Neste plano de aula, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental serão convidados a explorar o conceito de simetria através de uma atividade prática que une arte e matemática. Utilizando diversos materiais como papel colorido, tecido e botões, os estudantes criarão obras de arte que refletem a simetria encontrada tanto na natureza quanto em objetos artificiais. Esta atividade não apenas reforçará o entendimento do conceito de simetria, mas também promoverá a inclusão e o desenvolvimento de habilidades de comunicação, pois cada grupo apresentará sua obra e explicará o conceito de simetria utilizado por meio de gestos, imagens e descrições verbais, garantindo assim a participação ativa do aluno surdo. A abordagem metodológica inclui atividades mão-na-massa e saída de campo para observação de simetria no ambiente ao redor, proporcionando uma aprendizagem significativa e envolvente.
O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada sobre o conceito de simetria através de uma abordagem prática e inclusiva. Espera-se que, ao final desta atividade, os alunos sejam capazes de identificar e criar representações de simetria, compreender a aplicação do conceito em diferentes contextos, e desenvolver habilidades de apresentação e comunicação acessíveis. Esta atividade também visa promover a colaboração e criatividade dos alunos, enquanto integra conhecimentos matemáticos a situações do mundo real.
Introduzindo conceitos de simetria de maneira integrada e prática, esta atividade abrange tanto a matemática quanto as artes visuais. Através da criação artística e da exploração do ambiente ao redor, os alunos terão a oportunidade de observar, analisar e aplicar o conceito de simetria, promovendo assim um aprendizado contextualizado e significativo.
Através de uma combinação de saída de campo para observação de simetrias no ambiente ao redor e atividades mão-na-massa em sala de aula, os alunos serão encorajados a explorar o conceito de simetria de forma ativa e criativa. A metodologia inclui também o trabalho em grupo para promover colaboração, comunicação e inclusão.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, haverá uma introdução ao conceito de simetria seguida por uma saída de campo. Na segunda aula, os alunos trabalharão na criação de suas obras de arte e nas apresentações em grupo.
A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos durante a saída de campo e a criação das obras de arte, na qualidade e criatividade das obras produzidas, e nas apresentações em grupo. Será dada especial atenção à inclusão de todos os alunos nas apresentações e à eficácia na comunicação do conceito de simetria utilizado nas obras de arte. Exemplos de critérios específicos incluem clareza na explicação do conceito de simetria, originalidade e estética da obra, e efetividade da comunicação visual e verbal.
Para a realização desta atividade, será necessário dispor de materiais variados para a criação artística, como papel colorido, tecido, botões, entre outros. Também serão utilizados recursos visuais para suporte às apresentações e registro fotográfico da saída de campo para posterior discussão em sala.
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