Desenhando a Cadeia Alimentar

Desenvolvida por: Gabrie… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências e Artes
Temática: Cadeia Alimentar e Desenho

Esta atividade integra arte e ciência, visando proporcionar uma compreensão abrangente sobre as cadeias alimentares, utilizando o ambiente próximo como exemplo. Inicialmente, o professor apresentará o conceito de cadeias alimentares, ilustrando como diferentes organismos interagem e dependem uns dos outros para sobreviver. Em seguida, alunos, individualmente ou em duplas, selecionarão um conjunto de seres vivos de seu ambiente - plantas e animais - e criará um desenho ilustrativo que represente as relações de alimentação entre eles. Cada aluno ou dupla deverá pesquisar e incluir informações sobre os hábitos alimentares e a importância de cada ser vivo selecionado na cadeia. Ao final, os trabalhos serão expostos para a turma, possibilitando a troca de aprendizados e a ampliação da visão sobre a biodiversidade local e a interdependência dos seres vivos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é permitir que os alunos compreendam as relações interdependentes que ocorrem nas cadeias alimentares em seu ambiente. Deseja-se que eles reconheçam a importância de cada ser vivo dentro desse sistema, assim como os impactos das atividades humanas sobre estas relações. Esta atividade também tem como meta estimular a habilidade de pesquisa, a criatividade no desenho e a capacidade de trabalho em equipe, no caso da realização do trabalho em duplas. Além disso, almeja-se promover a discussão e reflexão sobre conservação ambiental e sustentabilidade através do estudo das cadeias alimentares.

  • Compreender o funcionamento das cadeias alimentares.
  • Identificar os seres vivos do ambiente próximo e suas relações alimentares.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações.
  • Estimular a criatividade e expressão por meio do desenho.
  • Promover o trabalho em equipe e a apresentação de trabalhos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03CI04: Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.

Conteúdo Programático

A atividade está alinhada ao conteúdo programático de ciências, abordando ecologia, cadeias alimentares e a interdependência dos seres vivos. Proporciona uma aprendizagem significativa e concreta ao relacionar o conteúdo com o ambiente próximo aos alunos. Por meio do desenho, também integra aspectos da arte, permitindo que os alunos expressem seus aprendizados de forma criativa. Esta abordagem multidisciplinar não apenas facilita a compreensão do tema estudado, como também valoriza as diferentes formas de expressão e inteligências.

  • Cadeias Alimentares
  • Relações entre os seres vivos
  • Importância da biodiversidade
  • Arte e expressão no aprendizado científico
  • Pesquisa e apresentação de informações

Metodologia

A metodologia ativa será empregada para engajar os alunos na construção do seu próprio conhecimento. Após uma breve introdução teórica sobre cadeias alimentares, os alunos serão incentivados a selecionar seres vivos do seu entorno e iniciar uma pesquisa sobre suas características e relações alimentares. O desenho, como ferramenta de expressão, permitirá que os alunos visualizem e concretizem seus entendimentos sobre o tema. Finalmente, a partilha dos trabalhos promove não apenas a aprendizagem visual, mas também a habilidade de comunicação e exposição de ideias.

  • Introdução teórica sobre cadeias alimentares
  • Pesquisa em duplas ou individualmente sobre seres vivos específicos
  • Desenvolvimento de desenhos representativos
  • Exposição e discussão dos trabalhos realizados
  • Reflexão sobre a importância da conservação dos ecossistemas

Aulas e Sequências Didáticas

Destinaremos uma aula de 60 minutos para a execução desta atividade. Os primeiros 15 minutos serão dedicados à explicação do conceito e importância das cadeias alimentares. Nos 30 minutos seguintes, os alunos realizarão a pesquisa e esboçarão seus desenhos. Os últimos 15 minutos serão reservados para a apresentação e discussão dos trabalhos.

  • Aula 1 da atividade: Conceito de cadeia alimentar, pesquisa e desenho, apresentação e discussão dos trabalhos.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação efetiva dos alunos durante todo o processo, incluindo a pesquisa realizada, a criação do desenho e a apresentação do trabalho final. Observaremos a compreensão expressa sobre as relações alimentares no ambiente próximo, a precisão das informações incluídas sobre cada ser vivo representado e a criatividade na apresentação. Elementos como trabalho em equipe (quando aplicável), habilidade de comunicação durante as apresentações e a capacidade de engajamento na discussão coletiva também serão considerados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples e acessíveis, como papel, lápis, borracha e lápis de cor ou canetinhas. Além disso, o acesso à internet e a livros de ciências podem enriquecer a pesquisa dos alunos. O professor pode preparar uma lista de websites confiáveis e livros ou artigos científicos adaptados para a faixa etária para auxiliar na coleta de informações.

  • Papel
  • Lápis e borracha
  • Lápis de cor ou canetinhas
  • Acesso à internet
  • Livros e artigos científicos adaptados

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo