Caça-Palavras Dívértido

Desenvolvida por: Fabian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Ortografia e Fonética

O Caça-Palavras Dívértido é uma atividade lúdica destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, visando aprimorar a habilidade de leitura e escrita por meio da exploração de correspondências fonéticas e ortográficas específicas. A atividade inicia com uma explanação do professor sobre as particularidades das combinações c/qu, g/gu, r/rr, s/ss e as marcas de nasalidade. Esses conceitos são fundamentais para o entendimento de como os sons se correlacionam com as letras nas palavras. Posteriormente, os alunos serão agrupados para elaborar seus próprios caça-palavras, aplicando o conhecimento adquirido para selecionar palavras que atendam aos critérios discutidos. Após a criação, haverá um momento de interação entre os grupos, onde cada um tentará resolver o caça-palavras criado pelos colegas, promovendo assim uma prática divertida e significativa da ortografia. Durante toda a atividade, o professor atuará como facilitador, auxiliando os alunos nas dúvidas e estimulando a reflexão sobre a escrita correta das palavras. O desfecho se dará com uma roda de debate, permitindo que os alunos compartilhem as dificuldades que encontraram e as estratégias utilizadas para superá-las, promovendo uma troca rica de experiências e aprendizados

Objetivos de Aprendizagem

Este plano de aula tem como objetivo principal explorar a relação entre fonemas e grafemas em palavras específicas, focando nas combinações c/qu, g/gu, r/rr, s/ss, além das marcas de nasalidade. Busca-se, através de uma atividade lúdica e participativa, aprimorar a habilidade de leitura e escrita dos alunos, incentivando-os a reconhecer e aplicar corretamente essas correspondências ortográficas. Além disso, a atividade visa fomentar o trabalho em equipe e promover a autodescoberta de estratégias de aprendizagem, através da criação e resolução de caça-palavras e da posterior discussão em grupo sobre os desafios encontrados.

  • Reconhecer e aplicar as correspondências fonéticas e ortográficas c/qu, g/gu, r/rr, s/ss, e marcas de nasalidade.
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita por meio da prática lúdica.
  • Promover o trabalho colaborativo durante a criação e resolução dos caça-palavras.
  • Refletir sobre as dificuldades encontradas e estratégias de aprendizagem através de uma roda de debate.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03LP01: Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n).
  • EF03LP02: Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, VC, VV, CVV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.
  • EF03LP03: Ler e escrever corretamente palavras com os dígrafos lh, nh, ch.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade concentra-se na exploração das correspondências fonéticas e ortográficas c/qu, g/gu, r/rr, s/ss, além das marcas de nasalidade, fornecendo aos alunos uma base sólida para a compreensão de como os sons e as letras interagem nas palavras. Essa abordagem prática, por meio da construção e resolução de caça-palavras, permite uma internalização efetiva dos conceitos trabalhados, abrindo caminho para uma escrita mais consciente e precisa.

  • Correspondências fonéticas e ortográficas c/qu, g/gu, r/rr, s/ss.
  • Marcas de nasalidade nas palavras.
  • Criação e solução de caça-palavras.
  • Discussão em grupo sobre estratégias de aprendizagem e dificuldades.

Metodologia

A abordagem metodológica desta atividade combina exposição dialogada, trabalho em grupo, e prática reflexiva. Inicialmente, o professor introduzirá os conceitos chave de correspondências fonéticas e ortográficas, utilizando exemplos claros para garantir a compreensão dos alunos. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos para criar os caça-palavras, promovendo a aplicação prática do conhecimento adquirido e incentivando a colaboração entre pares. A troca dos caça-palavras entre os grupos e a subsequente roda de debate servirão como oportunidades para a prática, reflexão e compartilhamento de experiências de aprendizagem.

  • Exposição dialogada sobre correspondências fonéticas e ortográficas.
  • Trabalho em grupo para criação de caça-palavras.
  • Resolução de caça-palavras criados por outros grupos.
  • Roda de debate para discussão de dificuldades e estratégias.

Aulas e Sequências Didáticas

Com uma carga horária total de 2 horas, a atividade será dividida em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a introdução dos conceitos e início da criação dos caça-palavras. Na segunda aula, haverá a troca e resolução dos caça-palavras seguida pela roda de debate.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos e início da criação dos caça-palavras (50 minutos).
  • Aula 2: Resolução dos caça-palavras e roda de debate (50 minutos).

Avaliação

A avaliação desta atividade será qualitativa e baseada na participação ativa dos alunos durante todo o processo. Será considerado o engajamento individual na criação dos caça-palavras, a colaboração durante a resolução dos caça-palavras de outros grupos, e a contribuição para a roda de debate. A capacidade de refletir sobre as dificuldades encontradas e as estratégias adotadas será particularmente valorizada. Exemplos de colaboração e insights compartilhados durante a roda de debate servirão como indicadores de compreensão e aplicação dos conceitos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem papel quadriculado ou branco para a criação dos caça-palavras, lápis, borrachas, e marcadores coloridos para destacar as palavras. Um quadro ou cartolina também será útil para a exposição dos conceitos iniciais e para anotações durante a roda de debate. A disponibilidade desses materiais promoverá uma experiência de aprendizagem rica e envolvente.

  • Papel quadriculado ou branco.
  • Lápis e borrachas.
  • Marcadores coloridos.
  • Quadro ou cartolina para anotações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo