Nesta atividade prática, os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental se transformarão em jornalistas por um dia. Inicialmente, de maneira supervisionada, deverão buscar notícias em variados meios de comunicação, como jornais impressos e digitais, visando à diversidade informativa. Após uma investigação inicial realizada em casa, a sala de aula se converte em uma redação jornalística, onde os alunos, organizados em grupos, discutem as notícias coletadas, analisando os elementos que compõem o gênero jornalístico e a centralidade da notícia. Em seguida, cada grupo escolherá uma notícia para desenvolver uma reportagem detalhada. Este processo incluirá etapas de revisão e edição do texto, fundamentais para o aprimoramento das habilidades de escrita e aderência aos princípios jornalísticos. O projeto culminará com a apresentação das reportagens produzidas para a turma, estimulando a troca de informações, o debate crítico e a valorização da diversidade de perspectivas.
O objetivo desta atividade é engajar os alunos na prática do jornalismo, desenvolvendo habilidades cruciais de pesquisa, análise crítica, escrita e comunicação. Ao assumirem o papel de jornalistas, os estudantes não só identificarão os elementos que compõem diferentes gêneros jornalísticos, mas também compreenderão a centralidade e a relevância da notícia no contexto social. Além disso, através da revisão e edição de seus textos, os alunos aprimorarão sua capacidade de produzir conteúdo coeso, coerente e gramaticalmente correto, respeitando as normas da língua culta.
A atividade abordará aspectos fundamentais do jornalismo, incluindo a estrutura de notícias e reportagens, técnicas de revisão e edição de textos, além de discussões sobre a ética jornalística e o impacto social da imprensa. Os estudantes terão a oportunidade de explorar diferentes perspectivas e compreender a importância da veracidade e responsabilidade no compartilhamento de informações.
A metodologia Sala de Aula Invertida será adotada, incentivando os alunos a atuar ativamente em seu processo de aprendizado. A atividade iniciará com pesquisas realizadas em casa e, na sequência, em sala, haverá a organização em grupos para discussões e produções textuais. Esta abordagem promove a colaboração, o debate crítico e a construção conjunta do conhecimento.
A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerão as discussões em grupo e o início do processo de escrita das reportagens. Na segunda aula, os grupos finalizarão a redação e realizarão as apresentações para a turma.
Os alunos serão avaliados com base na qualidade da pesquisa e seleção de informações, na coesão e coerência do texto jornalístico produzido, bem como na capacidade de revisão e edição. A apresentação das reportagens também será considerada, avaliando-se a clareza, a capacidade de argumentação e a interação com a audiência. Será valorizado o esforço de trabalho em equipe e a aplicação dos conceitos jornalísticos abordados em sala. Exemplos práticos de aplicação da avaliação incluirão rubricas que detalham critérios como: qualidade da informação, estrutura do texto, habilidades de apresentação e colaboração no grupo.
Para a realização desta atividade, serão utilizados recursos como acesso à internet para a pesquisa de notícias, jornais impressos e digitais, computadores ou tablets para a redação das reportagens, além de projetores para as apresentações finais. Estes recursos apoiarão os estudantes na exploração e análise das informações, na redação e revisão dos textos, e na apresentação dos resultados do trabalho.
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