A Odisseia de Aquiles: Uma Viagem Literária

Desenvolvida por: Franci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Mitologia Grega e Estrutura Narrativa

Nesta atividade, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental mergulharão no universo da mitologia grega através da leitura do mito de Aquiles. Iniciaremos com uma leitura compartilhada, na qual o professor guiará os alunos, enfatizando os elementos narrativos e linguísticos essenciais. Durante a discussão, focaremos nas características marcantes do herói Aquiles, na estrutura da narrativa e nas decisões morais subjacentes ao texto. Esta experiência visa não apenas enriquecer a compreensão leitora dos alunos, mas também prepará-los para etapas subsequentes que envolvem análise linguística detalhada e encorajamento à produção textual criativa, baseada nos conceitos absorvidos. Após a discussão, os alunos serão desafiados a recriar um episódio do mito ou a projetar uma aventura inédita para Aquiles, utilizando os elementos narrativos e linguísticos discutidos. Essa criação pode assumir formas diversas, incluindo narrativas escritas, representações teatrais ou produções multimídia, aplicando a Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Jogos.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo primordial desenvolver habilidades de compreensão leitora e produção textual em alunos do 7º ano. Através da leitura analítica do mito de Aquiles, pretende-se que os estudantes aprimorem sua capacidade de identificar elementos essenciais em narrativas complexas, entender a importância das decisões morais dos personagens e a estrutura de uma narrativa mitológica. Além disso, almeja-se incentivar a criatividade, a expressão pessoal e o pensamento crítico, preparando os alunos para a produção de textos e projetos que reflitam sua compreensão do texto lido, bem como fomentar a capacidade de trabalhar coletivamente em atividades lúdicas de aprendizagem.

  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos mitológicos.
  • Discutir a estrutura narrativa e os elementos linguísticos presentes no mito de Aquiles.
  • Estimular a criatividade na recriação de histórias baseadas em mitos clássicos.
  • Fomentar o trabalho em equipe através de metodologias ativas de aprendizagem.
  • Produzir textos criativos que demonstrem compreensão dos temas abordados.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP28: Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infantojuvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
  • EF69LP47: Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados, identificando o enredo e o foco narrativo e percebendo como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto e indireto), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios a cada gênero narrativo.
  • EF69LP50: Elaborar texto teatral, a partir da adaptação de romances, contos, mitos, narrativas de enigma e de aventura, novelas, biografias romanceadas, crônicas, dentre outros, indicando as rubricas para caracterização do cenário, do espaço, do tempo; explicitando a caracterização física e psicológica dos personagens e dos seus modos de ação; reconfigurando a inserção do discurso direto e dos tipos de narrador; explicitando as marcas de variação linguística (dialetos, registros e jargões) e retextualizando o tratamento da temática.

Conteúdo Programático

O programa desta atividade centra-se no estudo de mitos gregos, com ênfase no mito de Aquiles, e visa proporcionar aos alunos uma compreensão profunda de elementos narrativos e linguísticos presentes na literatura mitológica. Exploraremos a estrutura das narrativas mitológicas, os arquétipos de personagens, as decisões morais e éticas inerentes, além das técnicas literárias usadas para trazer essas histórias à vida. Tais elementos fornecerão uma base sólida para atividades de leitura crítica, discussão em grupo e produção textual criativa.

  • Estrutura de mitos e narrativas clássicas
  • Elementos linguísticos em textos mitológicos
  • Arquétipos de personagens e suas jornadas
  • Análise de decisões morais e éticas em mitos
  • Técnicas literárias para narrativas envolventes

Metodologia

Adotaremos uma abordagem interativa e participativa, combinando Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Jogos. Inicialmente, trabalharemos com leitura compartilhada para garantir uma compreensão uniforme do texto base. Seguiremos com discussões em grupo, estimulando a análise crítica e reflexiva dos alunos sobre o conteúdo lido. Posteriormente, os alunos participarão de atividades práticas que envolvem a recriação e adaptação do mito explorado, permitindo-lhes aplicar o conhecimento adquirido de maneira criativa e colaborativa.

  • Leitura compartilhada do mito de Aquiles
  • Discussões em grupo sobre elementos narrativos e morais
  • Atividades práticas de recriação de mitos
  • Uso de ferramentas digitais para produção textual e multimídia
  • Apresentações em grupo das criações

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em 3 aulas de 40 minutos cada. A primeira aula se concentrará na leitura compartilhada e discussão inicial sobre o mito de Aquiles. A segunda aula será dedicada às discussões em profundidade e ao início das atividades práticas. A terceira e última aula será reservada para a finalização dos projetos dos alunos e suas apresentações.

  • Aula 1: Leitura compartilhada e discussão inicial
  • Aula 2: Atividades práticas e discussões em grupo
  • Aula 3: Finalização e apresentação dos projetos

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada na participação ativa dos alunos durante as discussões em grupo, na qualidade e criatividade apresentadas nas atividades práticas, e na capacidade de trabalhar colaborativamente. Será dada especial atenção à demonstração de compreensão dos elementos narrativos e linguísticos estudados, assim como à aplicação desses conhecimentos na produção dos projetos. O uso de rubricas de avaliação detalhadas ajudará na objetividade do processo, considerando critérios como criatividade, compreensão do texto, capacidade analítica, cooperação em equipe e qualidade da apresentação.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, utilizaremos cópias do mito de Aquiles para leitura compartilhada, acesso a recursos digitais para pesquisa e produção textual/multimídia, e materiais diversos para as representações teatrais ou criações artísticas. O uso de tecnologia será incentivado para a busca de informações adicionais e para a facilitação da produção criativa dos alunos.

  • Cópias do mito de Aquiles
  • Recursos digitais para pesquisa e produção
  • Materiais para criações artísticas
  • Ferramentas de colaboração online

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo