Aventuras Literárias Indígenas

Desenvolvida por: Lucine… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Cultura Indígena

Essa atividade propõe uma imersão na rica cultura indígena por meio da criação literária, permitindo que os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental explorem histórias e personagens inspirados nas tradições indígenas. A jornada se inicia com uma breve apresentação sobre a vasta diversidade cultural dos povos indígenas do Brasil, suas tradições, línguas e histórias. Os alunos serão então convidados a criar seus próprios personagens indígenas, atribuindo-lhes características específicas e um background cultural. Em grupos, serão desafiados a elaborar uma aventura para estes personagens, empregando corretamente elementos linguísticos como pontuação, concordância nominal e verbal, e ortografia. A metodologia ativa escolhida, Aprendizagem Baseada em Jogos, transformará esta experiência de escrita em uma jornada lúdica de aprendizado, onde explorar a cultura indígena e praticar habilidades de escrita se tornam uma aventura. Ao final, cada grupo apresentará sua história, propiciando um momento de compartilhamento, discussão e feedback coletivo, o que enriquecerá ainda mais o processo de aprendizado.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão profunda da cultura indígena, incentivando o respeito e a valorização dessa riqueza cultural por meio da criação literária. Ao desenvolverem suas próprias histórias indígenas, os alunos praticarão habilidades fundamentais de escrita, como uso cuidadoso da pontuação, concordância nominal e verbal, além de ortografia correta. Esta abordagem prática espera não apenas estimular a criatividade e a imaginação dos estudantes, mas também aprimorar suas habilidades de escrita, leitura e interpretação de textos, enquanto se familiarizam com a cultura e as histórias indígenas.

  • Compreender a diversidade cultural dos povos indígenas
  • Desenvolver habilidades de escrita focadas em pontuação, concordância e ortografia
  • Estimular a criatividade através da criação de personagens e histórias
  • Promover o trabalho em equipe e a habilidade de apresentar e discutir ideias em grupo
  • Valorizar a cultura indígena e promover o respeito às diferentes culturas

Habilidades Específicas BNCC

  • EF35LP07: Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático aborda a riqueza da cultura indígena brasileira, enfatizando a diversidade de tradições, línguas e histórias desses povos. Também foca na prática de habilidades de escrita, como pontuação, concordância nominal e verbal, e ortografia, aplicados na criação literária. Através da metodologia de Aprendizagem Baseada em Jogos, os alunos serão instigados a colocar em prática tais conhecimentos de maneira lúdica e interativa.

  • Diversidade cultural dos povos indígenas
  • Elementos de uma narrativa (personagens, cenário, enredo)
  • Pontuação, concordância nominal e verbal, e ortografia
  • Apresentação e discussão coletiva de produções textuais

Metodologia

A metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos será a base deste plano de aula, transformando o processo de aprendizado sobre a cultura indígena e habilidades de escrita em uma experiência lúdica e envolvente. Os alunos serão encorajados a colaborar em grupos, criando histórias que refletem seu entendimento e apreciação pela cultura indígena, enquanto praticam princípios de escrita. O compartilhamento das histórias permitirá o feedback coletivo, fundamental para o aprimoramento das habilidades de escrita.

  • Introdução à cultura indígena
  • Criação de personagens indígenas e desenvolvimento de histórias em grupo
  • Utilização de games educativos para a prática das regras de escrita
  • Apresentação e discussão das histórias

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos à cultura indígena e à criação de personagens. Na segunda aula, os grupos desenvolverão suas histórias e as apresentarão ao final.

  • Aula 1: Introdução à cultura indígena e criação de personagens
  • Aula 2: Desenvolvimento das histórias e apresentação

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos, na qualidade e criatividade das histórias criadas, bem como no uso correto da pontuação, concordância nominal e verbal e ortografia. Serão avaliados, também, o trabalho em equipe e a capacidade de receber e oferecer feedback construtivo. Exemplos de histórias bem-sucedidas, juntamente com feedback específico, serão discutidos coletivamente para promover o aprendizado compartilhado.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa sobre a cultura indígena, materiais para anotações e criação de personagens, além de games educativos que possam ser utilizados para praticar regras de escrita de forma divertida e interativa.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet
  • Materiais de escrita (lápis, borrachas, papel)
  • Lousa ou quadro branco
  • Seleção de games educativos que abordem a língua portuguesa

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo