Arte e Tempo: A Linha do Tempo Visual

Desenvolvida por: Elioma… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: História da Arte

A atividade 'Arte e Tempo: A Linha do Tempo Visual' é uma proposta educativa que tem como objetivo promover o entendimento dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental sobre a evolução das artes visuais ao longo da história. Os estudantes serão divididos em grupos, e cada grupo será responsável por pesquisar e apresentar um movimento artístico ou época específica, como o Renascimento, Impressionismo, Arte Moderna, entre outros. Através do uso de materiais variados como papéis coloridos, recortes e desenhos, os alunos criarão seções de uma linha do tempo que será montada na sala de aula, proporcionando uma visão interativa e criativa da história da arte. Além do componente visual, cada grupo fará uma apresentação oral para destacar as principais características da época ou movimento que representam, mencionando artistas significantes e suas obras mais reconhecidas. Esta atividade engloba tanto a pesquisa e apreciação de obras de arte, quanto a experimentação prática dos estilos e técnicas estudadas, estimulando uma compreensão mais aprofundada e engajada da matéria.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa cultivar uma compreensão mais ampla e aprofundada da história da arte entre os alunos do 9º ano, promovendo habilidades de pesquisa, análise e apresentação. Através da criação de uma linha do tempo visual, os estudantes terão a oportunidade de explorar diferentes movimentos e épocas artísticas de maneira interativa e criativa. Além disso, a prática de realizar apresentações orais reforça a capacidade dos alunos de comunicar suas descobertas de maneira clara e coerente, promovendo habilidades de oratória e trabalho em equipe. Com este projeto, espera-se que os estudantes desenvolvam um apreço mais profundo pelas artes visuais, além de uma compreensão mais rica da sua evolução ao longo da história.

  • Compreender a história da arte e seus diferentes movimentos e épocas
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de obras artísticas
  • Praticar a expressão oral e visual através de apresentações e criação de materiais
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange um estudo amplo e diversificado dos movimentos e épocas artísticas desde o Renascimento até a Arte Moderna e Contemporânea. O foco é na apreciação e análise das características desses movimentos, os artistas que os definiram, e suas obras mais emblemáticas. Será dado ênfase na intersecção da arte com contextos históricos, políticos e sociais, e como esses aspectos influenciaram as expressões artísticas de diferentes épocas.

  • Introdução à História da Arte
  • Renascimento
  • Impressionismo
  • Arte Moderna
  • Arte Contemporânea
  • Análise de obras de artistas chave de cada movimento

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade é baseada em aprendizagem ativa, combinando estratégias como 'Atividade Mão-na-massa', 'Roda de Debate', 'Aprendizagem Baseada em Projetos', 'Sala de Aula Invertida', e 'Aprendizagem Baseada em Jogos'. Os alunos serão incentivados a se engajar na pesquisa e na criação de seções da linha do tempo, promovendo uma abordagem interativa ao aprendizado. As apresentações orais e as discussões em grupo proporcionam aos alunos a oportunidade de articular seus pensamentos e ideias, enquanto praticam a escuta ativa e o respeito pelas perspectivas dos outros.

  • Pesquisa guiada sobre movimentos/épocas artísticas
  • Criação colaborativa da linha do tempo visual
  • Apresentações orais dos grupos
  • Roda de debate sobre as obras e artistas estudados

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, haverá uma introdução ao projeto e os alunos serão divididos em grupos para iniciar suas pesquisas. A segunda aula será dedicada à montagem da linha do tempo e às apresentações orais de cada grupo.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e início da pesquisa
  • Aula 2: Montagem da linha do tempo e apresentações

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada em critérios como a profundidade e precisão da pesquisa realizada, a criatividade e clareza na criação da seção da linha do tempo, a eficácia e clareza da apresentação oral, bem como a capacidade de trabalhar em equipe. Um rubrica detalhada será fornecida, delineando os critérios específicos para avaliação do projeto e da apresentação, permitindo uma apreciação justa e objetiva do trabalho dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem materiais para a criação da linha do tempo, como papéis coloridos, recortes e desenhos, além de acesso à internet para a pesquisa. Também serão utilizadas ferramentas como projetor ou smart TV para as apresentações e um espaço adequado para a montagem da linha do tempo.

  • Materiais para confecção da linha do tempo (papéis coloridos, tesouras, cola, etc.)
  • Acesso à internet para pesquisa
  • Projetor ou smart TV para apresentações
  • Espaço na sala de aula para montagem da linha do tempo

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo