Nesta atividade interativa e colaborativa, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar suas rotinas diárias utilizando o idioma inglês, enfocando o uso do presente do indicativo. Inicialmente, cada participante irá descrever suas ações habituais matinais, escolares e noturnas, empregando verbos no presente, incluindo o verbo 'to be'. Posteriormente, em grupos, os estudantes combinarão elementos de suas rotinas para criar um super-herói único, representando uma fusão dessas atividades cotidianas. Os alunos serão estimulados a expressar sua criatividade através de desenhos e descrições escritas, utilizando o inglês como meio de comunicação. A atividade culmina em uma Roda de Debate, onde cada grupo terá a chance de apresentar seu super-herói, compartilhando como as atividades diárias dos integrantes inspiraram os poderes e habilidades do personagem. Este método não só promove o uso prático da língua inglesa, mas também estimula habilidades de trabalho em equipe, pensamento crítico e expressão criativa.
O intuito desta atividade é ampliar o vocabulário dos alunos em língua inglesa, focando especificamente no uso do presente do indicativo para descrever rotinas. Espera-se que, ao final da atividade, os estudantes sejam capazes de expressar com maior fluidez suas atividades diárias em inglês, reconhecendo e aplicando corretamente o verbo 'to be' e outros verbos comuns no presente. Além disso, a atividade visa fomentar a criatividade, o trabalho em equipe e as habilidades de apresentação em público, ao mesmo tempo em que proporciona um ambiente propício à prática de escuta e fala em um contexto inglês autêntico.
A atividade está alinhada ao currículo do 6º ano do Ensino Fundamental, enfocando no aprendizado de vocabulário relacionado à descrição de rotinas diárias e o uso de estruturas gramaticais no presente do indicativo em inglês. Além disso, incorpora competências socioemocionais, como trabalho em equipe, criatividade e habilidades de apresentação, essenciais para o desenvolvimento integral do estudante.
A metodologia adotada para esta atividade combina a abordagem de Sala de Aula Invertida, Aprendizagem Baseada em Jogos e a técnica da Roda de Debate. Essa abordagem integrativa permite que os alunos explorem o conteúdo de maneira ativa e participativa, promovendo a autonomia do aprendizado. Encoraja-se que os alunos realizem pesquisas prévias sobre vocabulário e gramática, preparando-os para a aplicação prática durante a criação dos personagens e a subsequente Roda de Debate.
A atividade será dividida em três aulas de 40 minutos cada, abrangendo a descrição das rotinas, criação dos super-heróis e a Roda de Debate para apresentação e discussão dos resultados.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos, qualidade e criatividade das descrições das rotinas e dos super-heróis, capacidade de trabalhar em equipe e eficácia da apresentação pública. Serão considerados também o uso apropriado do vocabulário em inglês, aplicação correta do presente do indicativo e a fluência durante a apresentação. Feedbacks serão dados após cada apresentação, destacando pontos fortes e áreas para melhoria.
Para o sucesso da atividade, serão necessários materiais para a criação dos super-heróis (papel, lápis de cor e canetas), além de recursos digitais como apresentações e vídeos que auxiliarão na introdução do vocabulário e gramática. Acessos a dicionários online e outras plataformas de aprendizado de inglês também serão incentivados durante a preparação prévia dos alunos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula