Exploradores de Gêneros Textuais

Desenvolvida por: Ana Fl… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Análise de Gêneros Textuais

Nesta atividade interdisciplinar, os alunos do 6º ano irão se aventurar no universo da análise textual por meio da exploração de diferentes gêneros textuais voltados para a divulgação de conhecimentos, tais como artigos científicos, notícias, e posts de blogs. Eles irão identificar elementos-chave que compõem esses gêneros, como título, subtítulos, imagens ilustrativas, e vocabulário técnico. Após a análise, a tarefa culminará na criação de um infográfico ou vídeo breve, onde os alunos demonstrarão o que aprenderam sobre a estrutura desses textos e o uso da linguagem adaptada a cada gênero. Esta atividade visa desenvolver habilidades de análise crítica e compreensão da linguagem, estimulando a criatividade e a produção autoral, utilizando metodologias ativas de aprendizagem para engajar os alunos de maneira prática e dinâmica no processo educativo.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é desenvolver nos alunos a capacidade de analisar e compreender a estrutura e os elementos constitutivos dos diferentes gêneros textuais relacionados à divulgação científica e cultural. Busca-se promover a habilidade de identificar o uso do vocabulário técnico, a função das imagens ilustrativas, bem como o papel dos títulos e subtítulos na organização e hierarquização das informações. Além disso, visa-se estimular a criatividade dos alunos na produção de materiais que sintetizem e reflitam o aprendizado adquirido, fortalecendo suas competências linguísticas e fomentando uma compreensão mais ampla sobre como a linguagem se molda de acordo com o propósito comunicativo de cada gênero.

  • Analisar a estrutura e os elementos constitutivos de diferentes gêneros textuais.
  • Identificar e compreender o uso do vocabulário técnico e a função das imagens ilustrativas.
  • Reconhecer a importância dos títulos e subtítulos na organização textual.
  • Desenvolver habilidades de síntese e produção autoral criativa.
  • Compreender a adaptação da linguagem aos diversos gêneros e contextos de comunicação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP18: Utilizar, na escrita/reescrita de textos argumentativos, recursos linguísticos que marquem as relações de sentido entre parágrafos e enunciados do texto e operadores de conexão adequados aos tipos de argumento e à forma de composição de textos argumentativos, de maneira a garantir a coesão, a coerência e a progressão temática nesses textos (\"primeiramente, mas, no entanto, em primeiro/segundo/terceiro lugar, finalmente, em conclusão\ etc.).
  • EF69LP42: Analisar a construção composicional dos textos pertencentes a gêneros relacionados à divulgação de conhecimentos: título, (olho), introdução, divisão do texto em subtítulos, imagens ilustrativas de conceitos, relações, ou resultados complexos (fotos, ilustrações, esquemas, gráficos, infográficos, diagramas, figuras, tabelas, mapas) etc., exposição, contendo definições, descrições, comparações, enumerações, exemplificações e remissões a conceitos e relações por meio de notas de rodapé, boxes ou links; ou título, contextualização do campo, ordenação temporal ou temática por tema ou subtema, intercalação de trechos verbais com fotos, ilustrações, áudios, vídeos etc. e reconhecer traços da linguagem dos textos de divulgação científica, fazendo uso consciente das estratégias de impessoalização da linguagem (ou de pessoalização, se o tipo de publicação e objetivos assim o demandarem, como em alguns podcasts e vídeos de divulgação científica), 3ª pessoa, presente atemporal, recurso à citação, uso de vocabulário técnico/especializado etc., como forma de ampliar suas capacidades de compreensão e produção de textos nesses gêneros.
  • EF69LP54: Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, como as variações no ritmo, as modulações no tom de voz, as pausas, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e de figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras, a postura corporal e a gestualidade, na declamação de poemas, apresentações musicais e teatrais, tanto em gêneros em prosa quanto nos gêneros poéticos, os efeitos de sentido decorrentes do emprego de figuras de linguagem, tais como comparação, metáfora, personificação, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, paradoxo e antítese e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas etc.), que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo.

Conteúdo Programático

A exploração dos gêneros textuais é fundamental para o desenvolvimento das competências de leitura e escrita, possibilitando aos alunos o reconhecimento das diferentes estratégias de construção da informação e da argumentação. Neste contexto, os estudantes serão introduzidos à análise de textos de diversos gêneros, focando na identificação de elementos como título, subtítulos, e imagens ilustrativas, além de vocabulário técnico. Eles aprenderão a reconhecer a adaptação da linguagem e a organização textual conforme o propósito comunicativo de cada gênero, além de empregar essas estruturas na criação de infográficos e vídeos, como forma de sintetizar e apresentar o conhecimento adquirido.

  • Definição e características de gêneros textuais
  • Elementos constitutivos dos gêneros textuais (título, subtítulos, imagens)
  • Vocabulário técnico nos diversos gêneros textuais
  • Criação e análise de infográficos e vídeos como formas de comunicação

Metodologia

Adotando uma abordagem de metodologia ativa, esta atividade propõe uma imersão dos alunos no processo de aprendizagem, onde serão protagonistas. Inicialmente, a aula será conduzida com uma breve exposição sobre os gêneros textuais e sua importância na comunicação de conhecimentos. Os estudantes, então, se dividirão em grupos para analisar diferentes textos, guiados por uma ficha de análise que destaca os elementos-chave para observação. Após esta etapa de análise, cada grupo discutirá suas descobertas e trabalhará coletivamente na construção de um infográfico ou vídeo que resuma suas conclusões. Este processo de ‘aprender fazendo’ e colaboração entre os pares promove não apenas a compreensão teórica, mas também o desenvolvimento de habilidades práticas e o pensamento crítico.

  • Exposição dialogada sobre gêneros textuais
  • Análise em grupo de textos selecionados
  • Utilização de fichas de análise para identificação de elementos textuais
  • Criação colaborativa de infográficos ou vídeos

Avaliação

A avaliação da atividade será realizada considerando a participação individual dos alunos durante a análise em grupo, o engajamento no processo de discussão e colaboração, assim como a qualidade e criatividade do infográfico ou vídeo produzido. Será valorizado o uso adequado do vocabulário técnico, a clareza na comunicação das ideias, e a habilidade de sintetizar e apresentar o conhecimento de forma organizada e coerente. Para uma avaliação mais objetiva, serão utilizados critérios de avaliação como: clareza e coesão na apresentação das ideias, originalidade, correto emprego dos elementos constitutivos dos gêneros analisados, e precisão no uso do vocabulário. Exemplos de performances de destaque serão compartilhados com a turma, valorizando o esforço e criatividade dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a efetivação desta atividade, serão utilizados recursos como data show para apresentação dos conceitos iniciais e exposição de exemplos de gêneros textuais, artigos científicos, notícias, e posts de blogs para a análise, além de acesso a computadores ou tablets para a criação dos infográficos ou vídeos. Materiais de apoio como fichas de análise também serão distribuídos aos grupos, servindo como guia para a observação e discussão dos textos. A sala de aula deve ser organizada de maneira a facilitar o trabalho em grupo e a interação entre os alunos, criando um ambiente propício à colaboração e à troca de ideias.

  • Data show e computador para apresentações
  • Acesso à Internet para pesquisa de textos
  • Fichas de análise para guiar a observação dos alunos
  • Materiais para criação de infográfico ou software de edição de vídeo

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo