Debate Literário: O Modernismo em Foco

Desenvolvida por: Wellin… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Modernismo Brasileiro

Esta atividade pretende engajar os alunos do 3º do Ensino Médio em uma imersão profunda sobre o Modernismo Brasileiro, utilizando como ferramenta principal a metodologia da Roda de Debate. Os alunos serão divididos em grupos, cada um representando diferentes autores modernistas, como Manuel Bandeira, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, entre outros. A tarefa de cada grupo será pesquisar, compreender e defender as características únicas do estilo de seu autor no contexto da literatura brasileira, pondo em evidência como os contextos históricos e culturais influenciam na produção literária. Além disso, os estudantes deverão realizar análises literárias profundas de obras selecionadas, preparando argumentações sólidas para o debate. A metodologia ativa empregada busca não só promover o conhecimento sobre o Modernismo, mas também desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica, argumentação e oratória nos alunos. Espera-se que, ao final da atividade, os participantes tenham uma compreensão mais abrangente e crítica do movimento modernista, aptos a reconhecer suas diversas linguagens e a produzir discursos críticos acerca das obras analisadas.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo dessa atividade é permitir que os alunos desenvolvam uma compreensão abrangente e crítica do Modernismo brasileiro, não apenas em termos de conhecimento factual, mas também em relação às suas habilidades analíticas e argumentativas. Espera-se que, através da preparação e participação no debate, os estudantes possam refletir sobre como os contextos históricos e culturais afetam a produção literária, e como as diferentes linguagens literárias expressam visões de mundo, conflitos de interesses, preconceitos e ideologias. Além disso, a atividade visa promover a capacidade de argumentação baseada em análises literárias profundas, melhorando assim as habilidades de comunicação e de produção de discursos críticos dos alunos.

  • Compreender o contexto histórico e cultural do Modernismo brasileiro.
  • Analisar as características únicas das obras e estilos dos autores modernistas.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica e argumentação.
  • Promover a capacidade de produção e compreensão de discursos críticos.
  • Estimular a comunicação eficaz e a oratória em situações de debate.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG102: Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
  • EM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).
  • EM13LGG104: Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos, para a compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação social.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange um estudo detalhado do Modernismo no Brasil, focando nas principais figuras literárias do movimento, suas obras mais significativas, e os contextos históricos e culturais que moldaram suas criações. Será dada ênfase à análise das inovações estéticas e temáticas introduzidas por esses autores, bem como à maneira como abordaram questões sociais, culturais e políticas de sua época através da literatura.

  • Visão geral do Modernismo brasileiro e seus principais marcos históricos
  • Estudo de autores modernistas e análise de obras selecionadas
  • Contextos históricos e culturais influenciando a literatura modernista
  • Características estéticas e temáticas das obras modernistas
  • Relação entre literatura modernista e questões sociais, culturais e políticas da época

Metodologia

A metodologia proposta integra a Roda de Debate com a Aprendizagem Baseada em Projetos, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos. Inicialmente, os alunos serão agrupados e lhes será atribuído um autor modernista para pesquisa. Serão fornecidos materiais de apoio e indicadas fontes para estudo. A preparação envolverá pesquisa autônoma, leitura de obras e elaboração de argumentações para o debate. As sessões de debate funcionarão como uma verdadeira troca de conhecimentos, onde cada grupo defenderá as características de seu autor, estimulando o pensamento crítico e a análise comparativa entre os diferentes autores e obras.

  • Divisão da turma em grupos representando diferentes autores modernistas
  • Pesquisa autônoma sobre vida, obra e contexto histórico dos autores
  • Leituras dirigidas de obras selecionadas e elaboração de fichamento
  • Preparação de argumentos para o debate baseando-se nas análises realizadas
  • Realização de debates em formato de roda, com avaliação por critérios previamente estabelecidos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada, totalizando 2 horas. A primeira aula será dedicada à orientação inicial, pesquisa e preparação dos argumentos para o debate. A segunda aula contemplará a realização do debate, seguindo a estrutura de uma Roda de Debate, permitindo que cada grupo apresente suas argumentações e contra-argumente as apresentações dos demais grupos.

  • Aula 1: Orientações iniciais, formação dos grupos, distribuição dos autores e início da pesquisa.
  • Aula 2: Realização dos debates em Roda, discussão e conclusões.

Avaliação

A avaliação será baseada em critérios claramente definidos, incluindo a profundidade da pesquisa realizada, a clareza e a solidez dos argumentos apresentados, a capacidade de contra-argumentação, o engajamento com as ideias dos colegas e a habilidade de comunicação durante o debate. Será utilizado um rubrica de avaliação para clarificar os critérios e as expectativas, permitindo uma avaliação justa e transparente. Exemplificativamente, a originalidade e relevância das argumentações, a aderência ao contexto histórico e literário dos autores e a qualidade da exposição oratória serão aspectos avaliados.

Materiais e ferramentas:

Os recursos incluirão uma lista selecionada de leituras primárias e secundárias sobre o Modernismo brasileiro e seus principais autores, links para acessos a bibliotecas digitais, vídeos educativos e palestras online que enriquecerão o entendimento dos alunos sobre o tema. Além disso, serão disponibilizados materiais de apoio para a organização e estruturação dos debates, incluindo guias de pesquisa, roteiros de estudo e critérios de avaliação.

  • Lista de leituras recomendadas (obras primárias e secundárias)
  • Links para bibliotecas digitais e recursos online
  • Vídeos educativos e palestras online sobre o Modernismo
  • Guias de pesquisa e roteiros de estudo
  • Critérios de avaliação e rubricas para o debate

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