Caça ao Tesouro Literário

Desenvolvida por: Daniel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e Compreensão de Textos

A atividade 'Caça ao Tesouro Literário' é uma inovadora abordagem pedagógica que visa promover a leitura e a compreensão textual de maneira lúdica e interativa entre os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Divididos em pequenos grupos, os estudantes serão levados em uma empolgante jornada pelos diferentes espaços da escola, em busca de 'tesouros perdidos' que consistem em trechos de textos, poemas e pequenas narrativas cuidadosamente selecionadas pelo professor. Cada grupo receberá pistas distintas, o que estimula a colaboração e a comunicação eficaz entre os membros para solucionar os enigmas propostos. Ao encontrarem cada tesouro, os alunos utilizarão a habilidade EF67LP22 para resumir e discutir o trecho lido, aprimorando suas competências de síntese e análise crítica. Esta busca culminará em uma rica partilha de descobertas em sala de aula, onde cada grupo apresentará os resumos criados e fomentará debates sobre os diferentes gêneros literários explorados durante a atividade, sob a orientação do professor. Este método ativo e participativo visa não só aprofundar o entendimento textual, mas também despertar o interesse e o prazer pela leitura.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é desenvolver habilidades de leitura e compreensão textual, assim como estimular a habilidade de síntese e análise crítica nos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Através da metodologia ativa de aprendizagem, visamos fomentar o engajamento dos estudantes no processo educativo, promovendo colaboração, criatividade e pensamento crítico. Ademais, a atividade almeja ampliar o repertório cultural e literário dos alunos, apresentando-os a uma diversidade de gêneros textuais e incentivando o apreço pela leitura. Estas competências são essenciais para a formação de leitores proficientes e cidadãos críticos, capazes de interpretar e interagir com os diversos textos que permeiam seu cotidiano.

  • Desenvolver habilidades de leitura e compreensão textual.
  • Estimular a capacidade de síntese e análise crítica.
  • Promover a colaboração e a comunicação eficiente entre os alunos.
  • Aumentar o repertório cultural e literário dos estudantes.
  • Fomentar o interesse e o prazer pela leitura.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP22: Produzir resumos, a partir das notas e/ou esquemas feitos, com o uso adequado de paráfrases e citações.
  • EF67LP30: Criar narrativas ficcionais, tais como contos populares, contos de suspense, mistério, terror, humor, narrativas de enigma, crônicas, histórias em quadrinhos, dentre outros, que utilizem cenários e personagens realistas ou de fantasia, observando os elementos da estrutura narrativa próprios ao gênero pretendido, tais como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador, utilizando tempos verbais adequados à narração de fatos passados, empregando conhecimentos sobre diferentes modos de se iniciar uma história e de inserir os discursos direto e indireto.
  • EF67LP31: Criar poemas compostos por versos livres e de forma fixa (como quadras e sonetos), utilizando recursos visuais, semânticos e sonoros, tais como cadências, ritmos e rimas, e poemas visuais e vídeo-poemas, explorando as relações entre imagem e texto verbal, a distribuição da mancha gráfica (poema visual) e outros recursos visuais e sonoros.

Conteúdo Programático

Este plano de aula abordará a leitura, compreensão e síntese de textos literários, promovendo a interação dos alunos com diferentes gêneros textuais. Com base em uma metodologia ativa, os alunos explorarão poemas, pequenas narrativas e trechos de textos, buscando desenvolver não apenas suas habilidades de leitura e interpretação, mas também a capacidade de resumir e discutir coletivamente o conteúdo abordado. Além disso, a atividade procurará introduzir os estudantes a uma variedade de recursos literários, incentivando-os a apreciar a riqueza e a diversidade da literatura.

  • Leitura e compreensão textual.
  • Produção de resumos.
  • Gêneros literários: Poemas, narrativas e textos variados.
  • Elementos de uma narrativa: enredo, personagens, tempo, espaço e narrador.
  • Recursos literários: ritmo, rima, cadência.

Metodologia

A metodologia desta atividade será guiada pelo princípio da Sala de Aula Invertida, onde previamente os alunos serão envolvidos em uma tarefa de pesquisa sobre os gêneros literários que serão explorados. Durante as aulas, desdobraremos a atividade em uma caça ao tesouro, com pistas que levarão a trechos de textos espalhados pela escola. Essa abordagem busca promover a autonomia do aluno, a colaboração entre pares e o engajamento ativo na construção do conhecimento. Ao final, a partilha de descobertas em sala fomentará um debate coletivo, incentivando a expressão oral e a escuta atenta entre os alunos.

  • Sala de Aula Invertida: Tarefa de pesquisa prévia sobre gêneros literários.
  • Atividade prática: Caça ao tesouro literário pela escola.
  • Trabalho em pequenos grupos colaborativos.
  • Discussão e partilha das descobertas em sala de aula.
  • Debate sobre os diferentes gêneros literários e os trechos encontrados.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em um total de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos realizam a pesquisa prévia e se preparam para a caça ao tesouro. Na segunda aula, a caça ao tesouro acontece, seguida pela discussão e partilha das descobertas.

  • Aula 1: Pesquisa prévia sobre gêneros literários e preparação para a caça ao tesouro.
  • Aula 2: Caça ao tesouro literário e partilha das descobertas e discussão.

Avaliação

A avaliação desta atividade se dará por meio da observação direta do envolvimento dos alunos durante a caça ao tesouro, a qualidade e a profundidade dos resumos produzidos, assim como a participação ativa nas discussões em sala de aula. Será dada especial atenção às habilidades de compreensão textual, síntese de informações e capacidade de expressar ideias de forma clara e coerente. O professor pode utilizar uma rubrica que considere estes aspectos, pontuando-os de acordo com critérios previamente estabelecidos, como compreensão e interpretação do texto, clareza na comunicação das ideias, colaboração e engajamento com a atividade.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade 'Caça ao Tesouro Literário', serão necessários materiais diversos como cópias dos trechos de textos, poemas e narrativas selecionadas, pistas impressas que levarão os alunos aos 'tesouros', materiais de escrita para anotações e resumos, um espaço adequado na escola para a dispersão dos tesouros literários e, se possível, o uso de tecnologias como tablets ou smartphones para pesquisa e registro das descobertas feitas pelos grupos.

  • Cópias de trechos de textos, poemas e narrativas.
  • Pistas impressas para a caça ao tesouro.
  • Materiais de escrita (lápis, canetas, papel).
  • Espaço escolar para esconder os 'tesouros'.
  • Tablets ou smartphones (opcional).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo