Fábrica de Histórias e Fantoches

Desenvolvida por: Gabrie… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção textual e teatro com fantoches

Nesta atividade prática, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental terão a chance de explorar sua criatividade e habilidades narrativas. Divididos em pequenos grupos, iniciarão um processo criativo de construção de narrativas originais, abordando cenários, personagens e enredos, e engajando-se na elaboração de histórias que podem variar entre gêneros literários diversos. O desafio será pensar todos os elementos que envolvem uma trama envolvente, como protagonistas, antagonistas, conflitos e desfechos. Após essa etapa de criação coletiva, o foco se voltará para a construção de fantoches usando materiais recicláveis, onde os alunos darão vida aos personagens de suas histórias. O projeto culminará com uma apresentação teatral para a turma, onde cada grupo, com o auxílio dos fantoches, narrará sua história, proporcionando uma experiência imersiva tanto para contadores quanto para ouvintes. Esta atividade, além de fomentar a expressão criativa e o trabalho em equipe, possibilitará a prática da narrativa e produção textual de forma lúdica e interativa.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é estimular os alunos a desenvolver competências lingüísticas e criativas através da produção textual e da exploração de diversos gêneros narrativos. Através da criação coletiva de histórias e da posterior montagem de fantoches, pretende-se que os estudantes exercitem a articulação de ideias, a criatividade, e a capacidade de expressar narrativas de forma coesa e coerente. Além disso, almeja-se promover o desenvolvimento de habilidades sociais, como trabalho em equipe e respeito pelas ideias alheias, bem como a conscientização sobre a importância da reciclagem e do meio ambiente, ao utilizar materiais reutilizáveis na confecção dos fantoches.

  • Desenvolver habilidades narrativas e de produção textual.
  • Explorar diversos gêneros literários.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
  • Promover a conscientização ambiental através do uso de materiais recicláveis.
  • Aprimorar habilidades de expressão oral e apresentação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP30: Criar narrativas ficcionais, tais como contos populares, contos de suspense, mistério, terror, humor, narrativas de enigma, crônicas, histórias em quadrinhos, dentre outros, que utilizem cenários e personagens realistas ou de fantasia, observando os elementos da estrutura narrativa próprios ao gênero pretendido, tais como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador, utilizando tempos verbais adequados à narração de fatos passados, empregando conhecimentos sobre diferentes modos de se iniciar uma história e de inserir os discursos direto e indireto.
  • EF69LP37: Produzir roteiros para elaboração de vídeos de diferentes tipos (vlog científico, vídeo-minuto, programa de rádio, podcasts) para divulgação de conhecimentos científicos e resultados de pesquisa, tendo em vista seu contexto de produção, os elementos e a construção composicional dos roteiros.
  • EF69LP50: Elaborar texto teatral, a partir da adaptação de romances, contos, mitos, narrativas de enigma e de aventura, novelas, biografias romanceadas, crônicas, dentre outros, indicando as rubricas para caracterização do cenário, do espaço, do tempo; explicitando a caracterização física e psicológica dos personagens e dos seus modos de ação; reconfigurando a inserção do discurso direto e dos tipos de narrador; explicitando as marcas de variação linguística (dialetos, registros e jargões) e retextualizando o tratamento da temática.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático foca na exploração dos elementos estruturais das narrativas, incluindo a construção de personagens, cenários e enredos. Também abrange diversos gêneros literários, permitindo aos alunos uma compreensão ampla das possibilidades da escrita criativa. Adicionalmente, há uma ênfase na expressão oral e corporal, uma vez que a apresentação das histórias será realizada por meio de fantoches. Este conteúdo foi pensado para promover uma aprendizagem integral, onde a expressão criativa, o trabalho colaborativo e a consciência ambiental são igualmente valorizados.

  • Elementos da narrativa: enredo, personagens, tempo e espaço.
  • Gêneros literários: conto, crônica, fábula e outros.
  • Produção textual criativa.
  • Construção e manipulação de fantoches.
  • Apresentação teatral.

Metodologia

A abordagem metodológica desta atividade é baseada na prática 'Mão na Massa', incentivando a aprendizagem ativa e participativa dos alunos. Inicialmente, haverá uma exploração teórica sobre os elementos de narrativas e gêneros literários, seguindo-se atividades práticas de brainstorming e escrita coletiva das histórias. A segunda parte da atividade focará na confecção dos fantoches com materiais recicláveis, promovendo a consciência ambiental. Por fim, os alunos terão a chance de apresentar suas histórias, utilizando os fantoches criados, em uma atividade que mescla arte, literatura e conscientização ambiental.

  • Discussão em grupo sobre narrativas e gêneros literários.
  • Brainstorming para criação de histórias.
  • Oficina de criação de fantoches com materiais recicláveis.
  • Ensaio e preparação para apresentação teatral.
  • Apresentação das histórias com os fantoches.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em quatro aulas de 60 minutos cada, permitindo um aprofundamento progressivo em cada etapa do projeto, desde a concepção das histórias até a apresentação final.

  • Aula 1: Introdução aos elementos da narrativa e gêneros literários.
  • Aula 2: Criação das histórias e início da confecção dos fantoches.
  • Aula 3: Continuação e finalização dos fantoches; início dos ensaios.
  • Aula 4: Ensaio final e apresentação das histórias.

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada na participação e engajamento dos alunos durante todo o processo, incluindo a contribuição nas discussões em grupo, a criatividade e originalidade nas histórias, a habilidade em trabalhar em equipe na construção dos fantoches, e a performance na apresentação final. A capacidade de sintetizar as ideias em narrativas coesas e a habilidade em expressar essas narrativas oralmente serão especialmente valorizadas. Além disso, considerar-se-á o uso eficiente e criativo dos materiais recicláveis. Um feedback construtivo será dado a cada grupo, enfatizando os pontos fortes e áreas para melhoria.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade incluem materiais recicláveis (papelão, retalhos de tecido, botões, entre outros) para a criação dos fantoches, assim como cola, tesoura e tintas para a decoração dos mesmos. Adicionalmente, serão necessários materiais para a escrita das histórias, como papel, canetas e lápis. Recursos audiovisuais podem ser utilizados para inspiração durante a fase de criação das histórias e para a apresentação das narrativas finais.

  • Materiais recicláveis para fantoches.
  • Material de escritório (papel, canetas, lápis).
  • Material de arte (cola, tesoura, tintas).
  • Recursos audiovisuais.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo