Os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental envolver-se-ão em uma atividade pedagógica prática, onde suas habilidades criativas e analíticas serão postas à prova através do desenho e desenvolvimento de jogos de tabuleiro ou digitais. O desafio principal destes jogos será a identificação de figuras de linguagem sonoras em trechos de textos, promovendo assim uma compreensão mais profunda e aplicada destes conceitos literários. Utilizando princípios de design de jogos, os grupos deverão equilibrar entre tornar seus jogos educativos e divertidos, garantindo que os participantes possam aprender de forma engajante e interativa. Cada jogo desenvolvido por um grupo de alunos será compartilhado com toda a classe, criando uma atmosfera de aprendizado colaborativo. Esta atividade não apenas reforça a aprendizagem de figuras de linguagem através de uma abordagem inovadora, mas também estimula competências como o empreendedorismo, a colaboração e a criatividade.
Esta atividade visa proporcionar aos alunos a oportunidade de explorar e aplicar o conhecimento sobre figuras de linguagem sonoras de maneira prática e instigante, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades essenciais para o século XXI. Através do design e desenvolvimento de jogos de tabuleiro ou digitais, os estudantes empregarão o trabalho em equipe, criatividade, pensamento crítico e habilidades de resolução de problemas. Além de promover a aprendizagem ativa desses conceitos literários, a atividade também visa a aplicação de conhecimentos interdisciplinares, como design gráfico, programação (no caso de jogos digitais), e habilidades de comunicação e apresentação, ao compartilhar suas criações com os colegas.
Durante a realização desta atividade, os alunos serão introduzidos ao conceito de figuras de linguagem sonoras, explorando exemplos e suas funções dentro do texto. Em seguida, serão orientados sobre os princípios básicos do design de jogos, incluindo aspectos como a mecânica do jogo, a dinâmica, e a estética. A partir daí, os alunos aplicarão esses conhecimentos na criação de seus próprios jogos, que servirão como ferramentas para a revisão e aplicação prática do conteúdo estudado. A interação com os jogos criados pelos colegas proporcionará não só a aprendizagem colaborativa, mas também uma compreensão mais abrangente das figuras de linguagem sonoras e de como elas podem ser identificadas e aplicadas de maneira divertida.
Esta atividade será guiada pelas metodologias ativas: Aprendizagem Baseada em Projetos, Atividade Mão-na-massa, Sala de Aula Invertida, e Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos serão divididos em grupos e, inicialmente, receberão uma introdução teórica sobre figuras de linguagem sonoras e design de jogos. Em seguida, a sala será organizada de modo a favorecer o trabalho em equipe e a experimentação prática. Os grupos trabalharão na concepção, design, e desenvolvimento dos jogos, passando por etapas de brainstorming, esboço, prototipagem e testes. Os professores atuarão como facilitadores, disponíveis para consultas, orientações e para garantir que os grupos mantenham o foco nos objetivos de aprendizagem. Por fim, haverá um momento de compartilhamento e jogatina, onde cada grupo apresentará seu jogo e todos terão a oportunidade de jogar e aprender com os jogos criados pelos colegas.
A atividade totalizará 2 horas, organizadas em 2.4 aulas de 50 minutos. Na primeira aula, será feita a introdução ao tema e ao projeto. A segunda aula será dedicada ao desenvolvimento dos projetos em grupos, com orientação e feedback dos professores. A terceira e última parte, ocupando 0.4 de uma aula, será reservada para apresentação, compartilhamento dos jogos criados e para a jogatina, possibilitando aos alunos experimentar e aprender com os trabalhos dos colegas.
A avaliação considerará múltiplos aspectos da atividade. Primeiramente, será avaliado o processo criativo e a colaboração dentro do grupo durante a concepção e desenvolvimento do jogo, valorizando o esforço conjunto e a solução de problemas de maneira criativa. A qualidade e originalidade do jogo desenvolvido, incluindo como as figuras de linguagem sonoras foram incorporadas ao mecanismo do jogo, também serão critérios importantes. Além disso, a capacidade de comunicação dos grupos ao apresentar e explicar seu jogo aos colegas entrará na avaliação. Por fim, a participação e engajamento dos alunos durante as fases de testes e jogatina dos jogos criados pelos colegas contribuirão para a nota final. Exemplos de rubricas de avaliação serão fornecidos para orientar os professores sobre como pontuar cada aspecto da atividade.
Para a realização desta atividade, os recursos necessários incluem materiais básicos de papelaria (papel, lápis, borracha, marcadores, etc.) para o design dos jogos de tabuleiro, e acesso a computadores com software de design gráfico e programação caso optem por desenvolver jogos digitais. Será útil a disponibilização de exemplos de jogos educativos como referência e inspiração para os alunos. Além disso, textos variados que contenham figuras de linguagem sonoras para análise e incorporação nos jogos serão fundamentais. Aproveitar a tecnologia disponível na escola, como laboratório de informática, também pode enriquecer a experiência de aprendizado.
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