Esta atividade prática visa capacitar os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental a serem autores de suas próprias histórias. Através do processo de escrita de uma autobiografia curta, os alunos são convidados a refletir e selecionar um evento ou aspecto marcante de suas vidas para compartilhar. A atividade começa com uma sessão de brainstorming, onde os alunos geram e organizam suas ideias. Segue-se a estruturação da história, com atenção especial à introdução, desenvolvimento e conclusão. Uma vez que os textos estejam escritos, os alunos passarão pela etapa de revisão e edição para aprimorar seus trabalhos. Para adicionar um toque pessoal, a atividade também inclui a ilustração das histórias. O ponto culminante será um dia especial de 'leitura do autor', onde os alunos lerão suas histórias para a classe, promovendo um clima de apreciação mútua e compreensão das diversas experiências de vida.
O objetivo desta atividade é promover o desenvolvimento das habilidades de escrita criativa e autobiográfica dos alunos, incentivando-os a explorar e refletir sobre suas próprias experiências de vida de forma crítica e expressiva. Ao narrar suas histórias, os alunos praticam a estruturação textual, considerando elementos como introdução, desenvolvimento e conclusão. A revisão e a edição dos textos estimulam a atenção aos detalhes e o aprimoramento da escrita. A ilustração serve como um meio de expressão individual adicional, enquanto a compartilhação das histórias fomenta o respeito, a empatia e a valorização das diferentes perspectivas.
Este plano de aula aborda conceitos fundamentais da escrita autobiográfica, passando pela geração de ideias até a expressão artística por meio de ilustrações. O processo de escrita será detalhado, focando na estrutura narrativa e técnicas de revisão. Adicionalmente, a atividade envolve métodos ativos de aprendizagem, como a Roda de Debate, para fomentar a discussão e partilha de experiências.
A metodologia adotada é focada na participação ativa dos alunos. Iniciar-se-á com uma sessão de brainstorming para liberação criativa. Segue-se a escrita individual, com revisões coletivas em pequenos grupos. A Roda de Debate será implementada após a leitura dos textos, promovendo um espaço de discussão, reflexão e feedback construtivo entre os alunos. Este método fomenta o envolvimento ativo na aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades sociais e comunicativas.
O projeto será desenvolvido ao longo de duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os alunos se dedicarão ao brainstorming e à estruturação de suas histórias. A escrita e a revisão serão o foco da segunda aula, onde também serão feitas as ilustrações. O encerramento contará com a leitura das histórias em um ambiente de respeito e apreciação pelas narrativas dos colegas.
A avaliação se concentrará na capacidade dos alunos de estruturar uma narrativa coerente, evidenciando reflexão sobre suas experiências pessoais. Será dada atenção à criatividade, à originalidade e ao cuidado na revisão e edição dos textos. As ilustrações, como extensões das narrativas, também serão consideradas. Além disso, a participação ativa nas Rodas de Debate será valorizada, avaliando-se a capacidade de ouvir, respeitar e oferecer feedback construtivo aos colegas. Exemplos específicos de sucesso incluirão histórias bem estruturadas, com detalhes ricos e reflexões profundas.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples, como papéis, canetas, lápis e materiais de colorir para as ilustrações. A sala de aula deverá ser organizada de maneira a facilitar a interação durante a Roda de Debate, garantindo um espaço acolhedor para a partilha de histórias. Adicionalmente, a disposição da sala deve permitir que os alunos trabalhem individualmente, em pares ou em pequenos grupos durante as fases de revisão e edição.
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