Supermercado das Letras

Desenvolvida por: Gisell… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagem e Alfabetização
Temática: Sistema de escrita alfabética e reconhecimento de letras

Nesta atividade dinâmica, transformaremos a sala de aula em um supermercado alegre e colorido, denominado 'Supermercado das Letras'. Cada aluno, agindo como um consumidor informado, receberá uma lista de compras contendo palavras simples, como por exemplo 'sol', 'mesa', e 'sapato'. Distribuídos pela sala, produtos com etiquetas correspondendo às letras do alfabeto estarão às dispersas, funcionado como 'gôndolas'. O objetivo principal é que os alunos percorram o ‘supermercado’, buscando as letras necessárias para compor as palavras previamente listadas em suas 'compras'. Esta atividade foi cuidadosamente planejada para possibilitar aos alunos a distinção entre letras e outros sinais gráficos de maneira lúdica, além de promover o reconhecimento do sistema de escrita alfabética e a prática de recitar o alfabeto de forma sequencial ao 'passar pelos caixas'. Com um enredo imersivo e prático, espera-se que esta experiência contribua significativamente para o desenvolvimento das habilidades básicas de alfabetização.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é engajar os alunos na prática de reconhecimento das letras do alfabeto, distinguindo-as de outros sinais gráficos, de forma lúdica e interativa. Busca-se, assim, fortalecer a compreensão do sistema de escrita alfabética como uma representação dos sons da fala, essencial para o desenvolvimento da leitura e escrita. Além disso, a atividade visa à memorização sequencial do alfabeto, promovendo o recital das letras ao 'passar pelo caixa', reforçando o aprendizado e a assimilação do alfabeto de forma completa.

  • Distinguir letras de outros sinais gráficos
  • Reconhecer o sistema de escrita alfabética
  • Recitar o alfabeto na sequência correta

Conteúdo Programático

Através do 'Supermercado das Letras', os alunos serão imersos em um ambiente rico em estímulos visuais e táteis, que facilitam a construção do conhecimento acerca do alfabeto. Ao 'comprar' as letras necessárias para formar palavras, eles praticarão a identificação e diferenciação das letras, adquirindo uma compreensão prática sobre o sistema de escrita alfabética. Este contexto propicia também a oportunidade de memorizar e recitar o alfabeto de maneira divertida e interativa, contribuindo para a sedimentação da sequência correta das letras.

  • Identificação das letras
  • Classificação de sinais gráficos
  • Sistema de escrita alfabética
  • Memorização e recitação do alfabeto

Metodologia

A metodologia ativa será empregada nesta atividade a fim de estimular o protagonismo dos alunos na construção do próprio conhecimento. Cada criança, munida de sua lista de compras, será incentivada a explorar o 'supermercado', identificar e selecionar as letras para as palavras listadas. A interação com os 'produtos' e a experiência prática de 'comprar' as letras estimulam o aprendizado ativo, favorecendo a fixação do conteúdo de forma significativa. Encorajamos a colaboração entre os alunos, fortalecendo a aprendizagem coletiva e o desenvolvimento social.

  • Aprendizagem baseada em jogos
  • Exploração prática
  • Colaboração entre pares
  • Recitação ativa do alfabeto

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em quatro aulas de 50 minutos, totalizando 4 horas de engajamento. Inicialmente, será feita uma introdução ao sistema de escrita alfabética e a importância do reconhecimento das letras. Nas aulas seguintes, ocorrerá a prática no 'Supermercado das Letras', com momentos destinados a exploração, seleção e 'compra' das letras, finalizando com a recitação do alfabeto. A última aula será dedicada à reflexão coletiva sobre o aprendizado.

  • Aula 1 - Introdução ao sistema de escrita alfabética
  • Aula 2 - Exploração do Supermercado das Letras
  • Aula 3 - Seleção e compra das letras necessárias
  • Aula 4 - Recitação do alfabeto e reflexão sobre o aprendizado

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, observando a participação, colaboração e engajamento dos alunos ao longo das atividades. Será dada atenção especial à capacidade de identificar as letras corretamente, formar as palavras da lista e recitar o alfabeto de maneira sequencial. Exemplos de sucesso incluem a habilidade de trabalhar em equipe, a superação de desafios na seleção das letras e a articulação sobre o aprendizado durante a reflexão coletiva. O feedback individualizado reforçará os pontos de aprendizagem de cada aluno, estimulando o desenvolvimento contínuo.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários materiais como etiquetas com letras do alfabeto, lista de compras para cada aluno, prateleiras ou caixas para simular as gôndolas do supermercado, itens simbólicos como caixas de papelão ou embalagens vazias para representar os produtos, e uma 'caixa registradora' improvisada para a finalização das compras. Estes recursos visam garantir a imersão dos alunos no ambiente lúdico e facilitar a interação com os conteúdos propostos.

  • Etiquetas com letras do alfabeto
  • Listas de compras pré-definidas
  • Prateleiras ou caixas (gôndolas)
  • Itens simbólicos (caixas, embalagens)
  • Caixa registradora improvisada

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo