Alfabeto em Ação

Desenvolvida por: Emile … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Conhecimento do Alfabeto

A atividade 'Alfabeto em Ação' é uma proposta interativa e divertida elaborada para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, objetivando a familiarização com as letras do alfabeto através de uma dinâmica de caça ao tesouro. Ao longo desta atividade, as letras do alfabeto, previamente escondidas pela sala de aula, serão descobertas uma a uma pelos estudantes. Cada achado de uma letra se transforma em uma oportunidade de aprendizado, onde o aluno, ao localizar a letra, deve recitá-la em voz alta para a turma e, em seguida, engajar-se na busca pela próxima letra, seguindo a ordem alfabética. Desta forma, além de promover o reconhecimento visual, a atividade desenvolve habilidades de audição e fala, e estimula a interação entre os alunos, fazendo com que o processo de aprendizado do alfabeto se torne uma experiência lúdica e significativa.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal da atividade 'Alfabeto em Ação' é fazer com que os alunos reconheçam e nomeiem as letras do alfabeto, recitando-as na ordem correta. Ao aliar a prática de buscar letras escondidas com a necessidade de identificar e pronunciá-las em voz alta, este exercício visa fortalecer o conhecimento do alfabeto de maneira divertida e engajadora, além de fomentar o respeito pelas regras e a cooperação entre os colegas. A atividade tem como meta também o desenvolvimento do reconhecimento visual de letras isoladas, bem como a capacidade de comparar palavras identificando semelhanças e diferenças sonoras, propiciando um ambiente rico em oportunidades de aprendizagem auditiva e visual.

  • Reconhecer e nomear as letras do alfabeto.
  • Recitar o alfabeto em ordem.
  • Desenvolver habilidades auditivas e de fala.
  • Estimular a cooperação e o trabalho em equipe.
  • Comparar sons de sílabas semelhantes entre diferentes palavras.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP10: Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.
  • EF01LP12: Reconhecer a separação das palavras, na escrita, por espaços em branco.
  • EF01LP13: Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas mediais e finais.

Conteúdo Programático

A base deste plano de aula gira em torno do reconhecimento e familiarização com o alfabeto, essencial no processo inicial da alfabetização. Integrando métodos ativos de aprendizagem, a atividade busca envolver os estudantes de forma participativa, incentivando o reconhecimento visual e auditivo das letras, compreensão da sequência alfabética e desenvolvimento de habilidades socioemocionais como respeito, paciência e trabalho em equipe, fundamentais no processo educativo.

  • Alfabeto: reconhecimento das letras
  • Sequência alfabética
  • Identificação visual e auditiva das letras
  • Cooperação e regras de convivência

Metodologia

A atividade será realizada seguindo uma abordagem mão-na-massa, onde os alunos serão os protagonistas na busca pelas letras do alfabeto escondidas pela sala. Este método incentiva a exploração e a curiosidade, elementos chaves no aprendizado ativo, e permitirá que os alunos vivenciem o processo de descoberta, reforçando seu conhecimento sobre as letras do alfabeto de forma dinâmica e interativa.

  • Caçada ao tesouro de letras do alfabeto
  • Recitação em grupo das letras encontradas
  • Atividades lúdicas de reconhecimento das letras
  • Dinâmicas de comparação de sons de sílabas

Aulas e Sequências Didáticas

A totalidade desta atividade será distribuída ao longo de 4 aulas, com 1 hora de duração cada. Inicialmente, será feita uma breve introdução sobre o alfabeto e o propósito da atividade. As três aulas seguintes serão dedicadas à caçada ao tesouro e às atividades de recapitulação e reforço do aprendizado. Esta estrutura permitirá que os alunos tenham tempo suficiente para absorver e consolidar o conhecimento adquirido.

  • Aula 1: Introdução ao alfabeto e explicação da atividade
  • Aula 2: Realização da caçada ao tesouro
  • Aula 3: Continuação da caçada e início de atividades de reforço
  • Aula 4: Atividades de reforço e recapitulação do alfabeto

Avaliação

A avaliação será contínua, observando a participação individual e coletiva dos alunos durante as atividades. Será valorizado o reconhecimento das letras, a capacidade de recitá-las em ordem e a participação ativa na dinâmica de grupo. Feedbacks positivos e construtivos serão dados frequentemente para incentivar o progresso de cada aluno. A conclusão bem-sucedida da caçada ao tesouro, assim como a participação nas atividades de recapitulação, também será levada em conta na avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização com sucesso desta atividade, serão necessários diversos materiais como letras do alfabeto em papel ou cartolina para serem escondidas, espaços adequados na sala de aula para o esconderijo das letras, além de recursos audiovisuais para eventual suporte à atividade, como músicas do alfabeto e vídeos educativos. A preparação desses materiais em antecedência é crucial para o bom andamento da caçada ao tesouro.

  • Letras do alfabeto em papel ou cartolina
  • Sistema de som para músicas educativas
  • Vídeos educativos sobre o alfabeto
  • Espaço na sala de aula preparado para a atividade

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo