Festival de Parlendas

Desenvolvida por: Eliane… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Cultura Popular

O Festival de Parlendas é uma atividade interativa e lúdica, planejada para envolver os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental no registro e apresentação de elementos da cultura popular, como parlendas, trava-línguas e cantigas. Com duração de duas horas, os alunos, organizados individualmente ou em grupos, escolherão uma parlenda, trava-língua ou cantiga para explorar. A atividade se inicia com a escolha do texto por cada grupo, seguida pela fase de escrita do mesmo em um grande papel com a ajuda do professor, promovendo assim a prática da escrita alfabética e a observação das características das escritas convencionais. Posteriormente, os alunos apresentarão suas escolhas aos colegas, em um momento de compartilhamento e apreciação da diversidade cultural presente na sala de aula. Este Festival promove a interação entre os alunos, estimula o desenvolvimento da oralidade, a capacidade de trabalhar em grupo e a conscientização sobre a importância da cultura popular na formação da identidade individual e coletiva.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é proporcionar aos alunos uma oportunidade de praticar a escrita de palavras e frases de maneira alfabética, além de familiarizá-los com as características das escritas convencionais, através da observação e comparação com suas próprias produções. Ao mobilizar conhecimentos sobre cantigas, quadrinhas, parlendas e trava-línguas, a atividade visa também aprimorar a habilidade dos alunos de registrar textos em colaboração, considerando sua finalidade, tema e situação comunicativa. Espera-se, assim, desenvolver habilidades de leitura, escrita, oralidade e trabalho em equipe, além de promover uma valiosa apreciação da cultura popular brasileira.

  • Praticar a escrita alfabética através da transcrição de parlendas, trava-línguas e cantigas.
  • Observar e comparar escritas convencionais com as produções dos alunos, identificando semelhanças e diferenças.
  • Registrar em colaboração textos do campo da vida cotidiana, considerando sua situação comunicativa.
  • Desenvolver habilidades de leitura e oralidade por meio da apresentação das parlendas escolhidas.
  • Promover o trabalho em equipe, respeitando as escolhas e contribuições de cada aluno.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP02: Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
  • EF01LP03: Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
  • EF01LP18: Registrar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cantigas, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático para esta atividade inclui o estudo e a prática de gêneros textuais do campo da vida cotidiana, como parlendas, trava-línguas e cantigas, que fazem parte da cultura popular brasileira. Ao longo da atividade, os alunos serão estimulados a registrar esses textos de forma colaborativa, o que implica em reconhecer e aplicar convenções da escrita alfabética, assim como refletir sobre a situação comunicativa e o propósito de cada texto selecionado.

  • Parlendas, trava-línguas e cantigas populares brasileiras
  • Escrita alfabética e suas convenções
  • Leitura e interpretação de textos do campo da vida cotidiana
  • Produção textual colaborativa considerando situação comunicativa e propósito

Metodologia

A metodologia desta atividade envolve abordagens ativas de aprendizagem, como a 'Atividade Mão-na-massa' e a 'Aprendizagem Baseada em Jogos'. Os alunos serão encorajados a participar ativamente na escolha, escrita e apresentação de parlendas, trava-línguas e cantigas populares, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo. Serão utilizadas estratégias de ensino que estimulam a interação, a criatividade e o engajamento dos alunos com o conteúdo, preparando-os para a apresentação e permitindo a prática da oralidade, leitura e escrita de forma integrada e significativa.

  • Escolha colaborativa da parlenda, trava-língua ou cantiga a ser trabalhada
  • Escrita coletiva do texto escolhido em um grande papel
  • Ensaios de leitura e pronúncia para a apresentação
  • Apresentação dos trabalhos para a classe, promovendo a prática da oralidade e escuta ativa

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a escolha dos textos e início da escrita colaborativa. A segunda aula será dedicada à conclusão da escrita, ensaios e as apresentações finais.

  • Aula 1: Escolha dos textos e início da escrita colaborativa
  • Aula 2: Conclusão da escrita, ensaios e apresentações finais

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e processual, considerando a participação ativa dos alunos em todas as etapas, desde a escolha do texto até a apresentação final. Será dada ênfase à capacidade de trabalhar em colaboração, o engajamento nas atividades de escrita e apresentação, assim como a clareza e correção da escrita alfabética. As apresentações serão avaliadas considerando a fluência na leitura e a expressividade na oralidade. Feedbacks construtivos serão fornecidos para incentivar o desenvolvimento contínuo dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem amplo papel para a escrita colaborativa, marcadores coloridos, acesso a uma seleção de parlendas, trava-línguas e cantigas populares, além de um espaço adequado para as apresentações. Estes materiais e espaços serão utilizados para facilitar o processo de aprendizagem e garantir uma experiência educativa enriquecedora e divertida.

  • Papel grande para escrita colaborativa
  • Marcadores coloridos
  • Seleção de parlendas, trava-línguas e cantigas populares
  • Espaço adequado para apresentações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo