Nesta atividade, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental participarão de um rico e dinâmico debate sobre como diferentes sociedades impactaram as paisagens ao longo dos tempos. Serão formadas equipes, cada uma representando uma visão específica - povos originários, colonizadores e sociedade contemporânea - para discutir as múltiplas formas como as ações humanas transformaram os ambientes naturais. A fim de ampliar a compreensão dos alunos sobre o tema, o uso de recursos visuais como fotos e vídeos que ilustrem as transformações das paisagens antes e depois das intervenções humanas será incentivado. Este debate visa não só fomentar uma análise crítica sobre o impacto ambiental decorrente das atividades humanas, mas também valorizar as contribuições positivas que algumas práticas sustentáveis podem levar à preservação dessas paisagens.
O objetivo central desta atividade é desenvolver nos alunos a capacidade de análise crítica sobre as intervenções humanas nas paisagens naturais, através da comparação e discussão sobre o impacto de diferentes sociedades ao longo do tempo. Busca-se, assim, fomentar um entendimento mais profundo sobre as relações entre sociedade e natureza, destacando a importância da sustentabilidade e da preservação ambiental. A atividade também visa incentivar o desenvolvimento de habilidades sociais importantes, como o trabalho em equipe, a argumentação e a escuta ativa durante os debates.
O conteúdo programático abordará as transformações das paisagens naturais ocasionadas pelas diversas sociedades ao longo do tempo, com um enfoque especial nos povos originários, nos colonizadores e na sociedade contemporânea. Discutiremos aspectos relevantes como a definição de paisagem, os impactos ambientais das práticas humanas e a importância das intervenções sustentáveis para a preservação dos ambientes naturais.
Adotaremos uma metodologia ativa, combinando a realização de uma roda de debate com atividades mão-na-massa. Os alunos serão divididos em equipes, cada uma representando diferentes sociedades, para discutirem sobre os impactos das ações humanas nas paisagens. Através do uso de recursos visuais como imagens e vídeos, e da discussão em grupo, os alunos serão estimulados a desenvolver uma compreensão profunda sobre o tema, além de habilidades de argumentação e trabalho em equipe.
A carga horária total da atividade será de 20 horas, dividida em 24 aulas de 50 minutos cada. Inicialmente, serão dedicadas aulas para a introdução dos conceitos e a formação das equipes. Nas sessões seguintes, os alunos trabalharão na pesquisa e compilação do material visual. O restante das aulas será destinado ao debate, onde cada equipe apresentará suas descobertas e argumentações, seguido por um período de discussão aberta.
A avaliação será realizada através de critérios como a profundidade e relevância das análises apresentadas pelas equipes, a qualidade e pertinência do material visual utilizado como suporte às argumentações, e a participação ativa dos alunos durante os debates. Além disso, serão consideradas as habilidades de trabalho em equipe e de argumentação desenvolvidas ao longo da atividade. Será dada especial atenção à capacidade dos alunos de incorporar perspectivas múltiplas e apresentar soluções sustentáveis para os desafios identificados.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para a pesquisa de imagens e vídeos, uma televisão ou projetor na sala de aula para a apresentação dos recursos visuais, além de material para anotações e elaboração dos argumentos pelas equipes. O uso de plataformas de vídeo online será incentivado para a compilação do material visual a ser discutido.
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