Quem Influenciou o Século XX?

Desenvolvida por: Sonia … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História e Ciências Humanas
Temática: Personalidades influentes do século XX e seu impacto na história recente

Esta atividade propõe uma imersão no século XX, explorando as personalidades que moldaram a história recente. Através de uma metodologia ativa e participativa, os alunos realizarão uma roda de debate, permitindo não apenas a aquisição de conhecimento sobre figuras históricas notáveis, mas também o desenvolvimento de habilidades críticas e argumentativas. Inicialmente, os estudantes serão divididos em pequenos grupos e, por sorteio, cada grupo receberá o nome de uma personalidade significativa do século XX para pesquisar. Eles investigarão a vida, obra e influência dessa figura, preparando uma apresentação concisa para compartilhar com a turma. Esta fase promoverá o trabalho em equipe, habilidades de pesquisa e síntese de informações. Após as apresentações, será realizada uma roda de debate aberta, onde todos os alunos poderão discutir as contribuições e impactos dessas personalidades na conformação do mundo moderno. Este momento será crucial para estimular o pensamento crítico, a capacidade de ouvir e a articulação de argumentos baseados em evidências coletadas durante a pesquisa.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal dessa atividade é permitir que os estudantes compreendam a complexidade do século XX, por meio do estudo de personalidades que foram fundamentais para o desenrolar dos eventos e transformações desse período. Busca-se também promover a construção de argumentações sólidas, aprimorar habilidades de debate e comunicação, além de incentivar o trabalho em equipe e a pesquisa autônoma. A atividade estimula os alunos a conectar informações histográficas com a realidade atual, criando uma ponte entre o passado e o presente e fomentando uma compreensão mais aprofundada dos processos históricos.

  • Compreender o impacto de personalidades históricas no século XX.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, síntese de informações e apresentação.
  • Aprimorar a capacidade de argumentação e debate.
  • Promover a colaboração em equipe.
  • Estabelecer conexões entre passado e presente.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09HI01: Analisar processos de independência e lutas por soberania, destacando seus principais líderes e eventos.
  • EF09HI02: Associar as grandes guerras mundiais com as transformações territoriais, geopolíticas e socioeconômicas no mundo contemporâneo.
  • EF09HI03: Discutir o papel de movimentos sociais que marcaram o século XX.
  • EF09HI06: Avaliar o impacto das tecnologias associadas à informação e comunicação no cotidiano.

Conteúdo Programático

A atividade se centrará no estudo de figuras históricas fundamentais do século XX, abrangendo uma variedade de áreas como política, ciências, artes e movimentos sociais. Esta abordagem multidisciplinar permitirá aos alunos compreender a interconexão entre eventos históricos distintos e suas influências no mundo contemporâneo. A discussão proporcionada incentivará a reflexão crítica sobre as ações e legados dessas personalidades, explorando como suas realizações ou ideologias contribuíram para moldar a sociedade atual.

  • Líderes políticos e revolucionários do século XX.
  • Inovadores e pioneiros da ciência e tecnologia.
  • Figuras proeminentes nas artes e na literatura.
  • Ativistas sociais e movimentos de direitos civis.
  • Impacto das personalidades nos eventos mundiais.

Metodologia

A metodologia ativa Roda de Debate será utilizada para engajar os alunos ativamente na aprendizagem. Após a formação dos grupos e a distribuição das personalidades através de sorteio, os estudantes iniciarão a fase de pesquisa, orientados por recursos recomendados pelo professor. A preparação das apresentações demandará uma análise crítica e síntese das informações colhidas. Durante as apresentações, a sala de aula será reorganizada em um formato circular, facilitando a observação, a escuta e a participação de todos. A roda de debate que se segue permitirá uma interação dinâmica e aprofundada, incentivando a troca de ideias e a construção coletiva de conhecimentos.

  • Formação de grupos e sorteio de personalidades.
  • Pesquisa e preparação da apresentação.
  • Reorganização da sala para apresentações e debate.
  • Condução da roda de debate com participação ativa.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em 3 aulas de 40 minutos, totalizando 2 horas. A primeira aula será dedicada à formação dos grupos, sorteio das personalidades e início das pesquisas. A segunda aula focará na continuação da pesquisa e na preparação das apresentações. A última aula será destinada às apresentações dos grupos e à realização da roda de debate, onde será promovida a discussão coletiva sobre as personalidades estudadas e seus impactos.

  • Aula 1: Formação de grupos e introdução ao projeto.
  • Aula 2: Pesquisa e preparação das apresentações.
  • Aula 3: Apresentações e roda de debate.

Avaliação

A avaliação dessa atividade será baseada na qualidade da pesquisa realizada, na clareza e estruturação das apresentações e na participação efetiva no debate. Serão considerados critérios como a profundidade da análise histórica, a capacidade de argumentação, a colaboração em equipe e a habilidade de conectar passado e presente. Feedbacks construtivos serão oferecidos após as apresentações, e a participação de cada aluno durante o debate será anotada, contribuindo para a nota final.

Materiais e ferramentas:

Para a realização dessa atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, materiais de escritório para organização das informações e preparação das apresentações, além de um espaço adequado para a realização da roda de debate. Vídeos, artigos, livros didáticos e plataformas educacionais online serão recomendados como fontes de informação para as pesquisas dos alunos.

  • Acesso à internet.
  • Materiais de escritório (papéis, canetas, marcadores).
  • Vídeos e documentários históricos.
  • Artigos e livros (físicos e digitais).
  • Softwares de apresentação (ex: PowerPoint, Prezi).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo