Esta atividade pretende engajar os alunos do 3º do Ensino Médio em uma imersão profunda sobre o Modernismo Brasileiro, utilizando como ferramenta principal a metodologia da Roda de Debate. Os alunos serão divididos em grupos, cada um representando diferentes autores modernistas, como Manuel Bandeira, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, entre outros. A tarefa de cada grupo será pesquisar, compreender e defender as características únicas do estilo de seu autor no contexto da literatura brasileira, pondo em evidência como os contextos históricos e culturais influenciam na produção literária. Além disso, os estudantes deverão realizar análises literárias profundas de obras selecionadas, preparando argumentações sólidas para o debate. A metodologia ativa empregada busca não só promover o conhecimento sobre o Modernismo, mas também desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica, argumentação e oratória nos alunos. Espera-se que, ao final da atividade, os participantes tenham uma compreensão mais abrangente e crítica do movimento modernista, aptos a reconhecer suas diversas linguagens e a produzir discursos críticos acerca das obras analisadas.
O objetivo dessa atividade é permitir que os alunos desenvolvam uma compreensão abrangente e crítica do Modernismo brasileiro, não apenas em termos de conhecimento factual, mas também em relação às suas habilidades analíticas e argumentativas. Espera-se que, através da preparação e participação no debate, os estudantes possam refletir sobre como os contextos históricos e culturais afetam a produção literária, e como as diferentes linguagens literárias expressam visões de mundo, conflitos de interesses, preconceitos e ideologias. Além disso, a atividade visa promover a capacidade de argumentação baseada em análises literárias profundas, melhorando assim as habilidades de comunicação e de produção de discursos críticos dos alunos.
O conteúdo programático desta atividade abrange um estudo detalhado do Modernismo no Brasil, focando nas principais figuras literárias do movimento, suas obras mais significativas, e os contextos históricos e culturais que moldaram suas criações. Será dada ênfase à análise das inovações estéticas e temáticas introduzidas por esses autores, bem como à maneira como abordaram questões sociais, culturais e políticas de sua época através da literatura.
A metodologia proposta integra a Roda de Debate com a Aprendizagem Baseada em Projetos, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos. Inicialmente, os alunos serão agrupados e lhes será atribuído um autor modernista para pesquisa. Serão fornecidos materiais de apoio e indicadas fontes para estudo. A preparação envolverá pesquisa autônoma, leitura de obras e elaboração de argumentações para o debate. As sessões de debate funcionarão como uma verdadeira troca de conhecimentos, onde cada grupo defenderá as características de seu autor, estimulando o pensamento crítico e a análise comparativa entre os diferentes autores e obras.
A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada, totalizando 2 horas. A primeira aula será dedicada à orientação inicial, pesquisa e preparação dos argumentos para o debate. A segunda aula contemplará a realização do debate, seguindo a estrutura de uma Roda de Debate, permitindo que cada grupo apresente suas argumentações e contra-argumente as apresentações dos demais grupos.
A avaliação será baseada em critérios claramente definidos, incluindo a profundidade da pesquisa realizada, a clareza e a solidez dos argumentos apresentados, a capacidade de contra-argumentação, o engajamento com as ideias dos colegas e a habilidade de comunicação durante o debate. Será utilizado um rubrica de avaliação para clarificar os critérios e as expectativas, permitindo uma avaliação justa e transparente. Exemplificativamente, a originalidade e relevância das argumentações, a aderência ao contexto histórico e literário dos autores e a qualidade da exposição oratória serão aspectos avaliados.
Os recursos incluirão uma lista selecionada de leituras primárias e secundárias sobre o Modernismo brasileiro e seus principais autores, links para acessos a bibliotecas digitais, vídeos educativos e palestras online que enriquecerão o entendimento dos alunos sobre o tema. Além disso, serão disponibilizados materiais de apoio para a organização e estruturação dos debates, incluindo guias de pesquisa, roteiros de estudo e critérios de avaliação.
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