A atividade 'Caça ao Tesouro Literário' é uma inovadora abordagem pedagógica que visa promover a leitura e a compreensão textual de maneira lúdica e interativa entre os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Divididos em pequenos grupos, os estudantes serão levados em uma empolgante jornada pelos diferentes espaços da escola, em busca de 'tesouros perdidos' que consistem em trechos de textos, poemas e pequenas narrativas cuidadosamente selecionadas pelo professor. Cada grupo receberá pistas distintas, o que estimula a colaboração e a comunicação eficaz entre os membros para solucionar os enigmas propostos. Ao encontrarem cada tesouro, os alunos utilizarão a habilidade EF67LP22 para resumir e discutir o trecho lido, aprimorando suas competências de síntese e análise crítica. Esta busca culminará em uma rica partilha de descobertas em sala de aula, onde cada grupo apresentará os resumos criados e fomentará debates sobre os diferentes gêneros literários explorados durante a atividade, sob a orientação do professor. Este método ativo e participativo visa não só aprofundar o entendimento textual, mas também despertar o interesse e o prazer pela leitura.
O principal objetivo desta atividade é desenvolver habilidades de leitura e compreensão textual, assim como estimular a habilidade de síntese e análise crítica nos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Através da metodologia ativa de aprendizagem, visamos fomentar o engajamento dos estudantes no processo educativo, promovendo colaboração, criatividade e pensamento crítico. Ademais, a atividade almeja ampliar o repertório cultural e literário dos alunos, apresentando-os a uma diversidade de gêneros textuais e incentivando o apreço pela leitura. Estas competências são essenciais para a formação de leitores proficientes e cidadãos críticos, capazes de interpretar e interagir com os diversos textos que permeiam seu cotidiano.
Este plano de aula abordará a leitura, compreensão e síntese de textos literários, promovendo a interação dos alunos com diferentes gêneros textuais. Com base em uma metodologia ativa, os alunos explorarão poemas, pequenas narrativas e trechos de textos, buscando desenvolver não apenas suas habilidades de leitura e interpretação, mas também a capacidade de resumir e discutir coletivamente o conteúdo abordado. Além disso, a atividade procurará introduzir os estudantes a uma variedade de recursos literários, incentivando-os a apreciar a riqueza e a diversidade da literatura.
A metodologia desta atividade será guiada pelo princípio da Sala de Aula Invertida, onde previamente os alunos serão envolvidos em uma tarefa de pesquisa sobre os gêneros literários que serão explorados. Durante as aulas, desdobraremos a atividade em uma caça ao tesouro, com pistas que levarão a trechos de textos espalhados pela escola. Essa abordagem busca promover a autonomia do aluno, a colaboração entre pares e o engajamento ativo na construção do conhecimento. Ao final, a partilha de descobertas em sala fomentará um debate coletivo, incentivando a expressão oral e a escuta atenta entre os alunos.
A atividade será realizada em um total de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos realizam a pesquisa prévia e se preparam para a caça ao tesouro. Na segunda aula, a caça ao tesouro acontece, seguida pela discussão e partilha das descobertas.
A avaliação desta atividade se dará por meio da observação direta do envolvimento dos alunos durante a caça ao tesouro, a qualidade e a profundidade dos resumos produzidos, assim como a participação ativa nas discussões em sala de aula. Será dada especial atenção às habilidades de compreensão textual, síntese de informações e capacidade de expressar ideias de forma clara e coerente. O professor pode utilizar uma rubrica que considere estes aspectos, pontuando-os de acordo com critérios previamente estabelecidos, como compreensão e interpretação do texto, clareza na comunicação das ideias, colaboração e engajamento com a atividade.
Para a realização da atividade 'Caça ao Tesouro Literário', serão necessários materiais diversos como cópias dos trechos de textos, poemas e narrativas selecionadas, pistas impressas que levarão os alunos aos 'tesouros', materiais de escrita para anotações e resumos, um espaço adequado na escola para a dispersão dos tesouros literários e, se possível, o uso de tecnologias como tablets ou smartphones para pesquisa e registro das descobertas feitas pelos grupos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula