Feira de Multiplicações

Desenvolvida por: Nair S… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Multiplicação como adição de parcelas iguais

Esta atividade, denominada 'Feira de Multiplicações', é projetada para que os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental possam explorar o conceito de multiplicação de uma maneira mais tangível e interativa. Utilizando a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', os estudantes terão o primeiro contato com o conteúdo em casa, por meio de materiais interativos que explicam a multiplicação como adição de parcelas iguais. Posteriormente, na sala de aula, será organizada a 'Feira de Multiplicações', onde várias estações apresentarão problemas de multiplicação envolvendo os números 2, 3, 4 e 5. Cada estação usará objetos físicos, como frutas, carrinhos e brinquedos, para visualizar concretamente as parcelas. Os alunos circularão pelas estações, solucionando os problemas com o auxílio dos objetos e registrando as suas estratégias e soluções em um caderno. Esta dinâmica incentiva a troca de ideias entre os alunos e promove o uso de diferentes formas de registro, potencializando o aprendizado individual e coletivo.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo dessa atividade é permitir que os alunos compreendam a multiplicação não somente como uma operação aritmética básica, mas como uma adição de parcelas iguais. Visa desenvolver habilidades de resolução de problemas, promover a capacidade de visualização matemática e estimular o pensamento crítico. Além disso, busca incentivar a colaboração entre os alunos e a adoção de diferentes estratégias pessoais de resolução, de modo a aprimorar a compreensão e o raciocínio matemático no contexto dos números naturais.

  • Compreender a multiplicação como adição de parcelas iguais.
  • Desenvolver habilidades de resolução de problemas.
  • Promover a capacidade de visualização e pensamento crítico.
  • Estimular a colaboração e a troca de estratégias de resolução.
  • Aprimorar a compreensão e o raciocínio matemático.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02MA01: Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).
  • EF02MA06: Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais ou convencionais.
  • EF02MA07: Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a ideia de adição de parcelas iguais por meio de estratégias e formas de registro pessoais, utilizando ou não suporte de imagens e/ou material manipulável.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático é centrado na exploração do conceito de multiplicação como adição de parcelas iguais, enfatizando a operação de multiplicação pelos números 2, 3, 4 e 5. Por meio da resolução de problemas práticos utilizando objetos físicos, os estudantes poderão visualizar e compreender melhor essa operação matemática, além de promover o desenvolvimento da capacidade de raciocínio lógico e a utilização de diferentes estratégias de resolução.

  • Conceito de multiplicação como adição de parcelas iguais.
  • Multiplicação pelos números 2, 3, 4 e 5.
  • Resolução de problemas com auxílio de objetos físicos.
  • Registro de estratégias e soluções.
  • Troca de ideias e diferentes formas de registro.

Metodologia

A metodologia 'Sala de Aula Invertida' será aplicada, onde os alunos terão o primeiro contato com o conteúdo em casa, através de materiais interativos. Em sala de aula, será organizada a 'Feira de Multiplicações', permitindo aos alunos aplicar o conhecimento prévio na resolução de problemas práticos. A circulação pelas estações estimulará a interação, a troca de ideias e o uso de múltiplas estratégias de resolução, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e participativo.

  • Sala de Aula Invertida
  • Uso de materiais interativos para o primeiro contato com o conteúdo.
  • Organização da 'Feira de Multiplicações' em sala de aula.
  • Circulação pelas estações de problemas de multiplicação.
  • Uso de objetos físicos para visualização das parcelas.
  • Registro de estratégias e soluções em caderno.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao conceito de multiplicação como adição de parcelas iguais e começarão a explorar as estações. Na segunda aula, eles continuarão a resolver os problemas nas diferentes estações, com ênfase na troca de estratégias e na conclusão das atividades planejadas.

  • Aula 1: Introdução ao conceito e início da exploração das estações (60 minutos).
  • Aula 2: Continuação das atividades nas estações e troca de estratégias (60 minutos).

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua, observando a participação dos alunos nas atividades propostas, a capacidade de aplicar o conceito de multiplicação como adição de parcelas iguais e o envolvimento na troca de ideias e estratégias. Será dada atenção especial ao processo de pensamento dos alunos, ao invés de apenas focar nos resultados corretos. A observação direta, registros dos alunos e discussões em grupo serão utilizados para avaliar o progresso e o entendimento dos alunos sobre o tema.

Materiais e ferramentas:

Os recursos incluirão materiais interativos para estudo em casa, objetos físicos (frutas, carrinhos, brinquedos) para uso nas estações da 'Feira de Multiplicações', cadernos para registro de estratégias e respostas, além de recursos visuais para auxiliar na exploração do conceito de multiplicação. Estes materiais são selecionados para apoiar o envolvimento ativo dos alunos e facilitar a compreensão da multiplicação como adição de parcelas iguais.

  • Materiais interativos para o estudo em casa.
  • Objetos físicos (frutas, carrinhos, brinquedos) para as estações.
  • Cadernos para registro de estratégias e respostas.
  • Recursos visuais para exploração do conceito de multiplicação.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo