Cinema e Literatura: Uma Jornada Intertextual

Desenvolvida por: Ana Ya… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Intertextualidade entre literatura e cinema

Nesta atividade, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar as relações intertextuais entre obras literárias e suas respectivas adaptações cinematográficas. A partir da seleção de um livro que foi adaptado para o cinema, os estudantes, organizados em grupos, irão imergir tanto na leitura quanto no visionamento do material, com o objetivo de identificar, analisar e discutir as semelhanças e diferenças entre as duas formas de narrativa. A ênfase será dada aos temas abordados, à construção dos personagens, aos estilos e aos autores das obras. Após esta análise, cada grupo será responsável por criar e apresentar um vídeo ou uma apresentação digital que deverá destacar os efeitos de sentido resultantes das escolhas artísticas e narrativas em ambas as versões, elaborando uma análise crítica e reflexiva sobre a forma como diferentes mídias podem retratar histórias e conceitos literários. Esta atividade propõe uma metodologia ativa 'Mão-na-massa', incentivando a construção coletiva do conhecimento, através da pesquisa, discussão em grupo e criação de materiais audiovisuais.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade pretende promover uma compreensão aprofundada sobre intertextualidade, ressaltando a importância de analisar como diferentes mídias narram histórias. Ao final, os alunos deverão ser capazes de identificar as transformações e adaptações presentes na passagem de um texto literário para um roteiro cinematográfico, reconhecer a relevância dos elementos estilísticos e temáticos em construções narrativas distintas, e desenvolver habilidades críticas e analíticas sobre a produção cultural contemporânea. Este plano espera também fomentar a habilidade de trabalho em equipe e a criatividade na produção de conteúdos audiovisuais que refletem suas análises e interpretações.

  • Identificar semelhanças e diferenças temáticas e narrativas entre obras literárias e suas adaptações cinematográficas
  • Analisar os efeitos de sentido decorrentes das escolhas artísticas e narrativas em ambas as mídias
  • Desenvolver habilidades de crítica literária e cinematográfica
  • Estimular a criatividade na criação de apresentações que sintetizem as análises realizadas
  • Fomentar o trabalho em equipe e a discussão construtiva entre os alunos

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP45: Posicionar-se criticamente em relação a textos pertencentes a gêneros como quarta-capa, programa (de teatro, dança, exposição etc.), sinopse, resenha crítica, comentário em blog/vlog cultural etc., para selecionar obras literárias e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, exposições, espetáculos, CD´s, DVD´s etc.), diferenciando as sequências descritivas e avaliativas e reconhecendo-os como gêneros que apoiam a escolha do livro ou produção cultural e consultando-os no momento de fazer escolhas, quando for o caso.
  • EF89LP32: Analisar os efeitos de sentido decorrentes do uso de mecanismos de intertextualidade (referências, alusões, retomadas) entre os textos literários, entre esses textos literários e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, artes visuais e midiáticas, música), quanto aos temas, personagens, estilos, autores etc., e entre o texto original e paródias, paráfrases, pastiches, trailer honesto, vídeos-minuto, vidding, dentre outros.
  • EF89LP34: Analisar a organização de texto dramático apresentado em teatro, televisão, cinema, identificando e percebendo os sentidos decorrentes dos recursos linguísticos e semióticos que sustentam sua realização como peça teatral, novela, filme etc.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático visa abordar a intertextualidade como fenômeno cultural e artístico, destacando a importância do diálogo entre diferentes manifestações artísticas. De forma específica, a atividade foca no estudo comparativo entre textos literários e suas adaptações cinematográficas, envolvendo a análise de elementos narrativos, temáticos, estilísticos e de construção de personagens. Será dada especial atenção às escolhas artísticas e às representações culturais que diferenciam e aproximam livro e filme, proporcionando uma base sólida para discussão crítica e produção criativa.

  • Intertextualidade entre obras literárias e cinema
  • Análise comparativa de narrativas literárias e cinematográficas
  • Estudo de personagens, temas e estilos em literatura e cinema
  • Produção de vídeo ou apresentação baseada em análise intertextual
  • Discussão crítica sobre adaptações cinematográficas

Metodologia

Esta atividade será desenvolvida a partir de uma abordagem prática 'Mão-na-massa', onde os alunos serão instigados a pesquisar, discutir em grupo e criar conteúdos a partir de suas análises. Iniciaremos com a seleção de obras literárias e suas respectivas adaptações cinematográficas. Seguido por leituras dirigidas e sessões de cinema em sala, facilitando o acesso dos alunos às obras. As discussões em grupo serão guiadas por questionários que ajudarão na identificação dos elementos chave para análise. Por fim, os alunos utilizarão ferramentas digitais para a criação e edição de seus vídeos ou apresentações, dando vazão à expressão criativa coletiva.

  • Seleção de obras literárias e cinematográficas
  • Leituras dirigidas e visionamento dos filmes
  • Discussões em grupo com base em questionários analíticos
  • Produção de vídeos ou apresentações digitais
  • Apresentação dos trabalhos para a turma

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de três aulas de 40 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a introdução ao tema e a seleção das obras. A segunda aula será destinada à leitura, ao visionamento e às discussões iniciais. Na terceira e última aula, os grupos apresentarão seus trabalhos, seguidos por uma discussão coletiva sobre as análises realizadas.

  • Aula 1: Introdução e seleção de obras
  • Aula 2: Leitura, visionamento e discussões em grupo
  • Aula 3: Produção e apresentação dos vídeos ou apresentações

Avaliação

A avaliação será processual e contará com a análise do envolvimento dos alunos nas discussões em grupo, a qualidade do material produzido, considerando a criatividade, fundamentação das análises e coerência com os conceitos discutidos em aula. Além disso, será avaliada a habilidade de apresentação, como clareza, fluência e capacidade de argumentação. Para cada um desses aspectos, será utilizado um sistema de pontuação que considerará a qualidade da contribuição individual e do trabalho em grupo, estimulando o esforço coletivo e individual.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem cópias dos livros selecionados e dos filmes adaptados, acesso a um projetor e tela para o visionamento dos filmes, computadores ou tablets com software de edição de vídeo para a criação dos trabalhos finais, e acesso à internet para pesquisa e referência de materiais adicionais. Esses materiais e ferramentas serão fundamentais para o desenvolvimento das atividades propostas, permitindo que os alunos realizem as tarefas de forma eficaz e criativa.

  • Livros e filmes selecionados
  • Projetor e tela
  • Computadores ou tablets com software de edição de vídeo
  • Acesso à internet

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo