Exploradores da Modalidade

Desenvolvida por: Fabian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Modalização nos Textos Jurídicos e Políticos

A atividade 'Exploradores da Modalidade' é elaborada para fornecer aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental um entendimento prático sobre os diferentes aspectos da modalização nos textos jurídicos e políticos, cobrindo obrigatoriedade, permissibilidade, possibilidade e juízo de valor. Através de uma dinâmica de estações temáticas, os estudantes terão a oportunidade de explorar cada conceito, analisando exemplos reais e criando exemplos coletivos. O objetivo é permitir que os alunos não apenas compreendam esses aspectos teóricos, mas também pratiquem a aplicação de tais conceitos por meio de debates moderados e apresentações em grupo. Antes da realização da atividade, os alunos receberão materiais de leitura e vídeos para garantir um preparo prévio e seguro, maximizando o engajamento e a compreensão durante as estações práticas na sala de aula.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade são diversificados e focam na ampliação do repertório lingüístico dos alunos relacionado à modalização nos textos jurídicos e políticos. Pretende-se que, ao final, os alunos sejam capazes de identificar e diferenciar modalidades deônticas de apreciativas nos textos, aplicar adequadamente ferramentas visuais e de oratória nas suas apresentações, além de desenvolver habilidades de argumentação e debate. A atividade visa, outrossim, aprimorar o pensamento crítico e a capacidade de análise textual, habilidades essenciais para a interpretação de diversos gêneros textuais.

  • Identificar as modalidades deônticas (obrigatoriedade, permissibilidade e possibilidade) e apreciativas (juízo de valor) nos textos jurídicos e políticos.
  • Aplicar conceitos de modalização na criação coletiva de exemplos textuais.
  • Desenvolver habilidades de oratória e utilização de ferramentas visuais em apresentações.
  • Aprimorar o pensamento crítico e a capacidade de análise e interpretação de textos.
  • Praticar a argumentação e o debate construtivo em situações de aprendizado prático.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP28: Observar os mecanismos de modalização adequados aos textos jurídicos, as modalidades deônticas, que se referem ao eixo da conduta (obrigatoriedade/permissibilidade) como, por exemplo: Proibição: 'Não se deve fumar em recintos fechados.'; Obrigatoriedade: 'A vida tem que valer a pena.'; Possibilidade: 'É permitido a entrada de menores acompanhados de adultos responsáveis', e os mecanismos de modalização adequados aos textos políticos e propositivos, as modalidades apreciativas, em que o locutor exprime um juízo de valor (positivo ou negativo) acerca do que enuncia. Por exemplo: 'Que belo discurso!', 'Discordo das escolhas de Antônio.' 'Felizmente, o buraco ainda não causou acidentes mais graves.'
  • EF69LP41: Usar adequadamente ferramentas de apoio a apresentações orais, escolhendo e usando tipos e tamanhos de fontes que permitam boa visualização, topicalizando e/ou organizando o conteúdo em itens, inserindo de forma adequada imagens, gráficos, tabelas, formas e elementos gráficos, dimensionando a quantidade de texto (e imagem) por slide, usando progressivamente e de forma harmônica recursos mais sofisticados como efeitos de transição, slides mestres, layouts personalizados etc.
  • EF09LP05: Identificar, em textos lidos e em produções próprias, orações com a estrutura sujeito-verbo de ligação-predicativo.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange o estudo detalhado da modalização em textos, especificamente nos contextos jurídico e político. Através de uma metodologia ativa e prática, os alunos serão desafiados a explorar e aplicar conceitos de obrigação, permissão, possibilidade e juízo de valor, além de aperfeiçoar suas habilidades de comunicação oral e visual.

  • Definição e exemplos de modalidades deônticas e apreciativas.
  • Análise de textos jurídicos e políticos reais para identificação de modalidades.
  • Criação coletiva de exemplos que ilustrem as modalidades exploradas.
  • Técnicas e práticas de oratória e desenvolvimento de apresentações eficazes.
  • Uso de ferramentas visuais em apresentações.

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', esta atividade promove um ambiente de aprendizado colaborativo e prático. Além do estudo prévio através de materiais fornecidos, os alunos participarão ativamente em estações temáticas, debates e apresentações. A rotação pelas estações permite uma experiência diversificada e profunda dos temas abordados.

  • Sala de Aula Invertida para preparo prévio.
  • Estações temáticas para exploração prática dos conceitos.
  • Análise colaborativa de textos escolhidos.
  • Criação coletiva e debates moderados.
  • Apresentações finais dos grupos com feedback da classe e do professor.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Exploradores da Modalidade' será realizada ao longo de 6 aulas de 50 minutos cada, distribuídas em duas semanas. As primeiras duas aulas serão dedicadas ao estudo independente do material fornecido e preparação inicial. As seguintes três aulas envolverão o trabalho nas estações temáticas e debates. A última aula será destinada às apresentações finais dos grupos.

  • Aula 1: Estudo independente do material preparatório.
  • Aula 2: Preparação inicial e revisão dos conceitos com o professor.
  • Aulas 3 a 5: Trabalho em estações temáticas e debates.
  • Aula 6: Apresentações finais e feedback.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Exploradores da Modalidade' se baseará na participação ativa dos alunos nas estações temáticas, na qualidade dos exemplos criados coletivamente, e na eficácia das apresentações finais, incluindo o uso de ferramentas visuais e habilidades de oratória. Será utilizada uma rubrica de avaliação para medir o desempenho nos diferentes aspectos da atividade, possibilitando uma avaliação holística e justa de cada aluno e grupo.

Materiais e ferramentas:

Para a execução bem-sucedida desta atividade, serão necessários materiais de leitura e vídeos preparatórios sobre modalização nos textos jurídicos e políticos, equipamento para reprodução de mídia, materiais para anotações e criação de exemplos, além de recursos para elaboração e apresentação de slides. A disponibilidade de um espaço que permita a formação de estações temáticas é essencial para a dinâmica planejada.

  • Materiais de leitura e vídeos prévios sobre modalização.
  • Equipamento para reprodução de mídia e apresentações.
  • Papéis, canetas e materiais para criação de exemplos.
  • Software para elaboração de apresentações em slides.
  • Espaço de sala de aula adaptado para estações temáticas.

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