Jornalzinho do Quarto Ano

Desenvolvida por: Eliane… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção textual e trabalho colaborativo

Esta atividade prática envolve os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental na criação de um jornalzinho escolar, explorando diferentes seções como notícias da escola, esportes, cultura e curiosidades. Através da metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos, os estudantes serão divididos em equipes, cada qual responsável por uma seção específica do jornal. O projeto englobará diversas etapas, incluindo a pesquisa de temas relevantes, a realização de entrevistas com membros da comunidade escolar, a escrita e revisão de textos, além da edição final do jornalzinho. Este trabalho visa desenvolver habilidades essenciais como leitura crítica, escrita criativa, análise linguística e capacidade de trabalhar em equipe, estimulando também a utilização de diferentes fontes de informação e o contato direto com a comunidade escolar para a coleta de dados e informações. Ao final do projeto, os alunos terão a oportunidade de ver o resultado de seu trabalho publicado e compartilhado com toda a escola, celebrando o aprendizado colaborativo e a integração escolar.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal deste projeto é fomentar o desenvolvimento de competências relacionadas à leitura, escrita, análise linguística e trabalho em equipe, através da criação conjunta de um jornalzinho escolar. Os alunos aprenderão a buscar e validar informações, desenvolverão habilidades de entrevista e melhoria na escrita, além de praticarem a revisão de textos, colaborando para a produção de um material final de qualidade. Este projeto também estimula a responsabilidade individual e coletiva, a organização em equipe, e a valorização de contribuições de cada membro para o sucesso do trabalho em grupo. Desta forma, os estudantes não só melhoram suas habilidades linguísticas, mas também desenvolvem competências socioemocionais importantes para sua formação integral.

  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação.
  • Praticar a escrita criativa e a revisão linguística de textos.
  • Aprender técnicas de entrevista e coleta de informações.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a divisão de responsabilidades.
  • Utilizar ferramentas e tecnologias digitais no processo de aprendizagem.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF04LP26 - Planejar e produzir textos escritos considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/ finalidade do texto.
  • EF04LP27 - Utilizar, ao produzir um texto, recursos coesivos (referenciação, substituição, elipse, articuladores sequenciais) adequando à modalidade escrita.
  • EF15AR24 - Utilizar tecnologias digitais para elaboração, publicação e compartilhamento de suas produções.
  • EF35LP01 - Compreender e usar os números naturais como indicador de quantidade ou ordem, fazendo uso deles em diferentes contextos socioculturais.
  • EF35LP29 - Experimentar a produção de textos orais e escritos que circulam em campos da vida social, considerando a situação comunicativa.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático incluirá fundamentos da prática jornalística, com foco em técnicas de escrita, pesquisa, entrevistas e edição de um jornal. Além disso, será abordado o trabalho em equipe e a importância de cada função dentro do grupo para o desenvolvimento do projeto. Os estudantes também serão introduzidos ao uso ético e eficaz da internet e outras fontes de pesquisa, bem como às tecnologias digitais na produção e divulgação do jornalzinho. Este projeto visa, por meio de uma abordagem prática e interdisciplinar, integrar conhecimentos de Língua Portuguesa, Ciências Sociais e Tecnologia da Informação.

  • Fundamentos da prática jornalística
  • Técnicas de escrita criativa e revisão textual
  • Metodologia de pesquisa e coleta de informações
  • Organização e trabalho em equipe
  • Uso das tecnologias digitais na produção textual

Metodologia

Este projeto será desenvolvido utilizando a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos, permitindo que os alunos se envolvam ativamente em todas as etapas da criação do jornalzinho. As atividades ganharão vida por meio de Saídas de Campo virtuais ou físicas para coleta de informações, Atividades Mão-na-massa durante as sessões de escrita e edição, Rodas de Debate para discussão de ideias, e, eventualmente, a Sala de Aula Invertida para aprofundamento teórico. Este mix metodológico promoverá a colaboração, criatividade e autonomia dos alunos, fundamentais para o sucesso do projeto.

  • Aprendizagem Baseada em Projetos
  • Saída de Campo para coleta de informações
  • Atividade Mão-na-massa de escrita e edição
  • Roda de Debate para discussão e avaliação de ideias
  • Sala de Aula Invertida para fundamentação teórica

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em quatro aulas de 50 minutos, totalizando 4 horas. A primeira aula focará no planejamento e divisão de equipes. Nas duas aulas seguintes, os alunos realizarão pesquisas, entrevistas e iniciam a escrita dos textos. A última aula será dedicada à revisão e edição final do jornalzinho, preparando-o para publicação.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e formação das equipes
  • Aula 2: Pesquisa e coleta de informações
  • Aula 3: Escrita e elaboração dos textos das seções
  • Aula 4: Revisão e edição final do jornalzinho

Avaliação

A avaliação deste projeto será contínua e formativa, considerando a participação individual e em equipe durante todo o processo. Cada equipe será avaliada pela qualidade da pesquisa realizada, criatividade e originalidade dos textos, clareza e coesão da escrita, além do respeito aos prazos e contribuição para a equipe. Apresentações orais das seções do jornalzinho também farão parte do processo avaliativo, permitindo que os alunos demonstrem as competências adquiridas. Exemplares do jornal finalizado poderão ser avaliados por outros professores e alunos, incorporando a comunidade escolar na avaliação do projeto.

Materiais e ferramentas:

Para a realização deste projeto, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisas, computadores ou tablets para a escrita e edição dos textos, materiais para entrevistas (gravador de voz ou papel e caneta para anotações), além de softwares de edição de texto. A escola poderá também dispor de uma impressora para a publicação do jornalzinho final. Estes recursos são fundamentais para a execução das atividades propostas e para a produção final do jornal.

  • Acesso à internet para pesquisa
  • Computadores ou tablets
  • Materiais de escrita e entrevista (papel, caneta, gravador)
  • Software de edição de texto
  • Impressora para publicação do jornal

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo