A Grande Caça ao Dicionário

Desenvolvida por: Giseld… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Uso do dicionário e compreensão de vocabulário

A atividade 'A Grande Caça ao Dicionário' é projetada para engajar os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental em uma experiência de aprendizado prático e colaborativo, utilizando o dicionário como uma ferramenta importante para o aprimoramento de suas habilidades linguísticas. Divididos em pequenos grupos, cada um receberá uma lista de palavras cuidadosamente selecionadas, que incluem termos com grafias complicadas, irregulares e palavras menos usuais. Usando dicionários, o principal objetivo será não somente encontrar a correta ortografia dessas palavras, mas também entender seus significados e identificar possíveis sinônimos. Esta dinâmica pretende estimular a curiosidade, desenvolver habilidades de pesquisa e fortalecer a competência em ortografia, além de familiarizar os estudantes com o uso frequente do dicionário como uma valiosa fonte de conhecimento e esclarecimento de dúvidas linguísticas. Ao terminar a pesquisa, cada grupo compartilhará suas descobertas, enfatizando as palavras que trouxeram maiores desafios, promovendo assim uma troca rica em aprendizados e incentivo à superação de dificuldades comuns.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem o propósito de estimular nos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental a habilidade de pesquisa e o hábito de recorrer ao dicionário para resolver dúvidas sobre a escrita e o significado das palavras. Busca-se, através deste exercício, aprimorar a compreensão e o uso corretos do vocabulário, incentivando o desenvolvimento da autonomia do aluno no processo de aprendizagem. Além disso, ao trabalhar em grupo, objetiva-se promover a colaboração e a comunicação entre os alunos, habilidades essenciais para o seu crescimento tanto acadêmico quanto pessoal.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa utilizando o dicionário.
  • Familiarizar os alunos com grafias complicadas e irregulares.
  • Incentivar a autonomia dos alunos na resolução de dúvidas ortográficas.
  • Promover a interação e colaboração através do trabalho em grupo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF35LP12: Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema-grafema.
  • EF35LP30: Diferenciar discurso indireto e discurso direto, determinando o efeito de sentido de verbos de enunciação e explicando o uso de variedades linguísticas no discurso direto, quando for o caso.

Conteúdo Programático

Através de 'A Grande Caça ao Dicionário', espera-se que os alunos aprofundem seu conhecimento sobre o uso prático do dicionário, explorando a diversidade da língua portuguesa e suas complexidades ortográficas. Além de reconhecerem a importância desse recurso para o esclarecimento de dúvidas linguísticas, serão capazes de entender a importância dos sinônimos para o enriquecimento vocabular, bem como suas implicações para a clareza e precisão da comunicação escrita e oral.

  • Uso do dicionário
  • Ortografia: grafias complicadas e irregulares
  • Vocabulário: significados e sinônimos
  • Trabalho em grupo e colaboração

Metodologia

Para concretizar os objetivos de aprendizagem, a atividade será baseada na metodologia ativa. Os alunos, agrupados, terão o papel principal no processo de descoberta e aprendizado. Guiados pela lista de palavras fornecida pelo educador, cada grupo assumirá a responsabilidade de pesquisar e discutir, utilizando o dicionário como principal ferramenta. Este método promove não apenas a aprendizagem autônoma mas também estimula a habilidade de trabalhar em equipe, desenvolvendo a comunicação e resolução de problemas de forma colaborativa.

  • Formação de pequenos grupos para pesquisa colaborativa.
  • Uso ativo do dicionário para descoberta de significados e ortografia.
  • Discussão e compartilhamento em grupo das descobertas.
  • Apresentação e reflexão sobre os desafios encontrados.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma duração total de 2 horas, dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos à atividade, divididos em grupos e começarão a pesquisa no dicionário. A segunda aula será dedicada à finalização das pesquisas, discussões em grupo, e à apresentação das descobertas à turma.

  • Aula 1: Introdução e início da pesquisa.
  • Aula 2: Finalização da pesquisa, discussão e apresentação.

Avaliação

A avaliação da atividade 'A Grande Caça ao Dicionário' se dará de maneira formativa, considerando o processo de aprendizado tanto individual quanto em grupo. Avaliar-se-á a participação ativa dos alunos, sua capacidade de pesquisa e utilização do dicionário, bem como a qualidade das discussões em grupo. A apresentação das descobertas servirá não apenas para compartilhar o aprendizado, mas também como uma oportunidade de avaliar a capacidade dos alunos de sintetizar e comunicar suas descobertas. Será valorizado o esforço na superação das dificuldades encontradas durante a pesquisa das palavras.

Materiais e ferramentas:

Os principais recursos para esta atividade são dicionários em quantidade suficiente para que cada grupo tenha pelo menos um à disposição. Além disso, será necessária uma lista de palavras selecionadas pelo educador, desafiadoras porém adequadas ao nível de conhecimento dos alunos. Recomenda-se também o uso de um quadro-branco ou flip-chart para que os grupos possam compartilhar suas descobertas com os demais colegas ao final da atividade.

  • Dicionários impressos
  • Lista de palavras com grafias complicadas/irregulares
  • Quadro-branco ou flip-chart
  • Marcadores ou giz

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo