Caça aos Acentos Mágicos

Desenvolvida por: Beatri… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Acentuação Gráfica

Em 'Caça aos Acentos Mágicos', os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental tornam-se detetives da língua portuguesa em uma jornada emocionante. Munidos de lupas de detetive, eles são desafiados a explorar a sala de aula em busca de palavras escondidas que estão desprovidas de acentos gráficos. Uma vez encontradas, cada grupo deve determinar corretamente se a palavra requer um acento agudo ou circunflexo. Essa determinação deve ser embasada nas regras específicas de acentuação para monossílabos tônicos terminados em 'a', 'e', 'o' e palavras oxítonas que tenham as mesmas terminações, podendo estas serem seguidas ou não de 's'. Ao promover esta atividade dinâmica, pretende-se não somente engajar os alunos através de uma movimentação ativa pela sala de aula, mas também fortalecer seu entendimento prático das regras de acentuação, tudo isso enquanto estimula a colaboração e o trabalho em equipe. Além do caráter lúdico, essa atividade serve como uma ferramenta de aplicação prática da matéria, facilitando a memorização das regras por meio da experiência direta.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão mais aprofundada e prática das regras de acentuação gráfica da língua portuguesa, especificamente focada em monossílabos tônicos e palavras oxítonas. Através da dinâmica de caça ao tesouro, os estudantes serão motivados a aplicar as regras de acentuação de forma ativa, o que facilita a retenção do conteúdo aprendido. Este método ativo de aprendizagem também visa fomentar o desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe, resolução de problemas e pensamento crítico, ao desafiá-los a justificar suas escolhas de acentuação baseando-se nas regras gramaticais estudadas.

  • Aplicar as regras de acentuação gráfica em monossílabos tônicos e palavras oxítonas.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a colaboração durante a atividade de pesquisa e descoberta.
  • Desenvolver habilidades de pensamento crítico através da justificativa das escolhas de acentuação.
  • Promover a movimentação e exploração do espaço físico como parte do processo de aprendizagem.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03LP04: Usar acento gráfico (agudo ou circunflexo) em monossílabos tônicos terminados em a, e, o e em palavras oxítonas terminadas em a, e, o, seguidas ou não de s.
  • EF03LP06: Identificar a sílaba tônica em palavras, classificando-as em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
  • EF03LP11: Ler e compreender, com autonomia, textos injuntivos instrucionais (receitas, instruções de montagem etc.), com a estrutura própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e mesclando palavras, imagens e recursos gráfico- visuais, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade inclui o estudo detalhado das regras de acentuação gráfica da língua portuguesa, com foco especial em monossílabos tônicos terminados em 'a', 'e', 'o', bem como palavras oxítonas com as mesmas terminações. Ao participarem da atividade, os alunos terão a oportunidade de aplicar estas regras de forma prática, favorecendo uma compreensão mais aprofundada e duradoura do conteúdo.

  • Regras de acentuação para monossílabos tônicos terminados em 'a', 'e', 'o'.
  • Regras de acentuação para palavras oxítonas terminadas em 'a', 'e', 'o', seguidas ou não de 's'.
  • Aplicação prática das regras de acentuação em um contexto de aprendizagem ativa.

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa, esta atividade é estruturada em torno de uma caça ao tesouro educativa onde os alunos, em pequenos grupos, utilizam lupas de detetive para encontrar palavras sem acentos escondidas pela sala. A colaboração e comunicação entre os membros do grupo são incentivadas, enquanto discutem e decidem sobre a acentuação correta das palavras encontradas. Este método propõe uma abordagem mais engajadora e prática do aprendizado das regras de acentuação.

  • Caça ao tesouro de palavras sem acento gráfico pela sala de aula.
  • Utilização de lupas de detetive para tornar a busca mais interessante.
  • Discussão em grupo para a aplicação das regras de acentuação.
  • Justificativa das escolhas de acentuação com base em regras gramaticais.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de três aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, serão introduzidas as regras de acentuação e explicadas as instruções da atividade. A segunda aula consistirá na execução da caça aos acentos. Na terceira aula, os grupos apresentarão suas palavras encontradas com os respectivos acentos e justificarão suas escolhas, seguidos de uma revisão e esclarecimento de dúvidas por parte do educador.

  • Aula 1: Introdução às regras de acentuação e instruções da atividade.
  • Aula 2: Execução da caça aos acentos.
  • Aula 3: Apresentação dos resultados, justificativa das escolhas e revisão.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação e engajamento dos alunos durante a atividade, a correção da aplicação das regras de acentuação nas palavras encontradas e a qualidade das justificativas apresentadas pelos grupos. Será dada especial atenção à capacidade dos alunos de trabalhar em equipe e utilizar o pensamento crítico para resolver as tarefas propostas. Exemplos de acentuação correta e justificativas bem fundamentadas serão discutidos e reconhecidos, incentivando o aprendizado contínuo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem lupas de detetive, que aumentarão o engajamento dos alunos na busca pelas palavras, e listas de palavras sem acentos distribuídas a cada grupo. A sala de aula deverá ser preparada antecipadamente, com palavras escondidas em diferentes locais. Além disso, cartazes com as regras de acentuação gráfica serão dispostos pela sala, servindo como referência durante a atividade.

  • Lupas de detetive.
  • Listas de palavras sem acentos para cada grupo.
  • Palavras impressas sem acentos para serem escondidas pela sala.
  • Cartazes com as regras de acentuação gráfica.

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