Crônicas em Cena: Interpretação Criativa

Desenvolvida por: Anadir… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Crônicas humorísticas brasileiras

Esta atividade visa explorar o gênero textuais das crônicas humorísticas brasileiras, permitindo que os alunos do 1º ano do Ensino Médio desenvolvam habilidades de leitura, interpretação, crítica e expressão. Divididos em pequenos grupos, os alunos serão desafiados a selecionar uma crônica humorística, analisar seus principais elementos - tema, mensagem e humor - e criar questões de múltipla escolha baseadas em sua compreensão do texto. Posteriormente, os grupos trocarão suas questões entre si, promovendo uma dinâmica de interpretação ativa e reflexão sobre os textos. Como etapa final, cada grupo realizará uma dramatização da crônica escolhida, enfatizando seus elementos de humor e a mensagem subjacente. Esta apresentação proporcionará uma oportunidade valiosa de revisão e consolidação dos conteúdos trabalhados de maneira lúdica e interativa, estimulando a capacidade de análise crítica e a expressão criativa dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é promover a compreensão dos estudantes sobre crônicas humorísticas brasileiras, desenvolver habilidades de leitura ativa, análise crítica e expressão criativa. Os alunos aprenderão a identificar os elementos principais das crônicas, como tema, mensagem e humor, e a criar perguntas reflexivas que desafiem o entendimento sobre os textos. Além disso, visamos fortalecer a habilidade de trabalhar em equipe durante a preparação das apresentações e dramatizações, estimulando a cooperação e a criatividade. Busca-se também aprimorar as habilidades de comunicação dos estudantes, através da elaboração de questões e da interpretação dramatizada, promovendo um ambiente de aprendizado ativo e dinâmico.

  • Compreender a estrutura e os elementos característicos das crônicas humorísticas brasileiras.
  • Desenvolver habilidades analíticas e críticas na leitura e interpretação de textos.
  • Fomentar a criatividade e expressão individual e coletiva através da dramatização e apresentação de crônicas.
  • Promover a colaboração e trabalho em equipe durante o processo de seleção, análise e apresentação dos textos.
  • Estimular a capacidade de formulação de questões de múltipla escolha que reflitam a compreensão e interpretação dos textos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG102 - Analisar efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos expressivos em textos de diferentes gêneros e tipos, como humor, ironia, paródia, entre outros.
  • EM13LP19 - Reconhecer e analisar estratégias argumentativas empregadas para convencer ou persuadir o público em diferentes modalidades de textos argumentativos, considerando a importância dos elementos não verbais.
  • EM13LP26 - Produzir textos orais, escritos e multissemióticos com coesão, coerência e adequação à situação comunicativa, ao público e aos propósitos do texto, considerando a composição dos elementos verbal e não verbal.
  • EM13LP27 - Analisar, discutir, produzir e socializar textos e produções de diversos gêneros e mídias, em contextos interacionais de colaboração e autoria clara, considerando a ética e o respeito mútuo.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade consiste em explorar o gênero textual da crônica humorística brasileira a partir da leitura, análise, discussão e apresentação dramatizada de textos selecionados. Focará na identificação e compreensão dos elementos característicos deste gênero, como o humor, tema e mensagem, além de estimular a análise crítica dos estudantes em relação ao conteúdo e forma destes textos. Espera-se que, por meio deste estudo, os alunos possam expandir seu repertório cultural e literário, além de desenvolver habilidades comunicativas e expressivas relevantes.

  • Características e elementos das crônicas humorísticas brasileiras.
  • Análise de texto: tema, mensagem e humor.
  • Criação de questões de múltipla escolha baseadas em textos.
  • Técnicas de dramatização e apresentação.

Metodologia

Adotaremos a metodologia ativa Atividade Mão-na-massa, estimulando os alunos ao engajamento direto no processo de aprendizagem. Este método prevê a divisão de alunos em grupos para a análise colaborativa de crônicas, promovendo discussões, interações e a construção conjunta do conhecimento. A metodologia incentiva também a criatividade e inovação através da criação de questões e da dramatização dos textos, possibilitando aos estudantes explorarem diversas formas de expressão e compreensão dos conteúdos abordados.

  • Divisão dos alunos em grupos para a leitura e discussão das crônicas.
  • Análise colaborativa dos elementos da crônica (tema, mensagem, humor).
  • Criação de questões de múltipla escolha baseadas na compreensão do texto.
  • Troca de questões entre os grupos e respostas ativas.
  • Preparação e apresentação de dramatizações das crônicas selecionadas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em um total de 2 horas, divididas em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os alunos realizarão a leitura, análise e discussão das crônicas, além da criação das questões. Na segunda aula, os grupos trocarão as questões entre si para responderem e, posteriormente, prepararão e apresentarão suas dramatizações.

  • 1ª aula: Leitura, discussão e análise das crônicas; criação de questões de múltipla escolha.
  • 2ª aula: Troca e resposta das questões entre os grupos; preparação e apresentação das dramatizações.

Avaliação

A avaliação se dará por meio da observação da participação ativa durante a leitura, discussão e análise das crônicas, bem como da colaboração na criação das questões de múltipla escolha. Avaliará também a qualidade e criatividade das questões elaboradas, considerando a compreensão do texto. Por fim, a apresentação dramatizada servirá como instrumento avaliativo da capacidade de expressão, criatividade e compreensão dos elementos constitutivos da crônica. Será considerado o desempenho individual e coletivo, buscando valorizar o esforço de participação, o engajamento com a atividade e a habilidade de trabalhar em equipe.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a execução desta atividade incluem cópias das crônicas selecionadas para leitura em grupo, materiais para a escrita das questões de múltipla escolha (papel, canetas), um espaço apropriado para a realização das dramatizações, além de itens que possam ser utilizados como adereços ou figurinos simples nas apresentações. Apostamos em recursos acessíveis e focados no engajamento e criatividade dos alunos, evitando custos adicionais.

  • Cópias impressas das crônicas selecionadas para leitura.
  • Materiais de escrita (papel, canetas).
  • Espaço apropriado para apresentações dramatizadas.
  • Adereços/figurinos simples para as dramatizações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo