Construtores de Frases

Desenvolvida por: Tania … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Construção de Frases e Uso Adequado da Pontuação

Esta atividade, denominada 'Construtores de Frases', é elaborada para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e utiliza a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos serão organizados em equipes e receberão cartões contendo palavras variadas. O principal desafio será formar frases coerentes e gramaticalmente corretas, utilizando esses cartões. A atividade enfatiza a importância da concordância nominal e verbal, além da aplicação adequada de pontuações, tais como vírgula, ponto final e dois-pontos. Ao formarem suas frases, os alunos precisarão demonstrar habilidades linguísticas, observando as regras de construção de frases e de pontuação, especialmente em enumerações. Após a montagem, as frases serão apresentadas aos demais grupos e ao professor, que juntos realizarão a revisão e darão feedbacks construtivos, promovendo assim a aprendizagem colaborativa. Este exercício não apenas estimula a criatividade e o raciocínio lógico, mas também encoraja a interação entre os alunos e aprofunda o conhecimento sobre o uso da língua portuguesa de maneira lúdica e significativa.

Objetivos de Aprendizagem

A realização da atividade 'Construtores de Frases' tem como objetivos principais estimular a aplicação prática das regras de concordância nominal e verbal e a correta utilização da pontuação, com foco especial em vírgulas em enumerações, ponto final e dois-pontos. Ao trabalhar em equipe, os alunos terão a oportunidade de desenvolver habilidades sociais, como comunicação e colaboração, além de exercitar a criatividade e o pensamento crítico na construção de frases com sentido. O processo de revisão pelas equipes e pelo professor propicia um ambiente rico em feedbacks, essencial para o processo de aprendizagem. Espera-se que ao final da atividade, os alunos demonstrem maior familiaridade e confiança na construção de frases bem estruturadas e na escolha adequada de pontuações.

  • Aplicar as regras de concordância nominal e verbal na construção de frases.
  • Utilizar corretamente a pontuação, incluindo vírgulas em enumerações, ponto final e dois-pontos.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e colaboração.
  • Estimular a criatividade e o raciocínio crítico na formação de frases.
  • Aprimorar a habilidade de revisão de texto e receber feedback construtivo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF35LP13: Memorizar a grafia de palavras de uso frequente nas quais as relações fonema-grafema são irregulares e com h inicial que não representa fonema.
  • EF05LP04: Diferenciar, na leitura de textos, vírgula, ponto e vírgula, dois-pontos e reconhecer, na leitura de textos, o efeito de sentido que decorre do uso de reticências, aspas, parênteses.
  • EF05LP26: Utilizar, ao produzir o texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: regras sintáticas de concordância nominal e verbal, convenções de escrita de citações, pontuação (ponto final, dois-pontos, vírgulas em enumerações) e regras ortográficas.

Conteúdo Programático

A atividade será focada na prática de estruturas linguísticas essenciais, como a concordância nominal e verbal, além da correta aplicação de pontuações. Será dado um destaque especial ao uso da vírgula em enumerações, a importância do ponto final para a completude das ideias e o papel dos dois-pontos em introduções de citações ou listas. Através desta prática lúdica, os alunos poderão vivenciar a língua de maneira mais significativa, solidificando conhecimentos gramaticais e ortográficos fundamentais.

  • Regras de concordância nominal e verbal.
  • Uso de vírgulas em enumerações, ponto final e dois-pontos.
  • Revisão textual colaborativa e recepção de feedback.
  • Técnicas de brainstorming para criação de frases.
  • Importância da pontuação para o sentido da frase.

Metodologia

Utilizando a Aprendizagem Baseada em Jogos, esta atividade promove uma experiência de aprendizado ativa e colaborativa. As equipes terão a tarefa de montar frases a partir de palavras aleatórias, estimulando a criatividade, o trabalho em equipe e aplicando conhecimentos gramaticais de maneira prática. O processo incluirá a criação, revisão e apresentação das frases, permitindo aos alunos não apenas aplicar, mas também refletir sobre seu uso da língua por meio de feedbacks construtivos.

  • Divisão da classe em equipes e distribuição de cartões com palavras.
  • Criação de frases aplicando regras gramaticais específicas.
  • Revisão colaborativa das frases criadas pelas equipes.
  • Feedback construtivo pelo professor e outros alunos.
  • Reflexão coletiva sobre os aprendizados da atividade.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos à tarefa, e começarão a montagem das frases. A segunda aula será dedicada à revisão, apresentação das frases e discussão dos feedbacks.

  • Aula 1: Introdução à atividade, divisão em equipes, início da criação de frases.
  • Aula 2: Continuação da criação, revisão, apresentação e feedback das frases.

Avaliação

Os alunos serão avaliados com base na correta aplicação das regras de concordância nominal e verbal, uso adequado da pontuação e criatividade na criação de frases. A avaliação também considerará a participação e colaboração dentro das equipes, bem como a capacidade de revisar e aplicar feedback de maneira construtiva. Um sistema de pontos pode ser utilizado para gamificar a experiência, onde equipes ganharão pontos pelas frases corretamente construídas e pela qualidade das revisões feitas. Será importante observar o progresso individual e da equipe, valorizando tanto o conhecimento linguístico quanto as habilidades sociais desenvolvidas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários cartões com palavras variadas, quadro branco (ou quadro-negro) e marcadores, folhas de papel para anotações e revisões, além de acesso à internet para consulta de regras gramaticais caso necessário. Estes materiais apoiam a dinâmica da atividade, facilitam a organização das ideias pelos alunos e proporcionam uma experiência de aprendizado mais interativa e envolvente.

  • Cartões com palavras variadas.
  • Quadro branco (ou quadro-negro) e marcadores.
  • Folhas de papel para anotações e revisões.
  • Acesso à internet para consulta de regras gramaticais.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo