Na atividade 'Criadores de Cartazes', os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar a criatividade e o trabalho colaborativo através da elaboração de cartazes para promover eventos fictícios da escola. Esta atividade prática inicia com uma fase de brainstorming em grupo, onde os estudantes discutem ideias para o conteúdo do cartaz, considerando aspectos como linguagem persuasiva, adequação de elementos visuais e textuais, e apresentação gráfica, conforme orienta a habilidade EF02LP18 da BNCC. Após concordarem sobre um plano, cada grupo procede com a criação do cartaz, aplicando conceitos de escrita partilhada e design. Ao final, os cartazes serão apresentados para toda a turma, o que permitirá uma troca rica de feedbacks e apreciação do trabalho coletivo, além de fomentar a prática da crítica construtiva e da apreciação artística entre os alunos.
O foco dessa atividade é estimular nos alunos habilidades essenciais de comunicação e expressão através da produção textual e visual, fomentando o desenvolvimento da capacidade de planejar e executar trabalhos em grupo que demandam criatividade e colaboração. Além disso, busca-se aprimorar a compreensão e aplicação da linguagem persuasiva, em conjunto com os elementos visuais e textuais para transmitir mensagens eficazes através de cartazes, alinhando-se aos objetivos de aprendizagem propostos pela BNCC.
Esta atividade se insere no âmbito da produção de textos e do conhecimento artístico e gráfico, permitindo aos alunos explorar diversos aspectos da comunicação visual e textual. Ao longo das aulas, os estudantes terão a chance de discutir e aplicar conceitos chave de design, como layout, escolha de cores, tipografia, além da organização textual que inclui a correta utilização de grafias, pontuação e estruturas silábicas, visando uma comunicação eficaz e persuasiva com o público alvo.
Adotaremos metodologias ativas como 'Atividade Mão-na-massa' e 'Aprendizagem Baseada em Jogos' para envolver os alunos de forma prática e lúdica na produção dos cartazes. Inicialmente, haverá uma introdução ao projeto e discussão em grupos para fomentar o pensamento crítico e criativo. Posteriormente, os alunos entrarão na fase de criação, onde poderão aplicar seus conhecimentos de forma prática e colaborativa, utilizando materiais diversificados. Serão encorajadas iterações constantes entre os membros do grupo para refinamento das ideias e do produto final.
A atividade será realizada em 4 aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a introdução ao projeto e a formação dos grupos. Na segunda aula, os grupos discutirão e planejarão o conteúdo do cartaz. A terceira aula será dedicada à produção dos cartazes. Na quarta e última aula, os grupos apresentarão os cartazes para a turma, seguido de uma sessão de feedback.
A avaliação será baseada tanto no processo de criação quanto no produto final. Será observado o envolvimento e contribuição de cada aluno no trabalho em grupo, a criatividade e originalidade das ideias, o uso adequado da linguagem persuasiva e dos elementos visuais e textuais conforme discutido nas aulas. Além disso, a capacidade de apresentar o cartaz e participar de forma construtiva na sessão de feedback serão também consideradas. Exemplos práticos de avaliação incluirão a coesão e coerência do conteúdo, a adequação do design e a clareza da mensagem.
Os recursos necessários para a atividade incluem papel cartão e outros materiais de desenho e pintura, como canetinhas, lápis de cor e colas. Ferramentas digitais de design gráfico também podem ser exploradas, caso disponíveis. Recursos adicionais incluem exemplos de cartazes eficazes para inspiração e guias sobre princípios de design gráfico e linguagem persuasiva.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula