A atividade 'Versos que Contam História' é uma jornada imersiva pela literatura brasileira, projetada para alunos do 1º ano do Ensino Médio, com o objetivo de explorar as transições, continuidades e rupturas que marcaram a evolução poética nacional. Os estudantes, organizados em grupos, serão incumbidos de analisar poemas de diferentes períodos literários do Brasil, desde o Barroco até a Contemporaneidade. Cada grupo focará em um poema específico, procurando desvendar as influências literárias, o contexto histórico e social do período, e como esses aspectos refletem ou contrapõem-se às tendências literárias de épocas antecedentes ou subsequentes. Após um período de análise e pesquisa, os alunos participarão de uma roda de debate, uma metodologia ativa que favorece o diálogo crítico e a partilha de perspectivas, onde apresentarão suas descobertas, debaterão com os colegas e refletirão sobre a diversidade e riqueza da literatura brasileira. Este exercício busca não apenas aprofundar o conhecimento literário dos alunos, mas também desenvolver habilidades analíticas, críticas e de expressão oral.
Esta atividade visa ampliar o entendimento dos alunos sobre a literatura brasileira, enfatizando a capacidade crítica de analisar e comparar diferentes períodos literários e suas manifestações poéticas. Pretende-se que, ao final, os estudantes possam reconhecer e argumentar sobre as influências, continuidades e rupturas nos movimentos literários brasileiros. Além disso, busca-se estimular a expressão oral e a capacidade de articulação de ideias em debate, promovendo uma imersão profunda no contexto cultural e histórico das obras analisadas.
O conteúdo programático abrange a análise de obras poéticas de diferentes movimentos literários da literatura brasileira, com ênfase em aspectos que demarcam transições estilísticas e temáticas, além da compreensão do contexto histórico-cultural do período. Tais análises fomentarão o entendimento sobre as dinâmicas de continuidade e mudança, a influência de correntes literárias e a expressividade idiomática na construção da identidade literária nacional.
A metodologia utiliza-se de uma abordagem ativa, dividindo os alunos em grupos para análise, pesquisa e debate. Após a seleção de poemas representativos de diferentes períodos literários, os grupos exploram os textos, investigam contextos e preparam uma apresentação para a roda de debate. Este formato fomenta a participação, a troca de ideias e a construção coletiva do conhecimento.
A atividade será desenvolvida em duas aulas de 60 minutos. Na primeira, haverá divisão de grupos, seleção de poemas e início das análises. A segunda aula será dedicada às apresentações dos grupos e à roda de debate.
A avaliação será baseada tanto na participação individual quanto no trabalho em equipe. Considerar-se-á a profundidade da análise literária, a capacidade de conectar o poema com seu contexto histórico-cultural e a qualidade da apresentação no debate. A avaliação também contemplará o envolvimento dos alunos nas discussões, a argumentação e a capacidade de rebater e construir ideias de maneira respeitosa e fundamentada. Exemplos de boas práticas e feedback serão fornecidos ao longo das atividades para orientar os alunos.
Para a realização desta atividade, serão necessários poemas selecionados de diferentes períodos literários, acesso à internet para pesquisa, material para anotação e preparação das apresentações, além de um espaço adequado para a realização do debate.
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