Na atividade 'Exploradores Digitais: Navegando e Apresentando o Mundo Virtual', os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental serão estimulados a desenvolver suas habilidades de pesquisa, análise crítica e apresentação. Divididos em grupos, cada um investigará um aspecto específico do mundo digital, como redes sociais, jogos online, aplicativos educacionais, ou segurança na internet. Utilizando a internet como ferramenta de pesquisa, eles deverão filtrar as informações obtidas e preparar uma apresentação clara, dinâmica e informativa para compartilhar com os colegas. A preparação dos slides deve considerar a organização do conteúdo, a legibilidade das fontes, a adequação das imagens e o uso de efeitos de transição, visando engajar a audiência. Ao final das apresentações, um debate será realizado para discutir as descobertas e reflexões geradas, promovendo um ambiente de aprendizado coletivo e crítico sobre o mundo digital.
Este plano de aula tem como objetivo principal capacitar os alunos a navegar de forma crítica e consciente pelo mundo digital, aproveitando as tecnologias disponíveis para fins educacionais e de desenvolvimento pessoal. Além disso, visa aprimorar habilidades de pesquisa, seleção de informações relevantes, organização de ideias e comunicação efetiva, tanto na modalidade escrita quanto oral. Através desta atividade, os estudantes também serão incentivados a desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe, aprimorando a colaboração e o respeito pelas opiniões divergentes, habilidades essenciais para o século XXI.
O conteúdo programático desta atividade aborda aspectos multifacetados do mundo digital, estimulando uma compreensão holística e crítica sobre as ferramentas tecnológicas e a maneira como interagimos com elas. Cobrindo temas desde redes sociais, segurança na internet, até jogos online e aplicativos educacionais, os alunos ganharão insights importantes sobre o papel da tecnologia em suas vidas e na sociedade.
Utilizando a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', este plano incentiva os alunos a se tornarem protagonistas de seu processo de aprendizagem. Antes das aulas, os alunos serão orientados a fazer uma pesquisa preliminar sobre os temas designados aos seus grupos. Nas aulas, após a formação dos grupos, haverá uma fase de aprofundamento da pesquisa e elaboração das apresentações com supervisão e orientação constante. A atividade será concluída com as apresentações dos grupos e um debate orientado pelo professor, proporcionando reflexão e troca de ideias.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos se dedicarão à pesquisa, organização da informação e preparação dos slides. A segunda aula será reservada para as apresentações e para o debate sobre os temas explorados.
A avaliação será baseada na qualidade da pesquisa realizada, na eficácia e criatividade da apresentação dos slides, e nas habilidades de comunicação oral demonstradas durante as apresentações. O debate subsequente também será considerado, avaliando a capacidade do aluno de argumentar, refletir e interagir com os colegas sobre os temas discutidos. Serão avaliados aspectos como a organização do conteúdo, a clareza da comunicação, a originalidade das ideias, o trabalho em equipe e a participação no debate.
Para a execução desta atividade, serão necessários computadores com acesso à internet, projetor e tela para as apresentações, além de ferramentas de criação de slides como PowerPoint, Google Slides ou similares. Materiais complementares, como vídeos educativos, artigos e sites confiáveis, também serão disponibilizados para enriquecer a pesquisa dos alunos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula