Caça-Palavras Mágico

Desenvolvida por: Helain… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Sílabas e Estrutura das Palavras

Nesta atividade pedagógica denominada 'Caça-Palavras Mágico', os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar e compreender melhor a estrutura silábica das palavras, utilizando as configurações CV (consoante-vogal), V (vogal), CVC (consoante-vogal-consoante) e CCV (consoante-consoante-vogal). Antes da aula, será enviado um vídeo explicativo sobre como jogar caça-palavras, com foco especial nas sílabas, para que os estudantes venham preparados. Em sala de aula, trabalhando em duplas, receberão uma folha de caça-palavras contendo palavras que seguem as estruturas silábicas mencionadas. O objetivo principal é incentivar a identificação e segmentação silábica, além da prática de escrita e uso adequado da gramática ao formular frases com as palavras encontradas. Cada dupla, após a identificação das palavras no caça-palavras, terá como tarefa elaborar frases criativas, aplicando corretamente as regras de grafia, uso de letras maiúsculas e sinais de pontuação. Essa atividade busca promover uma aprendizagem mais interativa e significativa, facilitando o processo de alfabetização e domínio da língua portuguesa.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental um entendimento prático e lúdico sobre a estrutura silábica das palavras. Através da prática de caça-palavras, espera-se que os estudantes aprimorem suas habilidades de identificação e segmentação de sílabas, além de desenvolverem maior familiaridade com as configurações CV, V, CVC, CCV das palavras. Adicionalmente, a atividade visa incentivar a prática de escrita consciente, abordando a utilização correta da ortografia, gramática, e técnicas de formatação de texto, como uso de letras maiúsculas e sinais de pontuação. A colaboração entre os alunos em duplas também é um aspecto importante, promovendo uma experiência de aprendizado compartilhado e o desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação.

  • Identificar e segmentar sílabas em diversas palavras.
  • Compreender e aplicar as estruturas silábicas CV, V, CVC, CCV.
  • Praticar a escrita correta de palavras e elaboração de frases.
  • Utilizar adequadamente letras maiúsculas e sinais de pontuação.
  • Fomentar a colaboração e trabalho em equipe.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02LP01: Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.
  • EF02LP02: Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.
  • EF02LP04: Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordado nesta atividade centra-se na estrutura silábica das palavras, crucial para o processo de alfabetização e fluência em leitura e escrita. Através do lúdico caça-palavras, os alunos práticam a identificação, segmentação, e manipulação de sílabas, integrando os conhecimentos sobre diferentes configurações silábicas (CV, V, CVC, CCV). Esta abordagem não apenas reforça o entendimento sobre a estrutura das palavras, mas também encoraja a aplicação consciente das regras gramaticais e ortográficas na elaboração de frases, contribuindo para o desenvolvimento integral das competências linguísticas dos estudantes.

  • Estrutura das palavras e tipos de sílabas (CV, V, CVC, CCV).
  • Processo de leitura e segmentação silábica.
  • Práticas de escrita e regras de ortografia.
  • Uso de letras maiúsculas e sinais de pontuação.

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', esta atividade inicia com um preparo prévio dos alunos por meio de um vídeo educativo sobre o caça-palavras focalizando as sílabas. Em sala, a prática é centrada no fazer, onde os alunos, em duplas, são estimulados a aplicar os conhecimentos, buscando palavras na atividade de caça-palavras e depois elaborando frases com as palavras encontradas. Essa abordagem interativa e colaborativa potencializa a aprendizagem, permitindo que os alunos sejam não apenas receptores, mas também agentes ativos do seu processo educativo.

  • Assistir ao vídeo preparatório sobre o caça-palavras e estrutura silábica.
  • Realização do caça-palavras em duplas, enfatizando a colaboração.
  • Elaboração de frases utilizando palavras encontradas na atividade.
  • Revisão das frases elaboradas, focando na correção ortográfica e gramatical.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de quatro aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, após a revisão do vídeo preparatório, os alunos serão introduzidos à atividade de caça-palavras. As duas aulas subsequentes serão dedicadas à realização do caça-palavras e à elaboração das frases. Na quarta e última aula, será realizada a revisão e correção das frases, promovendo um momento de aprendizado coletivo.

  • Aula 1: Introdução ao caça-palavras e estrutura silábica.
  • Aula 2: Realização do caça-palavras em duplas.
  • Aula 3: Elaboração de frases com as palavras encontradas.
  • Aula 4: Revisão e correção das frases elaboradas.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e contínua, baseando-se na participação, engajamento e progresso dos alunos durante todo o processo. A qualidade das frases elaboradas - incluindo a correta utilização de palavras, letras maiúsculas, pontuação, e coesão textual - também será considerada. Feedbacks construtivos serão fornecidos individualmente e em grupo, incentivando a reflexão sobre os erros e acertos. A avaliação levará em conta tanto o produto final quanto o esforço e a colaboração demonstrados durante a atividade. Exemplos específicos de critérios de avaliação incluirão: clareza e criatividade das frases, precisão na segmentação silábica, e aplicação adequada das regras gramaticais e de pontuação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários os seguintes recursos: vídeo explicativo sobre o jogo de caça-palavras e estrutura silábica, folhas impressas da atividade de caça-palavras contendo palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, lápis ou canetas e borrachas para os alunos. Além disso, considera-se essencial o uso de um quadro branco ou quadro-negro para a discussão coletiva das respostas e, se possível, acesso a um computador ou tablet para assistir ao vídeo preparatório. Este conjunto de recursos, aliado à metodologia ativa aplicada, visa criar um ambiente de aprendizagem estimulante e eficaz.

  • Vídeo explicativo sobre o jogo de caça-palavras.
  • Folhas impressas do caça-palavras.
  • Lápis, canetas e borrachas.
  • Quadro branco ou quadro-negro para discussões.
  • Computador ou tablet para visualização do vídeo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo