Detetives da Entrevista

Desenvolvida por: Solima… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção textual e oralidade

Esta atividade prática de Aprendizagem Baseada em Projetos envolve os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental na preparação e realização de entrevistas com profissionais de sua escolha, com o objetivo de desenvolver habilidades de pesquisa, comunicação, análise crítica e produção de conteúdo jornalístico. Grupos pequenos serão formados e cada um escolherá um profissional para entrevistar. O grupo deverá definir o contexto da entrevista, investigar sobre o entrevistado e o tema, elaborar um roteiro com perguntas interessantes e realizar a entrevista de forma dinâmica, formulando perguntas adicionais conforme as respostas recebidas. Após as entrevistas, os alunos editarão o conteúdo, selecionando informações relevantes, transcrevendo e editando de acordo com os critérios jornalísticos. O resultado final será uma matéria jornalística ou um podcast que será compartilhado com a turma. Esta atividade promove a prática da pesquisa, escuta ativa, expressão oral e escrita, além de introduzir aos alunos elementos do jornalismo.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade incluem promover o desenvolvimento de habilidades relacionadas à pesquisa, comunicação, análise crítica e produção de conteúdo. Além disso, busca-se estimular a expressão oral e escrita dos alunos, incentivando a escuta ativa e a formulação de perguntas significativas. Este projeto oferece uma oportunidade para que os estudantes explorem temas de seu interesse, aprendendo a se expressar de forma clara e coerente, enquanto aplicam conceitos jornalísticos na prática.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e coleta de informações.
  • Promover a prática da comunicação eficaz, tanto na expressão oral quanto escrita.
  • Praticar a escuta ativa e formulação de perguntas relevantes.
  • Estruturar e editar textos seguindo critérios jornalísticos.
  • Explorar a dinâmica de entrevistas como forma de obtenção e validação de informações.

Conteúdo Programático

Neste plano de aula, os alunos irão aprofundar conhecimentos sobre oralidade e produção textual, utilizando a entrevista jornalística como formato de exploração. Eles aprenderão sobre o processo de preparação, realização e edição de entrevistas, além de estudar o papel dessa forma de comunicação na disseminação de informações e na construção do conhecimento. A atividade também irá abordar elementos do jornalismo e a importância da ética e da verificação dos fatos.

  • Estrutura e elementos de uma entrevista jornalística.
  • Técnicas de pesquisa e levantamento de informações.
  • Desenvolvimento de roteiros de entrevistas.
  • Técnicas de edição de textos e produção de conteúdo jornalístico.
  • Ética jornalística e verificação de informações.

Metodologia

A metodologia desta atividade combina Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, Aprendizagem Baseada em Projetos e Sala de Aula Invertida. Inicialmente, os alunos serão introduzidos ao conceito e importância das entrevistas jornalísticas. Em seguida, formarão grupos e escolherão um profissional para entrevistar. Cada grupo preparará seu roteiro de entrevista com auxílio de materiais e discussões em classe. A realização da entrevista e a edição do conteúdo coletado seguirão, priorizando o envolvimento ativo dos alunos, a colaboração entre pares e a reflexão crítica sobre o processo e o produto final.

  • Introdução ao jornalismo e à entrevista como gênero textual.
  • Formação de grupos e escolha dos entrevistados.
  • Preparação de roteiro e realização de pesquisa sobre o entrevistado e tema.
  • Realização da entrevista pelos grupos.
  • Edição e preparação do material para apresentação.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em duas sessões de 50 minutos cada. Na primeira sessão, será dedicada à introdução, preparação e pesquisa para as entrevistas. A segunda sessão centrar-se-á na revisão, edição e apresentação dos trabalhos.

  • Aula 1: Introdução à atividade e formação dos grupos.
  • Aula 1: Escolha dos entrevistados e preparação do roteiro.
  • Aula 2: Realização da entrevista e coleta de materiais.
  • Aula 2: Edição do conteúdo e preparação da apresentação.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos em todas as fases do projeto, desde a pesquisa inicial e a preparação do roteiro até a realização da entrevista e a edição final do material. Será considerado o esforço em formular perguntas interessantes, a habilidade de trabalhar em equipe, a qualidade da edição final e a apresentação do material. Serão valorizados a criatividade, domínio do tema, clareza e coerência na comunicação das ideias, além da adesão aos princípios éticos do jornalismo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário acesso a computadores com conexão à internet para pesquisa e preparação do roteiro, gravadores ou smartphones para a realização das entrevistas, materiais para anotações, e softwares de edição de texto e áudio, dependendo do formato final escolhido para a apresentação do projeto.

  • Computadores com acesso à internet.
  • Gravadores ou smartphones.
  • Software de edição de texto (Word, Google Docs).
  • Software de edição de áudio (Audacity, GarageBand).
  • Materiais para anotação (cadernos, canetas).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo