Esta atividade pretende oferecer aos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental uma compreensão prática e vivencial sobre a Revolução Industrial, partindo do conceito de sala de aula invertida. Os estudantes serão orientados a assistir a um documentário sobre a Revolução Industrial fora da sala de aula, concentrando-se em como essa transformou a produção, a circulação de pessoas e produtos. Depois, em sala de aula, utilizarão essa prévia compreensão para trabalhar em grupos na criação e apresentação de pequenas peças teatrais. Essas peças deverão ilustrar contrapontos entre a vida antes e após a Revolução Industrial, evidenciando as principais alterações sociais e econômicas. O objetivo é que, por meio da dramatização, os alunos possam não só absorver o conteúdo de forma mais significativa mas também correlacionar essas mudanças históricas com o contexto atual, facilitando a internalização dos impactos da Revolução Industrial até os dias atuais.
O intuito desta atividade é possibilitar ao aluno uma imersão histórica para que compreenda, de maneira crítica e reflexiva, os desdobramentos e impactos da Revolução Industrial. Por meio da técnica de sala de aula invertida, combinada com a dramatização, busca-se engajar os estudantes ativamente no processo de aprendizagem, incentivando a pesquisa, o espírito crítico e a colaboração entre pares. Dessa maneira, espera-se que os alunos sejam capazes de identificar os principais aspectos e ideais do iluminismo e do liberalismo, e sua influência na organização do mundo contemporâneo, além de analisar os impactos da Revolução Industrial na sociedade, economia e cultura.
A estrutura programática dessa atividade se baseia no desenvolvimento do entendimento histórico sobre a Revolução Industrial, enfatizando suas consequências e transformações nas esferas sociais, econômicas e culturais. Visa criar um ambiente de aprendizado dinâmico onde os alunos possam, através da arte e da dramatização, explorar de forma prática os conteúdos estudados, propiciando um aprofundamento significativo do tema em questão.
Adotando a metodologia ativa de sala de aula invertida, esta atividade se inicia com a tarefa de casa onde os alunos assistirão a um documentário sobre a Revolução Industrial. Posteriormente, em sala de aula, serão organizados em grupos para discutir o conteúdo assistido e desenvolver peças teatrais que reflitam os aprendizados. A criação das peças envolverá pesquisa, scriptwriting e ensaios, culminando na apresentação final para a turma.
A atividade será realizada em 2 aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a discussão sobre o documentário e o inicio do desenvolvimento das peças teatrais. A segunda aula será dedicada aos ensaios finais e apresentação das peças para a turma.
A avaliação será baseada na participação ativa e engajamento dos alunos durante a discussão sobre o documentário, no processo de criação e desenvolvimento da peça teatral, bem como na qualidade e criatividade da apresentação final. Será considerado o uso adequado de informação histórica, a interpretação criativa do tema, o trabalho em equipe e a capacidade de envolver a audiência. Feedback construtivo será fornecido após cada apresentação, considerando os aspectos técnicos, históricos e artísticos.
Para a realização desta atividade serão necessários: acesso a documentários sobre a Revolução Industrial, disponíveis em plataformas online; material para confecção de cenários e figurinos para as peças teatrais, como cartolina, tecidos, tintas entre outros; ambiente propício para apresentação das peças, preferencialmente com disponibilidade de recursos áudio visuais para apoio.
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