Detetives da Leitura

Desenvolvida por: Marcia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Sílabas e Formação de Palavras

Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental se transformarão em verdadeiros detetives da leitura, com a emocionante missão de decifrar palavras. Através de uma série de jogos dinâmicos e interativos, que incorporam a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos, os estudantes serão desafiados a usar cartas que representam as diferentes estruturas silábicas, como CV (consoante-vogal), V (vogal), CVC (consoante-vogal-consoante), CCV (consoante-consoante-vogal), para formar palavras. Após a montagem, eles terão a tarefa de ler as palavras em voz alta para a turma, utilizando-as em diversos contextos práticos, como completar histórias ou resolver enigmas propostos pelo professor. Esta abordagem promete uma experiência de aprendizado altamente estimulante, que além de incentivar o conhecimento acerca da segmentação silábica e do valor sonoro de cada sílaba, visa melhorar a capacidade de leitura e escrita dos alunos de forma lúdica e interativa.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar um ambiente de aprendizado imersivo onde os estudantes possam aplicar, de forma prática e dinâmica, o seu conhecimento em estruturas silábicas e formação de palavras. Através do engajamento direto com o material didático interativo e jogos planejados, espera-se que os alunos aprimorem suas habilidades de leitura e escrita, especificamente na manipulação de diferentes estruturas de sílabas, como CV, V, CVC e CCV. Além disso, o exercício visa promover a colaboração entre os estudantes, aumentar sua autoconfiança ao ler em voz alta na frente dos colegas e estimular o desenvolvimento do raciocínio lógico ao resolver enigmas e completar histórias. Com estes objetivos, a atividade almeja apoiar o crescimento acadêmico e pessoal dos estudantes, tornando-os mais preparados para os desafios futuros na disciplina de Língua Portuguesa.

  • Promover o reconhecimento e a escrita de palavras com estruturas silábicas variadas.
  • Estimular a leitura fluente e expressiva em contextos diversificados.
  • Desenvolver habilidades de lógica através de jogos e enigmas linguísticos.
  • Incentivar o trabalho em equipe e a participação ativa durante o processo de aprendizado.
  • Fomentar a capacidade criativa na construção e recontagem de histórias.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP05: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
  • EF02LP02: Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.
  • EF02LP04: Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.

Conteúdo Programático

A estrutura silábica das palavras é fundamental para o processo de alfabetização e desenvolvimento da leitura e escrita. Este plano de aula está desenhado para abordar, de maneira lúdica e participativa, os diversos tipos de estruturas silábicas (CV, V, CVC, CCV), incentivando os alunos a reconhecerem a importância de cada sílaba e posicionar corretamente as vogais e consoantes. Assim, pretende-se oferecer aos alunos uma sólida base no reconhecimento de padrões silábicos, essencial para avançar nas habilidades de leitura e escrita.

  • Estruturas Silábicas: CV, V, CVC, CCV
  • Leitura e Escrita de Palavras
  • Colaboração e Trabalho em Equipe
  • Resolução de Enigmas Linguísticos
  • Criação e Recontagem de Histórias

Metodologia

A metodologia da atividade ‘Detetives da Leitura’ combina práticas de Aprendizagem Baseada em Projetos, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos para criar uma experiência educacional rica e interativa. Os estudantes serão instigados a explorar e aplicar seus conhecimentos de forma colaborativa, participando ativamente nas etapas de planejamento, execução e avaliação de suas missões de leitura e escrita. Com o uso de cartas que representam diferentes estruturas silábicas, os alunos trabalharão em grupos para montar palavras, lendo-as em voz alta e aplicando-as em contextos que exigem pensamento crítico e criatividade.

  • Uso de cartas para formação de palavras
  • Leitura coletiva e expressiva em sala de aula
  • Jogos de lógica e linguagem para resolução de enigmas
  • Atividades colaborativas para criação de histórias
  • Dinâmicas de grupo para discussão e reflexão

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será distribuída ao longo de 10 aulas de 60 minutos cada, permitindo tempo adequado para exploração, aprendizado e reflexão. As sessões serão organizadas para permitir a imersão dos alunos em todas as etapas do processo, desde o reconhecimento das estruturas silábicas até a aplicação criativa em tarefas de leitura e escrita.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e formação dos grupos
  • Aula 2-3: Reconhecimento das estruturas silábicas com cartas
  • Aula 4-5: Jogos para a formação e leitura de palavras
  • Aula 6-7: Resolução de enigmas e criação de histórias em grupos
  • Aula 8-9: Preparação e prática de leitura expressiva
  • Aula 10: Apresentação dos trabalhos e reflexão sobre o aprendizado

Avaliação

A avaliação da atividade 'Detetives da Leitura' focará tanto no processo quanto no produto final. Serão considerados aspectos como engajamento individual e colaboração em grupo, habilidade de aplicar as estruturas silábicas na formação de palavras, criatividade na resolução de enigmas e na composição de histórias, bem como a fluência e expressividade na leitura em voz alta. Cada tarefa executada ao longo da atividade contribuirá para a avaliação continua, permitindo ao professor fornecer feedbacks construtivos e identificar áreas para reforço adicional. Será incentivada a autoreflexão dos alunos sobre seu progresso, promovendo a metacognição e o entendimento profundo dos objetivos de aprendizagem.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários materiais simples porém essenciais para garantir o sucesso e a imersão dos alunos no processo de aprendizagem. Cartas com sílabas impressas, papel, canetas e quadro branco são fundamentais para as dinâmicas de grupo e individuais. Além disso, a utilização de recursos digitais como apresentações, vídeos explicativos e plataformas de ensino à distância pode enriquecer a experiência, permitindo uma maior flexibilidade e adaptação às necessidades de cada turma.

  • Cartas com sílabas impressas para jogos de formação de palavras
  • Papel, canetas e lápis para escriva e desenho
  • Quadro branco e marcadores para atividades coletivas
  • Computadores ou tablets com acesso à internet para pesquisas e recursos digitais
  • Vídeos e animações relacionados à formação de palavras e leitura

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo