Criadores de Cartazes

Desenvolvida por: Mônica (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção Textual e Visual

Na atividade 'Criadores de Cartazes', os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar a criatividade e o trabalho colaborativo através da elaboração de cartazes para promover eventos fictícios da escola. Esta atividade prática inicia com uma fase de brainstorming em grupo, onde os estudantes discutem ideias para o conteúdo do cartaz, considerando aspectos como linguagem persuasiva, adequação de elementos visuais e textuais, e apresentação gráfica, conforme orienta a habilidade EF02LP18 da BNCC. Após concordarem sobre um plano, cada grupo procede com a criação do cartaz, aplicando conceitos de escrita partilhada e design. Ao final, os cartazes serão apresentados para toda a turma, o que permitirá uma troca rica de feedbacks e apreciação do trabalho coletivo, além de fomentar a prática da crítica construtiva e da apreciação artística entre os alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O foco dessa atividade é estimular nos alunos habilidades essenciais de comunicação e expressão através da produção textual e visual, fomentando o desenvolvimento da capacidade de planejar e executar trabalhos em grupo que demandam criatividade e colaboração. Além disso, busca-se aprimorar a compreensão e aplicação da linguagem persuasiva, em conjunto com os elementos visuais e textuais para transmitir mensagens eficazes através de cartazes, alinhando-se aos objetivos de aprendizagem propostos pela BNCC.

  • Explorar a criatividade na elaboração de mensagens visuais e textuais.
  • Desenvolver habilidades de trabalho colaborativo.
  • Aprimorar o uso de linguagem persuasiva em contextos variados.
  • Entender e aplicar elementos de design gráfico na criação de cartazes.
  • Praticar a escrita compartilhada e planejamento textual e visual em grupos.

Conteúdo Programático

Esta atividade se insere no âmbito da produção de textos e do conhecimento artístico e gráfico, permitindo aos alunos explorar diversos aspectos da comunicação visual e textual. Ao longo das aulas, os estudantes terão a chance de discutir e aplicar conceitos chave de design, como layout, escolha de cores, tipografia, além da organização textual que inclui a correta utilização de grafias, pontuação e estruturas silábicas, visando uma comunicação eficaz e persuasiva com o público alvo.

  • Linguagem persuasiva: conceitos e aplicações.
  • Elementos visuais em cartazes: layout, cores, tipografia.
  • Produção textual: escrita compartilhada, correção gramatical, pontuação.
  • Trabalho colaborativo: planejamento e execução em grupo.
  • Apresentação e avaliação de projetos: técnicas de feedback e comunicação.

Metodologia

Adotaremos metodologias ativas como 'Atividade Mão-na-massa' e 'Aprendizagem Baseada em Jogos' para envolver os alunos de forma prática e lúdica na produção dos cartazes. Inicialmente, haverá uma introdução ao projeto e discussão em grupos para fomentar o pensamento crítico e criativo. Posteriormente, os alunos entrarão na fase de criação, onde poderão aplicar seus conhecimentos de forma prática e colaborativa, utilizando materiais diversificados. Serão encorajadas iterações constantes entre os membros do grupo para refinamento das ideias e do produto final.

  • Divisão em grupos para brainstorming e planejamento do cartaz.
  • Discussão sobre elementos de um cartaz eficaz.
  • Aplicação prática de conceitos de design gráfico e linguagem textual.
  • Utilização de técnicas de escrita compartilhada e feedback.
  • Apresentação dos cartazes e sessão de avaliação crítica entre os alunos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em 4 aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a introdução ao projeto e a formação dos grupos. Na segunda aula, os grupos discutirão e planejarão o conteúdo do cartaz. A terceira aula será dedicada à produção dos cartazes. Na quarta e última aula, os grupos apresentarão os cartazes para a turma, seguido de uma sessão de feedback.

  • Aula 1: Introdução e formação de grupos.
  • Aula 2: Discussão e planejamento do conteúdo dos cartazes.
  • Aula 3: Criação dos cartazes.
  • Aula 4: Apresentação dos cartazes e feedback.

Avaliação

A avaliação será baseada tanto no processo de criação quanto no produto final. Será observado o envolvimento e contribuição de cada aluno no trabalho em grupo, a criatividade e originalidade das ideias, o uso adequado da linguagem persuasiva e dos elementos visuais e textuais conforme discutido nas aulas. Além disso, a capacidade de apresentar o cartaz e participar de forma construtiva na sessão de feedback serão também consideradas. Exemplos práticos de avaliação incluirão a coesão e coerência do conteúdo, a adequação do design e a clareza da mensagem.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem papel cartão e outros materiais de desenho e pintura, como canetinhas, lápis de cor e colas. Ferramentas digitais de design gráfico também podem ser exploradas, caso disponíveis. Recursos adicionais incluem exemplos de cartazes eficazes para inspiração e guias sobre princípios de design gráfico e linguagem persuasiva.

  • Papel cartão e materiais de desenho e pintura.
  • Computadores com software de design gráfico (opcional).
  • Exemplos de cartazes e materiais de referência sobre design e linguagem persuasiva.
  • Ferramentas para feedback e avaliação, como rubricas e guias.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo