Quem Sou Eu? - A Edição Misteriosa

Desenvolvida por: Carla … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Comunicação e expressão

A atividade 'Quem Sou Eu? - A Edição Misteriosa' é um jogo interativo destinado a alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, onde eles são motivados a se conhecer melhor e a desenvolver habilidades de comunicação e escuta ativa. Nesta versão do jogo, a sala de aula será dividida em pequenos grupos, e em um sistema de rodízio, cada estudante terá a oportunidade de descrever-se utilizando apenas características pessoais significativas, gostos e hobbies, evitando revelar seu nome. Os colegas de grupo terão o desafio de adivinhar quem é esse aluno misterioso, baseando-se nas dicas fornecidas. A dinâmica encoraja a atenção concentrada, a observação acurada entre pares, o respeito aos turnos de fala e a prática de formulação de perguntas perspicazes e relevantes, contribuindo para um ambiente de aprendizado cooperativo e de respeito mútuo entre os estudantes.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como principal objetivo fomentar a comunicação eficaz e a escuta ativa entre os alunos, habilidades fundamentais não apenas para a vida acadêmica mas também para o convívio social e profissional. Além disso, visa estimular o pensamento crítico e a capacidade de observação, à medida que os estudantes devem concentrar-se nas pistas fornecidas para identificar o colega misterioso. É também uma ótima oportunidade para promover a inclusão e valorizar a diversidade, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais dentro do grupo.

  • Desenvolver habilidades de comunicação e expressão oral.
  • Praticar a escuta ativa e o respeito aos turnos de fala.
  • Estimular o pensamento crítico e a observação.
  • Promover a inclusão e valorizar a diversidade.
  • Fomentar um ambiente de aprendizado cooperativo.

Conteúdo Programático

A atividade 'Quem Sou Eu? - A Edição Misteriosa' insere-se no conteúdo programático centrado na comunicação e expressão, complementando o ensino de Linguagens de forma dinâmica. Abordando conceitos-chave como comunicação eficaz, escuta ativa, e expressão oral, esta atividade extrapola o conteúdo tradicional dos livros didáticos, convidando os alunos a aplicar estes conceitos em um contexto prático e interativo.

  • Comunicação eficaz
  • Expressão oral
  • Escuta ativa
  • Formulação de perguntas
  • Turnos de fala

Metodologia

A metodologia adotada para esta atividade é a Aprendizagem Baseada em Jogos, que utiliza o lúdico como ferramenta para o ensino e a aprendizagem. Por meio desta abordagem, os alunos são incentivados a participar ativamente do processo educativo, transformando a aula em um espaço de descoberta e interação. O jogo 'Quem Sou Eu? - A Edição Misteriosa' será conduzido em pequenos grupos, onde a colaboração e o respeito mútuo serão essenciais para o sucesso da dinâmica.

  • Aprendizagem Baseada em Jogos
  • Trabalho em grupo
  • Respeito aos turnos de fala
  • Formulação de perguntas relevantes
  • Observação e dedução

Aulas e Sequências Didáticas

A totalidade desta atividade será realizada em uma aula de 90 minutos, permitindo um tempo adequado para a explicação das regras, formação dos grupos, execução do jogo em rodízio, e um breve momento para reflexão e feedback ao final.

  • Aula 1: Explicação das regras e formação dos grupos (15 minutos)
  • Aula 1: Execução do jogo 'Quem Sou Eu? - A Edição Misteriosa' (60 minutos)
  • Aula 1: Reflexão e feedback (15 minutos)

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada de forma formativa, observando a participação ativa, o engajamento, e a habilidade de cada aluno em respeitar os turnos de fala, formular perguntas coerentes e ouvir atentamente. Será dada atenção especial à capacidade de colaboração dentro dos grupos e à habilidade de usar as pistas fornecidas para adivinhar corretamente os colegas. Feedbacks construtivos serão fornecidos ao término da atividade para incentivar a reflexão individual e o crescimento contínuo dos estudantes em relação aos objetivos de aprendizagem propostos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a execução desta atividade são minimalistas, destacando-se a importância de um ambiente acolhedor que favoreça a expressão e a interação entre os alunos. Serão utilizadas folhas de papel e canetas para anotação das características pessoais pelos estudantes no início da atividade, além de um cronômetro para controlar o tempo de cada rodada do jogo.

  • Folhas de papel
  • Canetas ou lápis
  • Cronômetro

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo