Crônicas do Nosso Cotidiano: Observar e Narrar

Desenvolvida por: Mercia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção textual e compreensão leitora

Esta atividade foi desenvolvida para estimular os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental a explorar e desenvolver suas habilidades de observação, interpretação e escrita, através da produção de crônicas inspiradas em imagens do cotidiano. Inicialmente, a aula se focará em introduzir os alunos ao conceito de crônica, abordando suas características principais, a importância da observação do cotidiano e como as pequenas situações do dia a dia podem ser transformadas em narrativas interessantes e reflexivas. Após essa introdução, será realizada uma atividade prática onde os alunos, individualmente ou em duplas, escolherão uma entre várias imagens apresentadas pelo professor que retratem cenas cotidianas. A partir da imagem selecionada, os alunos serão incentivados a escrever uma crônica que não apenas descreva a cena observada com detalhes, mas que também traga à tona reflexões, sentimentos e pensamentos provocados por ela. O objetivo é que os alunos consigam expressar, através da escrita, sua visão única sobre as situações comuns do dia a dia, explorando elementos literários como descrição, narração e diálogo.

Objetivos de Aprendizagem

Os principais objetivos deste plano de aula são desenvolver a capacidade de observação dos alunos, aprimorar suas habilidades de escrita criativa e compreensão leitora, além de incentivar a reflexão sobre o significado das cenas cotidianas. Por meio da análise das crônicas e da criação de suas próprias narrativas, espera-se que os alunos refinem sua capacidade de ver além do óbvio no cotidiano, transformando observações em textos literários ricos em detalhes, emoções e pensamentos. Esta atividade também visa promover a colaboração e a partilha de ideias entre os alunos, assim como desenvolver uma apreciação pela variedade de perspectivas que diferentes indivíduos podem ter sobre uma mesma cena.

  • Aprimorar a habilidade de análise e interpretação de textos
  • Desenvolver competências de escrita criativa
  • Estimular a observação detalhada do cotidiano
  • Incentivar a construção de narrativas com base em observações
  • Promover o trabalho colaborativo e a troca de ideias

Habilidades Específicas BNCC

  • EF89LP33: Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
  • EF89LP35: Criar contos ou crônicas (em especial, líricas), crônicas visuais, minicontos, narrativas de aventura e de ficção científica, dentre outros, com temáticas próprias ao gênero, usando os conhecimentos sobre os constituintes estruturais e recursos expressivos típicos dos gêneros narrativos pretendidos, e, no caso de produção em grupo, ferramentas de escrita colaborativa.

Conteúdo Programático

A abordagem deste plano de aula se concentra em dois pilares centrais: compreensão da natureza e estrutura das crônicas como gênero literário e a prática de escrita inspirada em observações do cotidiano. Os alunos começarão por uma imersão teórica sobre o que constitui uma crônica, explorando suas características distintas, a importância da descrição detalhada, e como incluir reflexões profundas sobre situações cotidianas. Essa base teórica servirá como alicerce para a atividade prática de escrita, onde eles terão a oportunidade de aplicar o que aprenderam, estimulando assim a criatividade, a expressão pessoal e a habilidade de construir narrativas envolventes.

  • Definição e características da crônica
  • Importância da observação no cotidiano
  • Elementos constitutivos da narrativa
  • Técnicas de descrição e expressão de sentimentos
  • Discussão em grupo sobre temas e reflexões nas crônicas

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa 'Mão-na-massa', esta atividade inicia com um breve momento teórico, seguido de uma prática intensiva de escrita. Após a introdução aos conceitos chave das crônicas, os alunos serão convidados a escolher uma imagem que os inspire e começar a escrever, aplicando os elementos discutidos. A metodologia favorece a aprendizagem através da prática e da reflexão sobre a ação, permitindo que os alunos explorem suas habilidades de observação e expressão de maneira livre, embora orientada. Acrescenta-se a isso o trabalho em duplas, opção que promove a interação e a colaboração, fundamentais para o desenvolvimento de ideias e para o processo de revisão e melhoria dos textos.

  • Introdução teórica ao gênero crônica
  • Seleção de imagens representativas do cotidiano
  • Sessão de escrita criativa individual ou em duplas
  • Discussão e compartilhamento de ideias e textos
  • Revisão colaborativa dos textos produzidos

Aulas e Sequências Didáticas

Destinada a ser realizada ao longo de duas aulas de 30 minutos cada, esta atividade dividirá seu tempo entre a apresentação teórica e a prática de escrita. Na primeira aula, haverá uma introdução ao gênero crônica, seguida pela escolha das imagens. Na segunda aula, os alunos dedicarão o tempo à escrita de suas crônicas, com um momento final para compartilhamento e discussão das produções.

  • Momento 1: Exploração teórica sobre crônicas e seleção de imagens
  • Momento 2: Escrita das crônicas e compartilhamento dos textos

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na capacidade dos alunos de incorporar os elementos estruturais e temáticos da crônica em suas produções textuais. Será valorizada a criatividade na interpretação das imagens escolhidas, a riqueza de detalhes na descrição das cenas, a profundidade das reflexões e a coerência e coesão do texto. Além disso, será considerado o engajamento dos alunos na fase de revisão colaborativa, avaliando sua habilidade de dar e receber feedback construtivo. Exemplos específicos de critérios incluem originalidade, expressividade, uso adequado da linguagem e estrutura narrativa coerente.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessárias uma coleção de imagens variadas que retratem cenas cotidianas, projetor ou impressões das imagens para que todos os alunos tenham acesso, materiais de escrita como papel e lápis ou dispositivos eletrônicos com processadores de texto, caso a escola disponha de recursos digitais. Adicionalmente, podem ser utilizados quadros brancos ou flip charts para as fases de brainstorm e discussão coletiva, promovendo um ambiente colaborativo e dinâmico para o desenvolvimento das crônicas.

  • Imagens variadas do cotidiano
  • Projetor ou impressões das imagens
  • Materiais de escrita (papel e lápis) ou dispositivos eletrônicos
  • Quadros brancos ou flip charts para brainstorm e discussão

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo