Caça ao Tesouro das Informações

Desenvolvida por: Ana Ma… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e interpretação de texto

Nesta atividade, os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental participarão de uma caça ao tesouro empolgante na sala de aula. O tesouro será 'informações explícitas' encontradas em diferentes tipos de textos como fábulas, anúncios, instruções de jogos e cartas. As pistas conduzirão os alunos a esses textos, onde deverão encontrar e extrair informações específicas. Esta jornada interativa envolverá correria, leitura atenta e trabalho em equipe, proporcionando uma experiência inesquecível de aprendizado. Ao final da atividade, cada grupo apresentará as informações que conseguiu encontrar e discutirá como a identificação de informações explícitas foi crucial para 'desvendar' os textos. O objetivo principal é aprimorar as habilidades de leitura dos alunos ao localizar informações-chave, promovendo a leitura minuciosa e o trabalho colaborativo entre os participantes.

Objetivos de Aprendizagem

Essa atividade tem como objetivo principal reforçar as habilidades de leitura dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, focando na capacidade de localizar informações explícitas em diversos tipos de texto. Por meio de uma abordagem lúdica e interativa, espera-se que os alunos desenvolvam a leitura atenta, a interpretação textual e o trabalho em equipe. Ao identificar informações chave em contextos variados, os estudantes também serão incentivados a refletir sobre a função social de cada texto, reconhecendo sua importância no cotidiano. Além disso, busca-se promover a apreciação pela diversidade textual, ampliando o repertório dos alunos e fortalecendo suas competências para a compreensão leitora.

  • Desenvolver habilidades de leitura através da localização de informações explícitas em textos.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a leitura colaborativa.
  • Estimular a interpretação e reflexão sobre a função social dos textos.
  • Ampliar o repertório textual dos alunos.
  • Promover a aplicação prática de habilidades leitoras em contextos diversos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF15LP04: Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.

Conteúdo Programático

O programa desta atividade abrange o desenvolvimento de habilidades leitoras, com ênfase na localização de informações explícitas em uma variedade de textos. Os alunos serão introduzidos à diversidade textual através de fábulas, anúncios, instruções de jogos e cartas, aprendendo a reconhecer a função social e o público-alvo de cada um. A atividade também destaca a importância dos recursos gráfico-visuais na compreensão das mensagens textuais, promovendo uma compreensão mais aprofundada e crítica da leitura.

  • Leitura e interpretação de textos
  • Identificação de informações explícitas
  • Funcção social dos textos
  • Recursos gráfico-visuais em textos multissemióticos
  • Trabalho em equipe e colaboração

Metodologia

A metodologia 'Mão-na-massa' será aplicada nesta atividade para proporcionar aos alunos uma experiência de aprendizado ativa e engajadora. A caça ao tesouro será conduzida em etapas, onde as pistas levam a diferentes tipos de textos, desafiando os alunos a encontrar informações específicas em conjunto. Esta abordagem promove a leitura detalhada, o raciocínio rápido e a cooperação, tornando o aprendizado significativo e divertido. Será incentivado o diálogo e a troca de ideias entre os grupos, permitindo a reflexão coletiva sobre cada descoberta.

  • Atividade prática de caça ao tesouro
  • Leitura colaborativa em grupos
  • Discussão em grupo das informações encontradas
  • Apresentação dos achados por cada grupo
  • Reflexão coletiva sobre a função social dos textos

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 2 horas, dividida em 2.4 aulas de 50 minutos. Inicialmente, os alunos serão introduzidos ao conceito da atividade e aos objetivos de aprendizagem. Em seguida, a caça ao tesouro começará, seguida de debates e discussões em grupo. A última parte será dedicada às apresentações dos grupos e à reflexão coletiva.

  • Aula 1: Introdução à atividade e formação dos grupos.
  • Aula 2: Início da caça ao tesouro e discussão das pistas.
  • Aula 3: Continuação da caça, leitura e interpretação dos textos.
  • Aula 4: Apresentação dos grupos e reflexão coletiva sobre os aprendizados.

Avaliação

Os alunos serão avaliados com base em sua participação ativa, capacidade de colaboração em equipe, habilidade para localizar e interpretar informações explícitas em textos e contribuição para as discussões em grupo. A avaliação também considerará o engajamento dos alunos durante as apresentações finais e sua capacidade de refletir sobre a função social dos textos. Um exemplo de avaliação pode ser uma escala de pontos atribuídos a cada critério, tais como: participação(20%), contribuições individuais(20%), acurácia nas respostas(30%) e reflexão coletiva(30%).

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários textos variados impressos (fábulas, anúncios, instruções de jogos, cartas), pistas impressas ou escritas em cartões, um espaço para a realização da caça ao tesouro na sala de aula e materiais para anotações (cadernos, lápis). Além disso, o uso de recursos visuais como cartazes ou projeções pode enriquecer as discussões e apresentações finais.

  • Textos impressos (fábulas, anúncios, instruções de jogos, cartas)
  • Pistas impressas ou escritas em cartões
  • Espaço para a atividade na sala de aula
  • Materiais para anotações (cadernos, lápis)
  • Recursos visuais para discussões (cartazes, projeções)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo