Exploradores Digitais: Navegando e Apresentando o Mundo Virtual

Desenvolvida por: Jackso… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Tecnologia da Informação e Comunicação; Língua Portuguesa
Temática: Mundo Digital

Na atividade 'Exploradores Digitais: Navegando e Apresentando o Mundo Virtual', os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental serão estimulados a desenvolver suas habilidades de pesquisa, análise crítica e apresentação. Divididos em grupos, cada um investigará um aspecto específico do mundo digital, como redes sociais, jogos online, aplicativos educacionais, ou segurança na internet. Utilizando a internet como ferramenta de pesquisa, eles deverão filtrar as informações obtidas e preparar uma apresentação clara, dinâmica e informativa para compartilhar com os colegas. A preparação dos slides deve considerar a organização do conteúdo, a legibilidade das fontes, a adequação das imagens e o uso de efeitos de transição, visando engajar a audiência. Ao final das apresentações, um debate será realizado para discutir as descobertas e reflexões geradas, promovendo um ambiente de aprendizado coletivo e crítico sobre o mundo digital.

Objetivos de Aprendizagem

Este plano de aula tem como objetivo principal capacitar os alunos a navegar de forma crítica e consciente pelo mundo digital, aproveitando as tecnologias disponíveis para fins educacionais e de desenvolvimento pessoal. Além disso, visa aprimorar habilidades de pesquisa, seleção de informações relevantes, organização de ideias e comunicação efetiva, tanto na modalidade escrita quanto oral. Através desta atividade, os estudantes também serão incentivados a desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe, aprimorando a colaboração e o respeito pelas opiniões divergentes, habilidades essenciais para o século XXI.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica de informações no contexto digital.
  • Aprimorar a capacidade de apresentar informações de forma clara, organizada e envolvente.
  • Incentivar o uso consciente e responsável das tecnologias digitais.
  • Promover o trabalho em equipe e o debate construtivo sobre temas atuais relacionados ao mundo digital.
  • Fomentar a habilidade de comunicação, a partir da elaboração e apresentação de slides.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP19: Analisar, em gêneros orais que envolvam argumentação, os efeitos de sentido de elementos típicos da modalidade falada, como a pausa, a entonação, o ritmo, a gestualidade e expressão facial, as hesitações etc.
  • EF69LP40: Analisar, em gravações de seminários, conferências rápidas, trechos de palestras, dentre outros, a construção composicional dos gêneros de apresentação – abertura/saudação, introdução ao tema, apresentação do plano de exposição, desenvolvimento dos conteúdos, por meio do encadeamento de temas e subtemas (coesão temática), síntese final e/ou conclusão, encerramento –, os elementos paralinguísticos (tais como: tom e volume da voz, pausas e hesitações – que, em geral, devem ser minimizadas –, modulação de voz e entonação, ritmo, respiração etc.) e cinésicos (tais como: postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia, modulação de voz e entonação, sincronia da fala com ferramenta de apoio etc.), para melhor performar apresentações orais no campo da divulgação do conhecimento.
  • EF69LP41: Usar adequadamente ferramentas de apoio a apresentações orais, escolhendo e usando tipos e tamanhos de fontes que permitam boa visualização, topicalizando e/ou organizando o conteúdo em itens, inserindo de forma adequada imagens, gráficos, tabelas, formas e elementos gráficos, dimensionando a quantidade de texto (e imagem) por slide, usando progressivamente e de forma harmônica recursos mais sofisticados como efeitos de transição, slides mestres, layouts personalizados etc.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade aborda aspectos multifacetados do mundo digital, estimulando uma compreensão holística e crítica sobre as ferramentas tecnológicas e a maneira como interagimos com elas. Cobrindo temas desde redes sociais, segurança na internet, até jogos online e aplicativos educacionais, os alunos ganharão insights importantes sobre o papel da tecnologia em suas vidas e na sociedade.

  • Redes Sociais: Funcionamentos, Impactos Sociais e Pessoais.
  • Jogos Online: Aspectos Educacionais e Socioculturais.
  • Aplicativos Educacionais: Benefícios e Limitações.
  • Segurança na Internet: Práticas de Navegação Segura.
  • Ética Digital e Cidadania Online.

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', este plano incentiva os alunos a se tornarem protagonistas de seu processo de aprendizagem. Antes das aulas, os alunos serão orientados a fazer uma pesquisa preliminar sobre os temas designados aos seus grupos. Nas aulas, após a formação dos grupos, haverá uma fase de aprofundamento da pesquisa e elaboração das apresentações com supervisão e orientação constante. A atividade será concluída com as apresentações dos grupos e um debate orientado pelo professor, proporcionando reflexão e troca de ideias.

  • Pesquisa Preliminar: Orientação para pesquisa em casa.
  • Formação de Grupos: Divisão da turma em pequenos grupos.
  • Aprofundamento da Pesquisa: Orientações e recursos para a pesquisa online.
  • Elaboração das Apresentações: Utilização de ferramentas digitais para criação de slides.
  • Apresentações e Debates: Exposição do trabalho e discussão sobre os temas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos se dedicarão à pesquisa, organização da informação e preparação dos slides. A segunda aula será reservada para as apresentações e para o debate sobre os temas explorados.

  • Aula 1: Pesquisa, organização da informação e preparação dos slides.
  • Aula 2: Apresentações dos grupos e debate.

Avaliação

A avaliação será baseada na qualidade da pesquisa realizada, na eficácia e criatividade da apresentação dos slides, e nas habilidades de comunicação oral demonstradas durante as apresentações. O debate subsequente também será considerado, avaliando a capacidade do aluno de argumentar, refletir e interagir com os colegas sobre os temas discutidos. Serão avaliados aspectos como a organização do conteúdo, a clareza da comunicação, a originalidade das ideias, o trabalho em equipe e a participação no debate.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários computadores com acesso à internet, projetor e tela para as apresentações, além de ferramentas de criação de slides como PowerPoint, Google Slides ou similares. Materiais complementares, como vídeos educativos, artigos e sites confiáveis, também serão disponibilizados para enriquecer a pesquisa dos alunos.

  • Computadores com acesso à internet.
  • Projetor e tela para apresentações.
  • Software ou aplicativo para criação de slides (PowerPoint, Google Slides, etc.).
  • Links para vídeos educativos e artigos.
  • Lista de sites confiáveis para pesquisa.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo