Arte Pré-Histórica: Recriando na Prática

Desenvolvida por: Nathal… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Temática: Arte Pré-Histórica e Sociedades Antigas

Esta atividade pedagógica prática tem como objetivo proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Médio uma imersão no mundo da arte pré-histórica através da Aprendizagem Baseada em Projetos. Os alunos serão divididos em grupos e cada um terá a tarefa de reproduzir uma forma de arte pré-histórica (pinturas rupestres, esculturas, entre outros), utilizando materiais modernos. A atividade se estenderá ao aguçar crítico dos estudantes em uma Roda de Debate, onde discutirão sobre as técnicas utilizadas, os significados possíveis das obras e a relevância da arte para a compreensão das sociedades que existiram antes dos registros escritos. A culminância do projeto acontecerá com uma exposição das obras criadas, proporcionando uma reflexão sobre o que essas recriações revelam acerca das primeiras sociedades humanas, integrando assim, conhecimentos históricos, artísticos e sociais em uma única atividade.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é engajar os alunos do 1º ano do Ensino Médio numa compreensão mais profunda das sociedades pré-históricas e do papel da arte na expressão e comunicação dessas civilizações. Pretende-se fomentar a capacidade analítica dos alunos acerca da importância cultural e histórica das manifestações artísticas antigas, promovendo habilidades de trabalho em equipe, pesquisa, apresentação e argumentação crítica. Ademais, espera-se que os estudantes desenvolvam uma apreciação pelas diversas formas de arte e um entendimento de como elas refletem os contextos socioculturais de suas origens.

  • Promover o entendimento do papel da arte na história e na sociedade
  • Durante a atividade 'Viajando no Tempo: A Arte da Pré-História', o objetivo de aprendizagem de promover o entendimento do papel da arte na história e na sociedade será alcançado ao proporcionar aos alunos a vivência da produção artística pré-histórica. Por meio da reprodução de pinturas rupestres, esculturas e outras formas de arte, utilizando materiais modernos, os estudantes terão a oportunidade de compreender a importância da arte como forma de expressão e registro cultural das primeiras sociedades humanas. Através da imersão prática na produção artística, os alunos poderão perceber como a arte pré-histórica estava intrinsecamente ligada à vida cotidiana, às crenças e aos valores das comunidades daquela época. Um exemplo prático seria a realização de pesquisas sobre as pinturas rupestres encontradas em diferentes regiões do planeta, seguida da reprodução dessas pinturas utilizando materiais contemporâneos, como tintas, pincéis e suportes similares aos utilizados atualmente.

  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe
  • Durante a atividade 'Viajando no Tempo: A Arte da Pré-História', o objetivo de desenvolver habilidades de trabalho em equipe será alcançado através da divisão dos alunos em grupos para a realização do projeto de reprodução da arte pré-histórica. Cada grupo terá que realizar tarefas de forma colaborativa, como a pesquisa sobre as técnicas de produção artística da época e a definição dos materiais a serem utilizados na recriação. Além disso, na preparação para a Roda de Debate e para a exposição das obras, os alunos terão que organizar e planejar em conjunto a apresentação dos trabalhos, estimulando a comunicação e a cooperação entre os membros do grupo. Um exemplo prático é a necessidade de debater e chegar a um consenso sobre a forma de abordagem do tema na exposição das obras, incentivando a escuta ativa e a construção coletiva de ideias. Ao trabalharem em equipe, os alunos estarão desenvolvendo habilidades de cooperação, comunicação e organização, fundamentais não apenas para o sucesso da atividade, mas também para a vida em sociedade e para o mercado de trabalho.

  • Fomentar a capacidade analítica e crítica acerca de manifestações artísticas
  • Durante a atividade de reprodução de formas de arte pré-histórica, os alunos serão desafiados a analisar e criticar as técnicas utilizadas nas obras originais, bem como as adaptações feitas em suas reproduções. Por exemplo, ao reproduzir uma pintura rupestre em uma tela moderna, os alunos deverão analisar criticamente a diferença de materiais e técnicas, confrontando as limitações das ferramentas pré-históricas com as possibilidades oferecidas pelos materiais contemporâneos. Além disso, durante a Roda de Debate, os alunos terão a oportunidade de argumentar e defender suas escolhas artísticas, incentivando a capacidade analítica e crítica ao expor e argumentar sobre as interpretações das obras, os significados possíveis e a importância da arte na compreensão das sociedades antigas. Assim, ao refletirem sobre suas criações e ao participarem ativamente da discussão em grupo, os alunos irão desenvolver a capacidade analítica e crítica acerca de manifestações artísticas, integrando conhecimentos históricos e artísticos de maneira significativa.

  • Incentivar a pesquisa e a utilização de diferentes materiais e técnicas
  • Durante a atividade 'Viajando no Tempo: A Arte da Pré-História', os alunos serão incentivados a pesquisar e utilizar diferentes materiais e técnicas por meio do desenvolvimento dos projetos de arte pré-histórica. Ao reproduzirem as formas de arte pré-histórica, como pinturas rupestres e esculturas, os alunos terão a oportunidade de pesquisar sobre os materiais e técnicas utilizados pelos povos pré-históricos, e em seguida, experimentar a adaptação desses materiais e técnicas para a realidade moderna. Por exemplo, ao reproduzir uma pintura rupestre, os alunos poderão pesquisar sobre as tintas naturais utilizadas pelos povos pré-históricos e, em seguida, experimentar a criação de tintas semelhantes a partir de materiais disponíveis na atualidade, como terra, carvão e pigmentos naturais. Além disso, ao serem desafiados a reproduzir esculturas pré-históricas, os alunos poderão pesquisar sobre as técnicas de modelagem e utilização de materiais orgânicos, como argila e ossos, e posteriormente adaptar tais técnicas, utilizando materiais modernos, como massinha de modelar e outros materiais sintéticos. Dessa forma, a atividade proporcionará aos alunos a oportunidade de pesquisar, experimentar e utilizar de forma criativa diferentes materiais e técnicas, desenvolvendo assim a habilidade de adaptação e a capacidade de explorar novas possibilidades artísticas.

Conteúdo Programático

Através da investigação da arte pré-histórica, esta atividade busca integrar os alunos ao complexo universo das primeiras sociedades humanas, considerando aspectos culturais, sociais e históricos. O enfoque dado às técnicas artísticas e aos materiais utilizados abre espaço para uma discussão rica em dados arqueológicos, antropológicos e artísticos, fornecendo uma visão holística do passado humano.

  • Introdução à arte pré-histórica
  • Neste tópico, os alunos serão introduzidos ao fascinante mundo da arte pré-histórica. Será abordado um panorama geral sobre as manifestações artísticas das primeiras sociedades humanas, incluindo pinturas rupestres, esculturas, gravuras em cavernas e outros artefatos. Serão explorados os contextos históricos, culturais e sociais que influenciaram a produção artística nesse período, bem como a importância dessas manifestações para a compreensão das sociedades antigas. Os alunos poderão analisar e comparar diferentes estilos e técnicas utilizadas, compreendendo as peculiaridades e as possíveis funções dessas obras de arte. Além disso, serão incentivados a refletir sobre as possíveis motivações e significados por trás das representações artísticas, conectando essas obras com os aspectos cotidianos e ritualísticos das comunidades pré-históricas.

  • Principais formas de arte pré-histórica
  • O conteúdo programático referente às principais formas de arte pré-histórica abordará as manifestações artísticas mais representativas desse período, tais como pinturas rupestres, esculturas em pedra e os primeiros objetos de cerâmica. Será realizada uma análise detalhada das características de cada forma de arte, destacando as particularidades, os materiais utilizados e os possíveis significados culturais e simbólicos. Será apresentado aos alunos exemplos concretos de pinturas rupestres encontradas em diferentes partes do mundo, bem como esculturas e artefatos de cerâmica, possibilitando uma compreensão mais ampla das expressões artísticas das primeiras sociedades humanas. Além disso, será discutida a relação entre as formas de arte pré-histórica e o contexto histórico e cultural em que foram produzidas, estimulando assim a reflexão sobre a importância dessas manifestações para a compreensão das sociedades antigas.

  • Técnicas de reprodução artística utilizando materiais modernos
  • Neste tópico, os alunos aprenderão diversas técnicas contemporâneas de reprodução artística para recriar as formas de arte pré-histórica. Será abordado o uso de materiais modernos, tais como tintas acrílicas, lápis de cor, giz pastel, entre outros, para simular as texturas e cores presentes nas pinturas rupestres e esculturas encontradas em sítios arqueológicos. Além disso, os estudantes também serão instruídos sobre a utilização de técnicas de sombreamento, sobreposição de camadas e uso de diferentes suportes, como papel, tecido ou madeira, para reproduzir fielmente as características das obras pré-históricas. Essas técnicas não apenas possibilitarão a experimentação artística, mas também propiciarão uma comparação entre as condições e ferramentas utilizadas pelos artistas pré-históricos e as ferramentas contemporâneas, permitindo uma compreensão mais aprofundada do processo criativo e das limitações técnicas enfrentadas pelos povos antigos.

  • Significado e interpretação de artefatos artísticos antigos
  • O conteúdo programático sobre o significado e interpretação de artefatos artísticos antigos abordará a importância da análise e compreensão das obras pré-históricas para a reconstrução do cotidiano e das crenças das sociedades antigas. Será explorado como a arte rupestre, as esculturas e outros artefatos revelam aspectos da vida, da espiritualidade, da organização social e cultural dos povos que viveram há milhares de anos. Será incentivada a observação atenta dos detalhes, das formas e dos possíveis significados simbólicos presentes nas obras, levando os alunos a uma reflexão sobre a importância da arte como forma de expressão e registro histórico, mesmo sem o uso da escrita. Serão destacados exemplos de arte pré-histórica, como as pinturas encontradas em cavernas de Altamira e Lascaux, e discutidos os possíveis significados atribuídos a essas criações artísticas, relacionando-as ao contexto sociocultural da época.

Metodologia

Adotaremos uma metodologia ativa e participativa, com Aprendizagem Baseada em Projetos e Roda de Debate. Os alunos serão estimulados a pesquisar, experimentar com materiais e técnicas, e refletir em grupo sobre as criações artísticas. Essa abordagem prática se completa com a Aprendizagem Baseada em Jogos quando integrarmos desafios e tarefas que estimulem a competição saudável e colaborativa entre os grupos.

  • Aprendizagem Baseada em Projetos
  • A Aprendizagem Baseada em Projetos é uma metodologia que coloca o aluno como protagonista do seu próprio processo de aprendizagem. Nesse contexto, os estudantes do 1º ano do Ensino Médio serão divididos em grupos e terão a tarefa de reproduzir uma forma de arte pré-histórica utilizando materiais modernos. Ao realizar esse projeto, os alunos precisarão pesquisar, planejar, colaborar e executar as tarefas, desenvolvendo assim habilidades como trabalho em equipe, pensamento crítico, resolução de problemas e criatividade. Por exemplo, durante a atividade, os alunos poderão escolher qual forma de arte pré-histórica desejam reproduzir, pesquisar as técnicas utilizadas na época e adaptá-las aos materiais contemporâneos. Dessa forma, os estudantes estarão ativamente envolvidos na construção do conhecimento, relacionando a arte pré-histórica com o contexto histórico e social, promovendo uma aprendizagem significativa.

  • Roda de Debate
  • A metodologia da atividade inclui a realização de uma Roda de Debate, a qual tem o propósito de estimular a capacidade analítica e crítica dos alunos, promovendo a troca de ideias e conhecimentos entre eles. Durante a Roda de Debate, os alunos terão a oportunidade de discutir sobre as técnicas utilizadas na reprodução das obras de arte pré-histórica, os possíveis significados das obras e a importância da arte para compreender as sociedades antigas. A dinâmica da roda de debate contribui para que os estudantes aprimorem sua capacidade de argumentação, escuta ativa e respeito às opiniões divergentes, desenvolvendo assim habilidades fundamentais para a formação acadêmica e cidadã. Como exemplo prático, cada grupo poderá apresentar sua obra, explicar as escolhas feitas durante a reprodução e os questionamentos levantados durante o processo, promovendo assim a reflexão coletiva sobre a arte pré-histórica e sua relevância para a compreensão da história e da cultura.

  • Aprendizagem Baseada em Jogos
  • A Aprendizagem Baseada em Jogos é uma metodologia que utiliza elementos lúdicos e jogos para promover a aprendizagem de forma engajadora e participativa. Nesse contexto, a atividade pedagógica poderia incluir a criação de um jogo de tabuleiro que aborde os principais conceitos e características da arte pré-histórica. Os alunos seriam desafiados a desenvolver um jogo que estimule a compreensão dos conteúdos, ao mesmo tempo em que se divirtam. Por exemplo, cada casa do tabuleiro poderia representar um marco histórico da arte pré-histórica, e ao avançar, os jogadores teriam que responder a perguntas sobre o tema. Além disso, a metodologia pode envolver a gamificação, ou seja, a aplicação de mecânicas e dinâmicas de jogo no desenvolvimento das atividades, como recompensas, pontuações e desafios a serem superados. Dessa forma, a Aprendizagem Baseada em Jogos proporciona uma maneira lúdica de absorver conhecimento, incentivando a participação ativa dos alunos e tornando o aprendizado mais memorável e prazeroso.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em 4 aulas de 50 minutos, totalizando 3h e 30min de carga horária. A primeira aula abordará a introdução do tema e formação dos grupos. Na segunda aula, os alunos trabalharão em seus projetos de arte. A terceira aula será dedicada à Roda de Debate e à preparação para a exposição das obras, e, por fim, a quarta aula será para a apresentação das atividades.

  • Aula 1: Introdução ao tema e formação dos grupos
  • Momento 1: Introdução ao tema (20 minutos)
    Neste momento, o professor irá contextualizar os alunos sobre a arte pré-histórica, apresentando características, principais formas e técnicas utilizadas. Serão utilizados recursos visuais para enriquecer a compreensão dos estudantes.

    Momento 2: Formação dos grupos (15 minutos)
    Os alunos serão divididos em grupos de acordo com critérios pré-estabelecidos, levando em consideração a diversidade de habilidades e competências. O professor explicará as diretrizes de cada grupo e distribuirá o material de apoio necessário para o desenvolvimento da atividade.

    Momento 3: Definição das tarefas (15 minutos)
    Neste momento, os grupos receberão as orientações sobre as tarefas a serem desenvolvidas, estabelecendo responsabilidades e prazos para a entrega das atividades. Os alunos terão a oportunidade de esclarecer dúvidas e contribuir com ideias para a execução do projeto.

  • Aula 2: Desenvolvimento dos projetos de arte pré-histórica pelos grupos
  • Momento 1: Apresentação dos materiais e técnicas (20 minutos)
    Os grupos irão se reunir para apresentar os materiais escolhidos para a reprodução das obras de arte pré-histórica, assim como as técnicas que planejam utilizar. O professor irá acompanhar e orientar os grupos, tirando dúvidas e fornecendo sugestões conforme necessário.

    Momento 2: Desenvolvimento prático das obras (20 minutos)
    Os alunos iniciarão a execução das obras de arte pré-histórica utilizando os materiais e técnicas previamente apresentados. O professor estará disponível para auxiliar os grupos, estimular a criatividade e garantir que as reproduções estejam de acordo com as propostas.

    Momento 3: Reflexão e ajustes finais (10 minutos)
    Após a fase inicial de criação, os alunos se reunirão para uma breve reflexão sobre o processo e possíveis ajustes finais. O professor irá conduzir uma discussão sobre as descobertas, desafios enfrentados e eventuais mudanças a serem realizadas nas obras.

  • Aula 3: Roda de Debate e preparação para exposição das obras                      
  • Momento 1: Preparação das obras (15 minutos)
    Os grupos deverão fazer os últimos ajustes em suas recriações de arte pré-histórica, revisando detalhes e garantindo a finalização das obras. Os alunos também farão a organização dos materiais que serão utilizados durante a exposição.

    Momento 2: Roda de Debate (25 minutos)
    Os alunos participarão de um debate moderado pelo professor, onde discutirão sobre as técnicas utilizadas, os possíveis significados das obras e a importância da arte pré-histórica para a compreensão das sociedades antigas. Será incentivada a participação de todos e a exposição de diferentes pontos de vista.

    Momento 3: Preparação final para exposição (10 minutos)
    Neste momento, os grupos realizarão os ajustes finais nas obras e na disposição das mesmas para a exposição. Os alunos também poderão ensaiar as apresentações que farão durante a exposição das obras, preparando-se para explicar o processo de criação e os significados das recriações de arte pré-histórica.

Avaliação

A avaliação será contínua e processual, considerando a participação individual e do grupo em todas as etapas da atividade. Serão avaliadas a pesquisa e aplicação das técnicas artísticas, a participação na Roda de Debate, a capacidade de trabalhar em equipe e a qualidade da exposição final. A criatividade, o esforço aplicado na criação das obras e a contribuição para os debates serão elementos chave na avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais diversos para a reprodução das artes pré-históricas, como tintas naturais, argila, ferramentas de modelagem, papel e canetas para esboços, além de recursos didáticos para o apoio teórico das discussões, incluindo artigos, livros e acessos a pesquisas digitais relevantes.

  • Materiais para reprodução artística (tintas naturais, argila, papel, canetas)
  • Os materiais para reprodução artística, como tintas naturais, argila, papel e canetas, podem ser encontrados em lojas de artesanato, papelarias, e também podem ser adquiridos online em sites especializados em materiais artísticos. As tintas naturais podem ser feitas a partir de elementos como pigmentos naturais, e para a argila, pode-se buscar em lojas de artesanato ou em locais que vendem materiais para escultura. Já o papel e as canetas podem ser facilmente adquiridos em papelarias e até mesmo em estabelecimentos de materiais escolares.

  • Recursos didáticos (artigos, livros, acesso a pesquisa digital)
  • Os recursos didáticos, como artigos e livros sobre arte pré-histórica, podem ser encontrados em bibliotecas físicas, como bibliotecas escolares ou públicas, e também em acervos digitais de instituições de ensino, como as bibliotecas online das universidades. Além disso, existem plataformas de pesquisa acadêmica, como Google Scholar e Portal de Periódicos da CAPES, que disponibilizam artigos, dissertações e teses sobre o tema, ampliando o acesso a materiais relevantes para o desenvolvimento da atividade.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo