Banco da Turma

Desenvolvida por: Suelle… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Educação Financeira

O Banco da Turma é uma atividade pedagógica destinada aos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental com o objetivo de engajar os estudantes em práticas de cálculo e planejamento financeiro por meio de uma simulação de operações bancárias. Os alunos serão organizados em grupos e assumirão o papel de clientes de um banco fictício criado na sala. A cada grupo será entregue uma lista de compras contendo itens variados com preços estipulados. Utilizando moeda fictícia, os alunos deverão calcular o total a ser gasto com suas compras, aplicar descontos quando aplicável e determinar o valor do troco necessário, caso optem por pagar um valor superior ao total da compra. Esta atividade prática visa não apenas aprimorar as habilidades matemáticas dos estudantes, mas também incutir noções de consumo responsável e planejamento financeiro, destacando a importância das decisões de compra conscientes no cotidiano.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade Banco da Turma visa proporcionar aos alunos do 4º ano um ambiente de aprendizado prático sobre operações matemáticas básicas e noções introdutórias de educação financeira. Por meio de uma dinâmica de compra e venda simulada, os estudantes terão a oportunidade de praticar adição, subtração, multiplicação e divisão em um contexto significativo e relevante. Além disso, ao gerenciar a moeda fictícia e tomar decisões financeiras relacionadas à lista de compras, espera-se que os alunos desenvolvam habilidades de planejamento financeiro e reconheçam a importância do uso responsável do dinheiro, preparando-os para uma tomada de decisão mais consciente e ética no futuro.

  • Prática de operações matemáticas (adição, subtração, multiplicação e divisão) em situações de compra e venda
  • Compreensão do conceito de planejamento financeiro e consumo responsável
  • Desenvolvimento de habilidades de cálculo para determinação de descontos e trocos
  • Fomento ao raciocínio rápido e tomada de decisão baseada em cálculos

Habilidades Específicas BNCC

  • EF04MA25: Resolver e elaborar problemas que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordado na atividade Banco da Turma abrange a prática de operações básicas de matemática aplicadas ao contexto financeiro, introduzindo os estudantes aos conceitos de compra e venda, planejamento financeiro e consumo responsável. Integrando esses conceitos às habilidades matemáticas, os alunos irão desenvolver uma maior fluência aritmética e uma compreensão prática sobre gestão financeira, o que contribuirá significativamente para a sua formação integral como alunos conscientes e responsáveis.

  • Operações básicas de matemática (adição, subtração, multiplicação e divisão)
  • Conceitos de compra e venda
  • Planejamento financeiro e consumo responsável
  • Cálculo de descontos e determinação de trocos

Metodologia

Utilizando metodologias ativas, como Atividade Mão-na-massa e Aprendizagem Baseada em Jogos, a atividade Banco da Turma propõe uma abordagem interativa e divertida para o ensino de matemática e educação financeira. Os alunos serão imersos em uma simulação prática, onde se envolverão ativamente na resolução de problemas, tomada de decisões financeiras e trabalho em equipe. A abordagem escolhida promove não apenas o aprendizado ativo, mas também a colaboração e comunicação entre os alunos, aspectos fundamentais para seu desenvolvimento integral.

  • Simulação de compra e venda
  • Utilização de moeda fictícia para transações financeiras
  • Trabalho em equipe e tomada de decisão coletiva
  • Resolução de problemas de matemática aplicada a situações reais

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade Banco da Turma será realizada em uma aula de 50 minutos, dividida em fases distintas para assegurar o aproveitamento e engajamento dos alunos durante todo o processo.

  • Introdução ao tema e explicação da dinâmica (10 minutos)
  • Formação dos grupos e distribuição das listas de compras (5 minutos)
  • Execução da atividade de compra e venda (25 minutos)
  • Discussão sobre o aprendizado e reflexão sobre planejamento financeiro (10 minutos)

Avaliação

A avaliação da atividade Banco da Turma será contínua e formativa, considerando a participação dos alunos, o envolvimento nas fases da atividade, a precisão dos cálculos realizados e a capacidade de trabalhar em equipe. Os critérios de avaliação incluirão a correta aplicação das operações matemáticas na elaboração do orçamento, a eficácia na gestão da moeda fictícia e a participação na discussão final sobre os aprendizados relacionados ao planejamento financeiro e consumo responsável. Esta abordagem permitirá ao professor identificar tanto o progresso individual quanto coletivo, incentivando a reflexão contínua sobre os conceitos aprendidos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade Banco da Turma, serão necessários alguns recursos básicos que irão facilitar a execução e enriquecer a experiência de aprendizado dos alunos. Tais recursos incluem material para a confecção da moeda fictícia, listas de compras com itens variados e preços, além de materiais de escrita para anotações e cálculos. A preparação desses materiais com antecedência é essencial para assegurar que a atividade transcorra de maneira fluida e proveitosa para todos os envolvidos.

  • Moeda fictícia (pode ser feita de papel ou usar 'dinheiro' de jogos de tabuleiro)
  • Listas de compras com itens e preços variados
  • Lápis, canetas e bloco de notas para anotações e cálculos
  • Quadro-negro ou quadro branco para anotações gerais e orientações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo