A atividade 'Contadores de Histórias' visa desenvolver habilidades de leitura, compreensão e expressão oral nos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, por meio da leitura alternada de textos entre professor e alunos e da reconstrução coletiva do enredo lido. Inicialmente, será selecionada uma história que contenha elementos facilmente identificáveis e reláveis pelos alunos. O professora iniciará a leitura em voz alta, pausando em momentos estratégicos para que os alunos continuem, alternando assim entre professora e alunos. Após a conclusão da leitura, os alunos serão divididos em grupos e receberão a tarefa de recontar a história com suas próprias palavras, tendo a liberdade de utilizar desenhos ou dramatizações para ilustrar os pontos principais da narrativa. Esta metodologia ativa permite que os alunos se tornem participantes ativos do processo de aprendizagem, estimulando a compreensão leitora, a criatividade, a expressão oral e a colaboração entre pares.
O objetivo principal desta atividade é fortalecer as habilidades de leitura e compreensão de texto, além de promover a expressão oral e a criatividade entre os alunos. Busca-se incentivar os estudantes a identificar informações explicitas em textos, recontar histórias ouvidas com e sem apoio de imagens e a leitura e escrita correte de palavras, explorando suas capacidades de síntese e interpretação. Além disso, almeja-se fomentar a colaboração, o respeito mútuo e a capacidade de escutar ativamente as contribuições dos colegas durante o processo de reconstrução coletiva da narrativa.
A base pedagógica da atividade se fundamenta na abordagem de leitura alternada entre professor e alunos e na reconstrução colaborativa da história lida. Este conteúdo programático foi cuidadosamente escolhido para atender aos objetivos de aprendizagem, em particular a ampliação da capacidade leitora, a expressão oral e a habilidade de síntese e interpretação de textos narrativos. A utilização de metodologias ativas, como a dramatização e o desenho, enriquece a experiência de aprendizagem, tornando-a mais dinâmica e significativa para os alunos.
A metodologia desta atividade é baseada na leitura compartilhada e na reconstrução narrativa em grupo, integrando leitura, escuta ativa e expressão oral e artística. Começa com a leitura alternada entre professor e alunos para estimular o engajamento e aprofundar a compreensão do texto. Segue-se a fase de reconto, onde os alunos, em grupos, dialogam para concordar sobre a interpretação da história e planejam sua apresentação, seja por meio de desenhos, dramatizações ou relato oral. Esta abordagem proporciona uma experiência de aprendizagem colaborativa e promove habilidades sociais importantes.
A atividade 'Contadores de Histórias' será dividida em 6 aulas de 40 minutos cada, totalizando 4 horas. Inicia com a seleção e leitura da história, seguida do trabalho em grupo para recontá-la criativamente. As últimas sessões serão dedicadas às apresentações dos grupos e reflexões finais sobre o processo de aprendizado.
A avaliação da atividade 'Contadores de Histórias' será baseada na participação, na criatividade e na habilidade de trabalho em equipe dos alunos durante o processo de recontar a história. Será considerada não apenas a capacidade dos alunos de localizar informações explícitas no texto e recontá-las corretamente, mas também a originalidade e a expressão artística empregada nos desenhos e dramatizações. A observação contínua durante as aulas permitirá ao professor avaliar o engajamento dos alunos, enquanto a apresentação final dará a oportunidade de avaliar as habilidades de expressão oral e de colaboração. Feedback construtivo será fornecido para encorajar a melhoria contínua.
Para a realização da atividade 'Contadores de Histórias', serão necessários recursos como livros ou textos narrativos adequados ao nível dos alunos, materiais para desenho como papel, lápis de cor e canetinhas, e espaço na sala de aula adequado para as apresentações dramatizadas. O uso de adereços simples pode enriquecer as dramatizações. Além disso, a disponibilidade de um gravador de áudio ou vídeo pode permitir a documentação das apresentações para análise e reflexão posterior.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula