizar uma roda de debates envolvendo alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, focando em temas contemporâneos de grande relevância como redes sociais, sustentabilidade e educação. O processo começa com a formação de grupos e a escolha dos temas de interesse. Os alunos serão encorajados a mergulhar em pesquisas, desenvolver e estruturar argumentos sólidos, promovendo assim uma ampla compreensão dos tópicos. Através da metodologia ativa 'Roda de Debate', os estudantes aprenderão a arte da argumentação e do respeito mútuo diante de diferentes pontos de vista. O ápice da atividade será os debates diante da turma, onde cada equipe terá a oportunidade de apresentar seus argumentos, defendendo suas posições com fundamento. A turma juntamente com o professor, avaliará a qualidade dos argumentos apresentados, não baseando-se em opiniões pessoais, mas na solidez e relevância das argumentações.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo dessa atividade é promover entre os alunos a capacidade de argumentar de forma coerente e fundamentada, ampliando sua habilidade de pesquisa e seu entendimento sobre temas contemporâneos. Busca-se também fomentar o desenvolvimento da escuta ativa, da empatia e do respeito pelas diferentes opiniões, preparando os estudantes para participarem ativamente em debates e discussões, tanto no ambiente acadêmico quanto na sociedade como um todo.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e argumentação.
  • Promover o respeito por diferentes perspectivas.
  • Estimular a comunicação eficaz e a escuta ativa.
  • Ampliar o entendimento sobre temas contemporâneos relevantes.

Habilidades Específicas BNCC

  • (EF09LP19) Argumentar oralmente, considerando a tese, os argumentos e as contra-argumentações, os elementos verbais e não verbais, em debates e seminários, entre outros gêneros do campo da argumentação, considerando a situação comunicativa, o tema/assunto, o propósito e o gênero do discurso.
  • (EF09LP26) Utilizar as tecnologias da comunicação e da informação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar por meio das diferentes linguagens e mídias, produzir textos/hipertextos e expressar-se/interagir nos diversos campos de atuação social.

Conteúdo Programático

A atividade abordará técnicas de debate e argumentação, incluindo a estruturação de argumentos, técnicas de pesquisa, e análise crítica de posições opostas. Os temas contemporâneos serão utilizados como base para a aplicação prática dessas habilidades, promovendo uma conexão direta com o mundo real e suas complexidades.

  • Técnicas de debate e argumentação
  • Estruturação e desenvolvimento de argumentos
  • Pesquisa e análise crítica
  • Temas contemporâneos: redes sociais, sustentabilidade, educação

Metodologia

A metodologia ativa 'Roda de Debate' será implementada, encorajando a participação ativa dos estudantes na pesquisa, desenvolvimento de argumentos e na prática de debates. Esta abordagem proporcionará uma experiência imersiva e interativa, favorecendo a aprendizagem significativa e o desenvolvimento das habilidades propostas.

  • Formação de grupos e escolha dos temas
  • Fase de pesquisa e desenvolvimento de argumentos
  • Realização de debates em roda com tempo igual para cada grupo
  • Avaliação conjunta dos argumentos pela turma e professor

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será estruturada em duas aulas de 50 minutos cada, divididas em fase de preparação (pesquisa e desenvolvimento de argumentos) e a fase prática (realização dos debates). Esta distribuição de tempo visa um aproveitamento equilibrado entre a teoria e a prática.

  • Aula 1: Formação dos grupos, escolha dos temas e início da pesquisa.
  • Aula 2: Continuação da pesquisa e desenvolvimento dos argumentos.
  • Aula 3: Realização dos debates em roda.
  • Aula 4: Avaliação conjunta e feedback.

Avaliação

A avaliação será baseada na solidez e relevância dos argumentos apresentados pelos grupos, além da sua capacidade de respeitar e considerar diferentes pontos de vista. Será considerada também a habilidade de pesquisa demonstrada na construção dos argumentos. Feedback construtivo será dado, visando o desenvolvimento contínuo dos alunos nesta competência.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, projetor ou televisão para apresentações, e materiais de apoio para anotação. Estes recursos são essenciais para suportar a pesquisa dos alunos e a apresentação dos debates.

  • Acesso à internet para pesquisa
  • Projetor ou televisão para apresentações
  • Material para anotações
  • Ambiente adequado para a realização dos debates

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo