Cadeia Alimentar na Prática

Desenvolvida por: Amanda… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Relações Ecológicas e Cadeias Alimentares

Nesta atividade prática, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental irão se aprofundar no entendimento das cadeias alimentares através de uma experiência interativa e colaborativa. Utilizando cartões com imagens e informações detalhadas sobre diversos animais e plantas, os estudantes serão incentivados a construir fisicamente representações de cadeias alimentares. Divididos em pequenos grupos, cada um receberá um conjunto de cartões e, através do diálogo e do consenso, deverão organizar esses cartões em sequência lógica, desde os produtores, como as plantas, passando pelos consumidores de diversos níveis, até chegar aos predadores no topo da cadeia. Essa atividade não só promoverá o entendimento do papel de cada ser vivo na cadeia alimentar, mas também enfatizará a importância do Sol como fonte primária de energia para toda a vida na Terra. A colaboração entre os alunos para decidir a ordem dos seres vivos e a subsequente apresentação para a classe oferecerão oportunidades valiosas de aprendizado, reflexão e desenvolvimento de habilidades sociais e de argumentação.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo dessa atividade é facilitar a compreensão dos estudantes sobre os conceitos de cadeias alimentares e o papel fundamental do Sol na manutenção da vida na Terra. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de identificar os diferentes papéis dos seres vivos dentro de uma cadeia alimentar, desde produtores até consumidores e decompositores, e entender como a energia do Sol é transferida entre os níveis troficos. Além disso, a atividade visa desenvolver habilidades de colaboração, comunicação eficaz e pensamento crítico, à medida que os alunos debatem e decidem juntos a composição das cadeias alimentares construídas.

  • Compreender a estrutura e função das cadeias alimentares.
  • Identificar o papel do Sol como fonte primária de energia na cadeia alimentar.
  • Reconhecer a interdependência entre os seres vivos dentro de ecossistemas.
  • Desenvolver habilidades de colaboração e comunicação.
  • Aplicar o conhecimento em apresentações e discussões.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF04CI04: Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos.

Conteúdo Programático

Esta atividade pedagógica está alinhada com os objetivos de aprendizagem do 4º ano do Ensino Fundamental, focando em aspectos fundamentais das ciências e do estudo de ecossistemas. Além de proporcionar um conhecimento teórico sobre as cadeias alimentares, o plano também visa o desenvolvimento de habilidades práticas e cognitivas, reforçando a importância da observação, análise e síntese na compreensão dos sistemas naturais. Ao encorajar a interação e discussão entre os alunos, a atividade promove um método de aprendizado mais dinâmico e significativo.

  • Definição e importância das cadeias alimentares.
  • Papel do Sol na cadeia alimentar e na vida na Terra.
  • Tipos de seres vivos nas cadeias alimentares: produtores, consumidores e decompositores.
  • Construção e análise de cadeias alimentares simples.
  • Interdependência dos seres vivos em ecossistemas.

Metodologia

Nesta atividade, será utilizada a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos, permitindo que os alunos aprendam construindo e analisando cadeias alimentares de forma interativa. Em grupos, discutirão e decidirão sobre a composição das cadeias, promovendo a colaboração e a comunicação eficaz. A apresentação das cadeias construídas promove a prática de habilidades orais e a capacidade de argumentação. Este método incentiva o engajamento e participação ativa dos alunos, transformando o aprendizado em uma experiência mais envolvente e significativa.

  • Divisão da classe em pequenos grupos.
  • Distribuição de cartões representando diferentes seres vivos.
  • Construção colaborativa de cadeias alimentares.
  • Discussão em grupo para decidir a organização dos cartões.
  • Apresentação e argumentação sobre as cadeias alimentares construídas.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a introdução da atividade, exposto o conceito de cadeias alimentares e o papel do Sol, e iniciada a construção das cadeias em grupos. Na segunda aula, os alunos finalizarão as cadeias alimentares, realizarão suas apresentações e participarão de uma rodada de discussão e feedback.

  • Aula 1: Introdução ao tema e início da construção das cadeias alimentares.
  • Aula 2: Finalização, apresentação das cadeias e discussão.

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada através da observação e análise da participação ativa dos estudantes durante o processo de construção das cadeias alimentares, seu engajamento nas discussões em grupo e a clareza na apresentação e argumentação das cadeias alimentares construídas. Será considerado o entendimento demonstrado sobre o papel do Sol na cadeia alimentar, a correta identificação e relação entre os seres vivos nas cadeias, além da habilidade de trabalhar em colaboração. O feedback será oferecido individualmente e para os grupos, valorizando o processo de aprendizagem colaborativa e o desenvolvimento das habilidades propostas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários cartões com imagens e informações de diferentes seres vivos (plantas, animais herbívoros, carnívoros, onívoros, e decompositores), além de um espaço adequado para que os grupos possam discutir e organizar suas cadeias alimentares. Materiais de apoio como quadro branco, marcadores e fita adesiva também são recomendados para a apresentação das cadeias e facilitação do processo de construção e discussão.

  • Cartões com imagens de plantas e animais.
  • Quadro branco e marcadores.
  • Fita adesiva para fixação dos cartões.
  • Folhas de papel para anotações e desenhos.
  • Computador ou tablet para pesquisa, se necessário.

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