Debate: O Impacto das Sociedades nas Paisagens

Desenvolvida por: Andre … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Transformação das Paisagens

Nesta atividade, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental participarão de um rico e dinâmico debate sobre como diferentes sociedades impactaram as paisagens ao longo dos tempos. Serão formadas equipes, cada uma representando uma visão específica - povos originários, colonizadores e sociedade contemporânea - para discutir as múltiplas formas como as ações humanas transformaram os ambientes naturais. A fim de ampliar a compreensão dos alunos sobre o tema, o uso de recursos visuais como fotos e vídeos que ilustrem as transformações das paisagens antes e depois das intervenções humanas será incentivado. Este debate visa não só fomentar uma análise crítica sobre o impacto ambiental decorrente das atividades humanas, mas também valorizar as contribuições positivas que algumas práticas sustentáveis podem levar à preservação dessas paisagens.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo central desta atividade é desenvolver nos alunos a capacidade de análise crítica sobre as intervenções humanas nas paisagens naturais, através da comparação e discussão sobre o impacto de diferentes sociedades ao longo do tempo. Busca-se, assim, fomentar um entendimento mais profundo sobre as relações entre sociedade e natureza, destacando a importância da sustentabilidade e da preservação ambiental. A atividade também visa incentivar o desenvolvimento de habilidades sociais importantes, como o trabalho em equipe, a argumentação e a escuta ativa durante os debates.

  • Desenvolver no aluno uma compreensão crítica sobre as mudanças nas paisagens causadas pelas ações humanas.
  • Fomentar o debate e a reflexão sobre práticas sustentáveis e seus impactos positivos na conservação das paisagens.
  • Estimular habilidades sociais como trabalho em equipe, argumentação e escuta ativa.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará as transformações das paisagens naturais ocasionadas pelas diversas sociedades ao longo do tempo, com um enfoque especial nos povos originários, nos colonizadores e na sociedade contemporânea. Discutiremos aspectos relevantes como a definição de paisagem, os impactos ambientais das práticas humanas e a importância das intervenções sustentáveis para a preservação dos ambientes naturais.

  • Conceitos de paisagem natural e transformação da paisagem
  • Impactos ambientais causados pelas atividades humanas
  • Importância da sustentabilidade na preservação das paisagens

Metodologia

Adotaremos uma metodologia ativa, combinando a realização de uma roda de debate com atividades mão-na-massa. Os alunos serão divididos em equipes, cada uma representando diferentes sociedades, para discutirem sobre os impactos das ações humanas nas paisagens. Através do uso de recursos visuais como imagens e vídeos, e da discussão em grupo, os alunos serão estimulados a desenvolver uma compreensão profunda sobre o tema, além de habilidades de argumentação e trabalho em equipe.

  • Divisão da classe em equipes representando diferentes sociedades
  • Uso de recursos visuais para ilustrar transformações nas paisagens
  • Roda de debate para discussão e argumentação

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 20 horas, dividida em 24 aulas de 50 minutos cada. Inicialmente, serão dedicadas aulas para a introdução dos conceitos e a formação das equipes. Nas sessões seguintes, os alunos trabalharão na pesquisa e compilação do material visual. O restante das aulas será destinado ao debate, onde cada equipe apresentará suas descobertas e argumentações, seguido por um período de discussão aberta.

  • Aula 1-2: Introdução ao tema e formação das equipes
  • Aula 3-8: Pesquisa e compilação do material visual
  • Aula 9-24: Realização dos debates e discussões

Avaliação

A avaliação será realizada através de critérios como a profundidade e relevância das análises apresentadas pelas equipes, a qualidade e pertinência do material visual utilizado como suporte às argumentações, e a participação ativa dos alunos durante os debates. Além disso, serão consideradas as habilidades de trabalho em equipe e de argumentação desenvolvidas ao longo da atividade. Será dada especial atenção à capacidade dos alunos de incorporar perspectivas múltiplas e apresentar soluções sustentáveis para os desafios identificados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para a pesquisa de imagens e vídeos, uma televisão ou projetor na sala de aula para a apresentação dos recursos visuais, além de material para anotações e elaboração dos argumentos pelas equipes. O uso de plataformas de vídeo online será incentivado para a compilação do material visual a ser discutido.

  • Acesso à internet para pesquisa
  • Televisão ou projetor para exibição de imagens e vídeos
  • Material para anotações e elaboração dos argumentos

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo