O Show da História: Revolução Russa

Desenvolvida por: Raquel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Revolução Russa

Esta atividade, denominada 'O Show da História: Revolução Russa', é projetada para engajar os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental na exploração detalhada da Revolução Russa, desde seus antecedentes até suas consequências globais. Utilizando uma abordagem interativa e envolvente, os estudantes serão divididos em grupos, cada um representando diferentes aspectos da Revolução Russa através de dramatizações curtas, debates e apresentações multimídia. Eles assumirão os papéis de historiadores, políticos e civis da época, competindo para entregar a performance mais esclarecedora e impactante. A atividade tem como objetivo não somente educar sobre os eventos significativos da Revolução Russa, mas também desenvolver habilidades analíticas, de pesquisa e de apresentação nos alunos. O ápice deste show de talentos históricos será uma roda de debate, onde os participantes poderão discutir as diversas interpretações e entendimentos dos eventos apresentados, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e crítico.

Objetivos de Aprendizagem

Nesta atividade, os alunos terão a oportunidade de aprofundar seu entendimento sobre a Revolução Russa e suas implicações globais, melhorando suas habilidades de pesquisa, análise crítica e expressão oral. Ao interpretarem papéis distintos envolvendo figuras históricas e eventos, assimilarão melhor a complexidade dos movimentos sociais e políticos que moldam o nosso mundo. Destacaremos a importância da argumentação baseada em evidências durante os debates, incentivando-os a compreender diversas perspectivas e a construir argumentos sólidos.

  • Explorar os antecedentes e as consequências da Revolução Russa
  • Desenvolver habilidades analíticas e críticas
  • Estimular a pesquisa e a síntese de informações históricas
  • Aperfeiçoar a habilidade de falar em público e de expressar ideias de forma coerente
  • Fomentar o entendimento de múltiplas interpretações de eventos históricos

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09HI10: Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais e os conflitos vivenciados na Europa.
  • EF09HI11: Identificar as especificidades e os desdobramentos mundiais da Revolução Russa e seu significado histórico.
  • EF09HI14: Caracterizar e discutir as dinâmicas do colonialismo no continente africano e asiático e as lógicas de resistência das populações locais diante das questões internacionais.

Conteúdo Programático

Este plano de aula oferece uma abordagem abrangente sobre a Revolução Russa, destacando sua importância histórica e impacto global. Os estudantes terão a oportunidade de explorar os antecedentes políticos, sociais e econômicos que levaram à revolução, estudar os principais eventos e figuras envolvidas, e analisar as diversas consequências locais e globais que se seguiram.

  • Antecedentes da Revolução Russa
  • Eventos-chave e figuras históricas da Revolução
  • Consequências locais e globais da Revolução Russa
  • Interpretações divergentes e análise crítica dos eventos históricos

Metodologia

A metodologia incorpora a abordagem ativa de aprendizagem através de dramatizações, debates e apresentações multimídia, permitindo aos alunos vivenciar os eventos da Revolução Russa de maneira envolvente e crítica. A roda de debate serve como um espaço dinâmico para discussão e reflexão, incentivando a troca de ideias e a análise crítica das diversas interpretações históricas apresentadas.

  • Dramatizações baseadas em figuras históricas e eventos da Revolução Russa
  • Debates em grupo sobre temas relevantes à Revolução
  • Apresentações multimídia criadas pelos alunos para explicar diferentes aspectos da Revolução
  • Roda de debates para discussão e análise crítica das apresentações

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma única sessão de 60 minutos, onde grupos apresentarão suas dramatizações, debates e apresentações multimídia. A sessão será concluída com uma roda de debate envolvendo todos os participantes.

  • Aula 1: Apresentações dos grupos e roda de debate final (60 minutos)

Avaliação

A avaliação terá como base a originalidade, pesquisa, coerência, e eficácia comunicativa das dramatizações e apresentações, assim como a participação ativa e argumentação crítica durante os debates. Será dada especial atenção à capacidade de trabalhar em equipe, criatividade nas apresentações e habilidade de engajar o público. Exemplos de critérios específicos incluem clareza na exposição dos antecedentes históricos, compreensão das consequências globais da Revolução Russa, e a habilidade de considerar múltiplas perspectivas durante a roda de debate.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário acesso a recursos multimídia como projetor ou smart TV, para a apresentação de suportes digitais, materiais para a criação de cenários e figurinos para as dramatizações, além de acesso à internet para pesquisas. Incorparamos também o uso da biblioteca escolar para consulta de material de apoio.

  • Projetor ou smart TV
  • Materiais para cenário e figurinos
  • Acesso à internet e biblioteca escolar

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo