Caça ao Tesouro Literário: Em busca do épico perdido

Desenvolvida por: Franci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Literatura
Temática: Classicismo e a obra de Camões

A atividade 'Caça ao Tesouro Literário: Em busca do épico perdido' levará os alunos do 3º ano do Ensino Médio em uma aventura emocionante através das páginas da história, explorando o Classicismo e a obra imortal de Luís de Camões, 'Os Lusíadas'. Os estudantes serão divididos em grupos e participarão de uma gincana vibrante, em que cada pista desvenda particularidades sobre a era do Classicismo, facetas da vida de Camões, e intricados aspectos de 'Os Lusíadas'. Ao resolverem as charadas, os grupos avançarão em sua jornada, desvendando a essência da época e reconhecendo a genialidade de Camões. A finalidade desta atividade é não apenas a aquisição de conhecimento histórico-literário, mas também o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, interpretação textual, e a valorização do trabalho coletivo, tudo em um formato dinâmico e estimulante.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivos principais promover uma compreensão profunda sobre o Classicismo, especificamente na obra de Camões, 'Os Lusíadas', e desenvolver competências e habilidades essenciais nos alunos, tais como trabalho em equipe, pesquisa, e interpretação de textos. Os alunos irão aprimorar suas capacidades analíticas e críticas ao investigarem aspectos históricos, literários e culturais da época classicista, e ao analisarem a linguagem, a estrutura e as temáticas presentes na obra de Camões. Este percurso conduzirá a uma valorização da literatura como veículo de compreensão histórica e cultural, incentivando a interpretação ativa e o engajamento crítico com os textos estudados.

  • Compreender as características principais do Classicismo e sua manifestação na obra de Luís de Camões, especialmente em 'Os Lusíadas'
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, interpretação textual e trabalho em equipe através de uma metodologia ativa e engajadora
  • Promover a análise crítica da literatura como reflexo de seu tempo histórico e cultural
  • Fomentar o reconhecimento da importância e genialidade de Camões no contexto da literatura portuguesa e mundial

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG402: Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de língua adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso, respeitando os usos das línguas por esse(s) interlocutor(es) e sem preconceito linguístico.
  • EM13LP10: Analisar o fenômeno da variação linguística, em seus diferentes níveis (variações fonético-fonológica, lexical, sintática, semântica e estilístico-pragmática) e em suas diferentes dimensões (regional, histórica, social, situacional, ocupacional, etária etc.), de forma a ampliar a compreensão sobre a natureza viva e dinâmica da língua e sobre o fenômeno da constituição de variedades linguísticas de prestígio e estigmatizadas, e a fundamentar o respeito às variedades linguísticas e o combate a preconceitos linguísticos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da 'Caça ao Tesouro Literário: Em busca do épico perdido' abrange uma investigação detalhada sobre o Classicismo, com ênfase na figura de Luís de Camões e sua obra-prima 'Os Lusíadas'. Serão explorados os aspectos históricos e culturais que delineiam o período Classicista, além das características literárias marcantes que definem a obra de Camões. A atividade engloba também uma análise da linguagem poética de Camões, possibilitando aos alunos uma compreensão mais aprofundada sobre a riqueza estética e temática do poema épico.

  • Introdução ao Classicismo: características e contexto histórico-cultural
  • Vida e obra de Luís de Camões: biografia e importância literária
  • Análise de 'Os Lusíadas': estrutura, temas principais e linguagem poética
  • A representação do heroísmo e dos valores humanistas em 'Os Lusíadas'

Metodologia

A metodologia 'mão-na-massa' será central nesta atividade, estimulando o aprendizado ativo através da exploração, pesquisa e solução de desafios em equipe. Os alunos serão imersos em um ambiente de aprendizagem dinâmico, onde pistas literárias servirão como vetores de exploração do Classicismo e da obra de Camões. Esta abordagem prática visa promover a interação, a colaboração e o engajamento dos alunos, permitindo-lhes construir seu conhecimento de maneira significativa e contextualizada. As pistas levarão os alunos a investigações que demandarão análise crítica, interpretação e síntese da informação, fomentando uma compreensão mais profunda e aplicada do conteúdo estudado.

  • Divisão dos alunos em grupos para fomentar o trabalho em equipe e a colaboração
  • Utilização de pistas literárias que guiam a pesquisa e exploração sobre 'Os Lusíadas' e o Classicismo
  • Resolução de desafios que requerem pesquisa, análise e interpretação de informações sobre a época e a obra de Camões
  • Discussões em grupo para compartilhar descobertas e sínteses das investigações realizadas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em um período de duas horas, equivalendo a 2.4 aulas de 50 minutos cada. A primeira parte será dedicada à introdução da atividade e formação dos grupos, seguida pela distribuição das pistas e início da gincana. A segunda parte focará na resolução das últimas pistas, discussão em grupos e compartilhamento das descobertas, culminando na revelação do 'tesouro' literário. Este cronograma assegura um equilíbrio entre aprendizagem ativa e momentos de discussão e reflexão conjunta.

  • Aula 1: Introdução à atividade e formação dos grupos.
  • Aula 2: Início da gincana com a primeira série de pistas.
  • Aula 3: Continuação da gincana com resolução de pistas e investigações.
  • Aula 4: Discussão em grupos, compartilhamento das descobertas e revelação do 'tesouro'.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada tanto no processo quanto nos resultados alcançados pelos alunos. Aspectos como eficácia na pesquisa, capacidade de análise e interpretação de textos, contribuição no trabalho em equipe e participação ativa serão considerados. A apresentação dos resultados da gincana, incluindo as respostas encontradas para as pistas e as conclusões sobre as aprendizagens, formará a base para a avaliação. Elementos como criatividade nas respostas, clareza na comunicação das ideias e habilidade de relacionar os conteúdos estudados com a realidade da obra de Camões também serão avaliados. Será importante uma reflexão final por parte dos alunos, onde compartilharão o que aprenderam e como percebem a relevância do conteúdo explorado.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da 'Caça ao Tesouro Literário: Em busca do épico perdido', será essencial dispor de recursos variados que enriqueçam a experiência de aprendizagem. Material impresso, como cópias de trechos selecionados de 'Os Lusíadas' e materiais informativos sobre o Classicismo, serão fundamentais. Além disso, o acesso à internet facilitará a pesquisa e exploração de informações adicionais. Ferramentas digitais para a criação e compartilhamento de documentos, assim como espaços físicos adequados para a discussão em grupo e a resolução de tarefas, também serão necessários.

  • Cópias de trechos selecionados de 'Os Lusíadas'
  • Materiais informativos sobre o Classicismo e Camões
  • Acesso à internet para pesquisa
  • Ferramentas digitais para documentação e compartilhamento de descobertas
  • Espaços físicos adaptados para trabalho em grupo e discussões

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo