Durante a atividade 'O Mundo nas Tirinhas', os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade única de mergulhar no universo das tirinhas e memes, explorando de forma crítica e reflexiva o humor, a crítica social e a ironia presentes nesses formatos contemporâneos de comunicação. Cada estudante será encorajado a escolher uma tirinha ou meme que, de alguma forma, ressoe com sua percepção de mundo, para compartilhá-la com a classe, explicando o conteúdo e desvendando o efeito de humor ou crítica. A análise será aprofundada por meio da identificação e discussão de elementos como o uso ambíguo de palavras, expressões, imagens, clichês e recursos iconográficos. Essa análise coletiva ocorrerá em uma dinâmica Roda de Debate, permitindo que os alunos discutam como esses recursos não apenas impactam a mensagem transmitida, mas também refletem valores sociais, culturais e humanos, além de estimular a discussão sobre as diferentes visões de mundo apresentadas através dessas mídias. A atividade se propõe a fomentar a capacidade de leitura crítica dos alunos em relação a conteúdos multimídia, preparando-os para uma interação mais consciente e questionadora com as mídias sociais e outros formatos digitais que permeiam seu dia a dia.
Esta atividade visa desenvolver habilidades de leitura crítica e análise reflexiva em alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, capacitando-os não apenas a identificar, mas também a questionar os diversos elementos que compõem o humor, a crítica social e a ironia em tirinhas e memes. Através da escolha e apresentação de uma tirinha ou meme, seguido de uma análise coletiva na Roda de Debate, os estudantes aprenderão a discernir o uso ambíguo de elementos linguísticos e iconográficos e como esses aspectos contribuem para a construção de significados. Esse processo está alinhado com a prática de habilidades de leitura e interpretação, incentivando os alunos a estabelecer conexões entre o conteúdo estudado e o mundo ao seu redor, refletindo sobre como as mídias podem influenciar e ser reflexo de valores sociais e culturais.
O conteúdo programático abrange a análise crítica de tirinhas e memes, focando em como estes formatos podem ser utilizados para veicular humor, críticas sociais e expressar ironia. Além disso, será explorado o papel destes meios na difusão de valores sociais, culturais e humanos, e como diferentes visões de mundo são apresentadas e percebidas através deles. Os alunos aprenderão a identificar e discutir elementos como linguagem ambígua, clichês e recursos iconográficos, desenvolvendo assim uma compreensão mais profunda sobre como esses elementos são empregados para comunicar de maneira eficaz e impactante.
A metodologia ativa escolhida para esta atividade é a Roda de Debate, apoiada por análises individuais e coletivas de tirinhas e memes selecionados pelos próprios alunos. Esta abordagem promove a participação ativa, a escuta atenta e a troca de perspectivas entre os alunos, incentivando o pensamento crítico e reflexivo. Ao fornecer um espaço para discussão aberta, a metodologia estimula os estudantes a explorarem diversos pontos de vista e a desenvolverem argumentos bem fundamentados, baseados nas análises realizadas durante a preparação e apresentação de suas tirinhas ou memes escolhidos.
A atividade será realizada em um total de 2 horas, divididas em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os alunos selecionarão e prepararão suas análises de tirinhas ou memes para apresentação. A segunda aula será dedicada à Roda de Debate, permitindo a apresentação e discussão das análises de cada estudante, promovendo um ambiente participativo e reflexivo.
A avaliação desta atividade será realizada através da observação da participação ativa do aluno, da qualidade de suas análises apresentadas e da capacidade de engajamento construtivo na Roda de Debate. Serão avaliados critérios como a profundidade da análise crítica, a clareza e coerência na apresentação das ideias, e a habilidade de argumentar e defender pontos de vista. A participação ativa nas discussões, o respeito pelas diferentes opiniões e a capacidade de oferecer contribuições relevantes também serão considerados. Esta abordagem de avaliação formativa permite não apenas verificar a aquisição de competências específicas, mas também estimular o desenvolvimento contínuo de habilidades de comunicação e análise crítica.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para a pesquisa e seleção de tirinhas e memes, projetor e tela para as apresentações na Roda de Debate, além de materiais de escrita para as anotações individuais durante a preparação das análises. Estes recursos apoiam tanto a fase preparatória individual dos estudantes quanto a execução da metodologia ativa de debate em sala de aula, facilitando a visualização das mídias selecionadas e a partilha de ideias entre os participantes.
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