O Grande Torneio dos Coletivos

Desenvolvida por: Izabel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Substantivos Coletivos

Prepare-se para um torneio emocionante de Língua Portuguesa onde os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental competirão para ser o Campeão dos Coletivos. Eles serão divididos em times e enfrentarão desafios de múltiplas etapas envolvendo substantivos coletivos. As etapas incluem encontrar no dicionário os coletivos correspondentes a uma lista de substantivos comuns e criar frases originais que demonstrem o uso adequado desses coletivos. A cada rodada, os times ganharão pontos baseados na rapidez e precisão. Esta atividade, além de promover o domínio sobre os substantivos coletivos, estimula o trabalho em equipe, o raciocínio rápido e a habilidade de consultas eficientes no dicionário. Garantindo que todos aprendam de forma divertida e interativa, este torneio é uma oportunidade perfeita para aplicar a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivos promover a compreensão profunda dos substantivos coletivos, desenvolver habilidades de consulta eficaz no dicionário e estimular o trabalho em equipe e a criatividade. Almejamos que, ao final desta atividade, os alunos sejam capazes de identificar corretamente e usar substantivos coletivos em diversas contextos, aprimorando assim sua habilidade de expressão escrita e oral. Através deste jogo competitivo, buscamos também fomentar habilidades socioemocionais como cooperação, respeito mútuo e a capacidade de lidar com vitórias e derrotas de forma construtiva.

  • Identificar e aplicar corretamente substantivos coletivos em contextos variados.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e consulta eficiente ao dicionário.
  • Estimular o raciocínio rápido e a precisão linguística.
  • Promover o trabalho em equipe e habilidades de colaboração.
  • Fomentar a criatividade na criação de frases originais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF04LP03: Localizar palavras no dicionário para esclarecer significados, reconhecendo o significado mais plausível para o contexto que deu origem à consulta.

Conteúdo Programático

A atividade concentra-se no estudo dos substantivos coletivos, uma parte fundamental da morfologia na Língua Portuguesa. O conteúdo permite que os alunos explorem e desenvolvam habilidades linguísticas importantes, tanto no aspecto da compreensão quanto da produção textual. Ao inserir esses conhecimentos num contexto lúdico, pretende-se que a aprendizagem se torne mais significativa, motivando os estudantes a se engajarem ativamente no processo educacional.

  • Definição de substantivos coletivos.
  • Identificação de substantivos coletivos no dicionário.
  • Construção de frases utilizando substantivos coletivos.
  • Trabalho em equipe e estratégias de comunicação.

Metodologia

A metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos será empregada para engajar os alunos de maneira prática e interativa. Os alunos serão divididos em times, e cada etapa do torneio exigirá colaboração, discussão e decisões rápidas em equipe. O uso do dicionário para encontrar os coletivos adequados e a criação de frases originais para demonstrar seu uso corretamente promoverá uma imersão profunda no conteúdo, ao mesmo tempo em que desenvolverá habilidades importantíssimas de pesquisa e trabalho em equipe.

  • Dinâmica de grupos com formação de times.
  • Pesquisa no dicionário sob pressão de tempo.
  • Criação colaborativa de frases.
  • Competição ponto a ponto com acumulação de pontos.

Aulas e Sequências Didáticas

O Grande Torneio dos Coletivos será realizado ao longo de 19 aulas de 60 minutos cada. Inicialmente, haverá uma introdução ao conceito de substantivos coletivos, seguida por aulas dedicadas à prática de pesquisa no dicionário e à criação de frases. A maior parte do cronograma será dedicada à execução do torneio, permitindo tempo suficiente para que todos os times possam participar ativamente.

  • Aula 1: Introdução aos substantivos coletivos e regras do torneio.
  • Aulas 2-4: Práticas de pesquisa no dicionário e criação de frases. Preparação para o torneio.
  • Aulas 5-18: Execução do torneio em diversas fases.
  • Aula 19: Revisão, premiação dos campeões e reflexão sobre o aprendizado.

Avaliação

A avaliação será contínua, baseando-se na participação, colaboração e desempenho das equipes ao longo do torneio. Pontos serão atribuídos não só pela correção no uso dos coletivos e pela agilidade em encontrar os termos no dicionário, mas também pela originalidade e criatividade nas frases elaboradas. Além disso, avaliaremos o desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe, liderança e resolução de conflitos. Serão fornecidos feedbacks construtivos para incentivar a melhoria contínua dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão utilizados dicionários em quantidade suficiente para cada time, quadros brancos ou flip charts para anotação e apresentação das frases criadas, e um data show para exibição de regras e pontuações. A sala de aula será organizada de maneira a facilitar a interação entre os times e o acesso aos materiais. Recursos digitais, como cronômetros e apresentações em slides, também serão empregados para garantir a fluidez e imparcialidade do torneio.

  • Dicionários
  • Quadros brancos ou flip charts
  • Data show e computador
  • Cronômetros
  • Materiais de escrita (canetas, marcadores)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo