O Mundo nas Tirinhas

Desenvolvida por: Cristi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Humor, Crítica Social e Ironia em Tirinhas e Memes

Durante a atividade 'O Mundo nas Tirinhas', os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade única de mergulhar no universo das tirinhas e memes, explorando de forma crítica e reflexiva o humor, a crítica social e a ironia presentes nesses formatos contemporâneos de comunicação. Cada estudante será encorajado a escolher uma tirinha ou meme que, de alguma forma, ressoe com sua percepção de mundo, para compartilhá-la com a classe, explicando o conteúdo e desvendando o efeito de humor ou crítica. A análise será aprofundada por meio da identificação e discussão de elementos como o uso ambíguo de palavras, expressões, imagens, clichês e recursos iconográficos. Essa análise coletiva ocorrerá em uma dinâmica Roda de Debate, permitindo que os alunos discutam como esses recursos não apenas impactam a mensagem transmitida, mas também refletem valores sociais, culturais e humanos, além de estimular a discussão sobre as diferentes visões de mundo apresentadas através dessas mídias. A atividade se propõe a fomentar a capacidade de leitura crítica dos alunos em relação a conteúdos multimídia, preparando-os para uma interação mais consciente e questionadora com as mídias sociais e outros formatos digitais que permeiam seu dia a dia.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa desenvolver habilidades de leitura crítica e análise reflexiva em alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, capacitando-os não apenas a identificar, mas também a questionar os diversos elementos que compõem o humor, a crítica social e a ironia em tirinhas e memes. Através da escolha e apresentação de uma tirinha ou meme, seguido de uma análise coletiva na Roda de Debate, os estudantes aprenderão a discernir o uso ambíguo de elementos linguísticos e iconográficos e como esses aspectos contribuem para a construção de significados. Esse processo está alinhado com a prática de habilidades de leitura e interpretação, incentivando os alunos a estabelecer conexões entre o conteúdo estudado e o mundo ao seu redor, refletindo sobre como as mídias podem influenciar e ser reflexo de valores sociais e culturais.

  • Desenvolver habilidades críticas de leitura e interpretação de conteúdos multimídia.
  • Analisar o uso de elementos linguísticos e iconográficos em tirinhas e memes para inferir humor, crítica e ironia.
  • Refletir sobre o papel das mídias na representação e crítica de valores sociais, culturais e humanos.
  • Estimular o debate e a troca de ideias sobre diferentes visões de mundo através da análise de tirinhas e memes.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP29: Identificar, em texto dramático, personagem, ato, cena, fala e indicações cênicas e a organização do texto: enredo, conflitos, ideias principais, pontos de vista, universos de referência.
  • EF69LP05: Inferir e justificar, em textos multissemióticos – tirinhas, charges, memes, gifs etc. –, o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc.
  • EF69LP44: Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange a análise crítica de tirinhas e memes, focando em como estes formatos podem ser utilizados para veicular humor, críticas sociais e expressar ironia. Além disso, será explorado o papel destes meios na difusão de valores sociais, culturais e humanos, e como diferentes visões de mundo são apresentadas e percebidas através deles. Os alunos aprenderão a identificar e discutir elementos como linguagem ambígua, clichês e recursos iconográficos, desenvolvendo assim uma compreensão mais profunda sobre como esses elementos são empregados para comunicar de maneira eficaz e impactante.

  • Análise de tirinhas e memes como veículos de comunicação humorística, crítica social e ironia.
  • Exploração do uso ambíguo de linguagem, expressões, imagens e recursos iconográficos.
  • Discussão sobre valores sociais, culturais e humanos refletidos em tirinhas e memes.
  • Debate sobre diferentes visões de mundo apresentadas por meio das tirinhas e memes.

Metodologia

A metodologia ativa escolhida para esta atividade é a Roda de Debate, apoiada por análises individuais e coletivas de tirinhas e memes selecionados pelos próprios alunos. Esta abordagem promove a participação ativa, a escuta atenta e a troca de perspectivas entre os alunos, incentivando o pensamento crítico e reflexivo. Ao fornecer um espaço para discussão aberta, a metodologia estimula os estudantes a explorarem diversos pontos de vista e a desenvolverem argumentos bem fundamentados, baseados nas análises realizadas durante a preparação e apresentação de suas tirinhas ou memes escolhidos.

  • Seleção individual de tirinhas ou memes por cada aluno para análise e apresentação.
  • Análise crítica individual preparatória focada em elementos de linguagem, iconografia e mensagem.
  • Roda de Debate para discussão coletiva das apresentações e troca de percepções e interpretações.
  • Encorajamento à argumentação e ao desenvolvimento de habilidades de expressão oral e crítica.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em um total de 2 horas, divididas em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os alunos selecionarão e prepararão suas análises de tirinhas ou memes para apresentação. A segunda aula será dedicada à Roda de Debate, permitindo a apresentação e discussão das análises de cada estudante, promovendo um ambiente participativo e reflexivo.

  • Aula 1: Seleção e preparação das tirinhas ou memes para análise e apresentação.
  • Aula 2: Roda de Debate com apresentações e discussões.

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada através da observação da participação ativa do aluno, da qualidade de suas análises apresentadas e da capacidade de engajamento construtivo na Roda de Debate. Serão avaliados critérios como a profundidade da análise crítica, a clareza e coerência na apresentação das ideias, e a habilidade de argumentar e defender pontos de vista. A participação ativa nas discussões, o respeito pelas diferentes opiniões e a capacidade de oferecer contribuições relevantes também serão considerados. Esta abordagem de avaliação formativa permite não apenas verificar a aquisição de competências específicas, mas também estimular o desenvolvimento contínuo de habilidades de comunicação e análise crítica.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para a pesquisa e seleção de tirinhas e memes, projetor e tela para as apresentações na Roda de Debate, além de materiais de escrita para as anotações individuais durante a preparação das análises. Estes recursos apoiam tanto a fase preparatória individual dos estudantes quanto a execução da metodologia ativa de debate em sala de aula, facilitando a visualização das mídias selecionadas e a partilha de ideias entre os participantes.

  • Acesso à internet para pesquisa de tirinhas e memes.
  • Projetor e tela para apresentações.
  • Materiais de escrita para anotações e preparo de apresentações.
  • Espaço apropriado para realização da Roda de Debate.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo