Cantando os Vocais

Desenvolvida por: Camila… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Encontros Vocálicos

A atividade 'Cantando os Vocais' é uma proposta pedagógica inovadora destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de ensinar sobre encontros vocálicos de forma lúdica e eficiente por meio da música. Durante a atividade, o professor e os alunos colaborarão para criar uma música simples, que incorpore palavras com diferentes encontros vocálicos. Este processo não só facilita a compreensão e memorização dos conceitos como também promove o engajamento e a participação dos alunos de maneira divertida. Ao cantar a música criada, os alunos terão a oportunidade de praticar a pronúncia correta e identificar os diferentes tipos de encontros vocálicos, reforçando o aprendizado de forma interativa e prazerosa. Esta atividade combina aprendizado, música e diversão, oferecendo um ambiente propício para o desenvolvimento linguístico através de uma experiência memorável.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é introduzir e reforçar o conceito de encontros vocálicos entre os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, utilizando uma metodologia ativa e participativa. Busca-se, assim, não apenas a memorização mecânica, mas um entendimento mais profundo dos diferentes tipos de encontros vocálicos através da criação musical colaborativa. Ao envolver os alunos na composição de uma música que contemple o tema, pretende-se estimular o interesse pela Língua Portuguesa, melhorar a habilidade de pronúncia, bem como fomentar a criatividade, a cooperação e a expressão através de uma atividade gratificante e divertida.

  • Compreender o conceito de encontros vocálicos.
  • Identificar diferentes tipos de encontros vocálicos em palavras.
  • Praticar a pronúncia correta dos encontros vocálicos.
  • Estimular a criatividade e cooperação na criação da música.
  • Promover a integração e a aprendizagem através da música.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.

Conteúdo Programático

Este plano de aula aborda o tema dos encontros vocálicos, conceito fundamental na Língua Portuguesa, que auxilia na formação de palavras e influencia diretamente na pronúncia. Por meio da música e do envolvimento ativo dos estudantes na criação de conteúdo, a atividade visa promover não apenas o entendimento teórico, mas também a prática e a experiência direta com o uso variado dos encontros vocálicos em palavras.

  • Conceito de encontros vocálicos.
  • Tipos de encontros vocálicos: ditongo, tritongo e hiato.
  • Prática de pronúncia de palavras com encontros vocálicos.
  • Criação colaborativa de música.

Metodologia

Adotando uma metodologia ativa, esta atividade promove a participação direta dos alunos na construção do conhecimento. Inicialmente, haverá uma breve explanação sobre o que são encontros vocálicos e seus tipos. Depois, o processo de criação da música será guiado pelo professor, mas com o envolvimento ativo dos alunos - tanto na escolha das palavras quanto na composição da melodia. A interação continua com a prática da canção, reforçando o aprendizado de maneira prática e memorável.

  • Explanação introdutória sobre encontros vocálicos.
  • Criação colaborativa da letra da música.
  • Composição da melodia com participação dos alunos.
  • Prática e revisão da música criada.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade é de 2 horas, divididas em quatro aulas de 50 minutos cada. Esta organização permite um equilíbrio entre a introdução teórica, a criação da música e a prática, garantindo assimilação eficaz e engajamento dos alunos.

  • Aula 1: Introdução ao conceito de encontros vocálicos.
  • Aula 2: Discussão e seleção de palavras para a música.
  • Aula 3: Criação da melodia e composição da música.
  • Aula 4: Prática da música e revisão dos conceitos aprendidos.

Avaliação

A avaliação desta atividade será processual e formativa, considerando a participação e envolvimento dos alunos em todas as etapas da criação musical. A capacidade de identificar os diferentes tipos de encontros vocálicos, a pronúncia correta das palavras e a criatividade empregada na composição da música serão aspectos fundamentais. Feedbacks serão dados constantemente, com ênfase no progresso e na superação de dificuldades, ao invés de uma avaliação quantitativa tradicional. Assim, busca-se estimular a continuidade do aprendizado de forma positiva e construtiva.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para a realização desta atividade incluem um espaço adequado para a prática musical, instrumentos musicais simples (como flautas e tamborins), além de materiais para escrita como lousa, marcadores e folhas de papel. A utilização de recursos audiovisuais como vídeos explicativos sobre encontros vocálicos também será explorada para enriquecer a experiência de aprendizado.

  • Espaço adequado para atividade musical.
  • Instrumentos musicais simples (ex: flautas, tamborins).
  • Materiais para escrita (lousa, marcadores, papel).
  • Recursos audiovisuais sobre encontros vocálicos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo