Nesta atividade, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar as relações intertextuais entre obras literárias e suas respectivas adaptações cinematográficas. A partir da seleção de um livro que foi adaptado para o cinema, os estudantes, organizados em grupos, irão imergir tanto na leitura quanto no visionamento do material, com o objetivo de identificar, analisar e discutir as semelhanças e diferenças entre as duas formas de narrativa. A ênfase será dada aos temas abordados, à construção dos personagens, aos estilos e aos autores das obras. Após esta análise, cada grupo será responsável por criar e apresentar um vídeo ou uma apresentação digital que deverá destacar os efeitos de sentido resultantes das escolhas artísticas e narrativas em ambas as versões, elaborando uma análise crítica e reflexiva sobre a forma como diferentes mídias podem retratar histórias e conceitos literários. Esta atividade propõe uma metodologia ativa 'Mão-na-massa', incentivando a construção coletiva do conhecimento, através da pesquisa, discussão em grupo e criação de materiais audiovisuais.
Esta atividade pretende promover uma compreensão aprofundada sobre intertextualidade, ressaltando a importância de analisar como diferentes mídias narram histórias. Ao final, os alunos deverão ser capazes de identificar as transformações e adaptações presentes na passagem de um texto literário para um roteiro cinematográfico, reconhecer a relevância dos elementos estilísticos e temáticos em construções narrativas distintas, e desenvolver habilidades críticas e analíticas sobre a produção cultural contemporânea. Este plano espera também fomentar a habilidade de trabalho em equipe e a criatividade na produção de conteúdos audiovisuais que refletem suas análises e interpretações.
O conteúdo programático visa abordar a intertextualidade como fenômeno cultural e artístico, destacando a importância do diálogo entre diferentes manifestações artísticas. De forma específica, a atividade foca no estudo comparativo entre textos literários e suas adaptações cinematográficas, envolvendo a análise de elementos narrativos, temáticos, estilísticos e de construção de personagens. Será dada especial atenção às escolhas artísticas e às representações culturais que diferenciam e aproximam livro e filme, proporcionando uma base sólida para discussão crítica e produção criativa.
Esta atividade será desenvolvida a partir de uma abordagem prática 'Mão-na-massa', onde os alunos serão instigados a pesquisar, discutir em grupo e criar conteúdos a partir de suas análises. Iniciaremos com a seleção de obras literárias e suas respectivas adaptações cinematográficas. Seguido por leituras dirigidas e sessões de cinema em sala, facilitando o acesso dos alunos às obras. As discussões em grupo serão guiadas por questionários que ajudarão na identificação dos elementos chave para análise. Por fim, os alunos utilizarão ferramentas digitais para a criação e edição de seus vídeos ou apresentações, dando vazão à expressão criativa coletiva.
A atividade será realizada ao longo de três aulas de 40 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a introdução ao tema e a seleção das obras. A segunda aula será destinada à leitura, ao visionamento e às discussões iniciais. Na terceira e última aula, os grupos apresentarão seus trabalhos, seguidos por uma discussão coletiva sobre as análises realizadas.
A avaliação será processual e contará com a análise do envolvimento dos alunos nas discussões em grupo, a qualidade do material produzido, considerando a criatividade, fundamentação das análises e coerência com os conceitos discutidos em aula. Além disso, será avaliada a habilidade de apresentação, como clareza, fluência e capacidade de argumentação. Para cada um desses aspectos, será utilizado um sistema de pontuação que considerará a qualidade da contribuição individual e do trabalho em grupo, estimulando o esforço coletivo e individual.
Os recursos necessários incluem cópias dos livros selecionados e dos filmes adaptados, acesso a um projetor e tela para o visionamento dos filmes, computadores ou tablets com software de edição de vídeo para a criação dos trabalhos finais, e acesso à internet para pesquisa e referência de materiais adicionais. Esses materiais e ferramentas serão fundamentais para o desenvolvimento das atividades propostas, permitindo que os alunos realizem as tarefas de forma eficaz e criativa.
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