Repórteres Mirins: Uma Expedição Jornalística

Desenvolvida por: Aleçan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção Textual e Elementos Jornalísticos

Nesta atividade prática, os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental se transformarão em jornalistas por um dia. Inicialmente, de maneira supervisionada, deverão buscar notícias em variados meios de comunicação, como jornais impressos e digitais, visando à diversidade informativa. Após uma investigação inicial realizada em casa, a sala de aula se converte em uma redação jornalística, onde os alunos, organizados em grupos, discutem as notícias coletadas, analisando os elementos que compõem o gênero jornalístico e a centralidade da notícia. Em seguida, cada grupo escolherá uma notícia para desenvolver uma reportagem detalhada. Este processo incluirá etapas de revisão e edição do texto, fundamentais para o aprimoramento das habilidades de escrita e aderência aos princípios jornalísticos. O projeto culminará com a apresentação das reportagens produzidas para a turma, estimulando a troca de informações, o debate crítico e a valorização da diversidade de perspectivas.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é engajar os alunos na prática do jornalismo, desenvolvendo habilidades cruciais de pesquisa, análise crítica, escrita e comunicação. Ao assumirem o papel de jornalistas, os estudantes não só identificarão os elementos que compõem diferentes gêneros jornalísticos, mas também compreenderão a centralidade e a relevância da notícia no contexto social. Além disso, através da revisão e edição de seus textos, os alunos aprimorarão sua capacidade de produzir conteúdo coeso, coerente e gramaticalmente correto, respeitando as normas da língua culta.

  • Compreender e distinguir os diferentes gêneros jornalísticos.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e seleção de informações relevantes.
  • Aprimorar capacidades de escrita, revisão e edição de textos jornalísticos.
  • Fomentar a capacidade de trabalho em equipe e comunicação eficaz.
  • Estimular o pensamento crítico e a análise sobre o papel da imprensa na sociedade.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06LP02: Estabelecer relação entre os diferentes gêneros jornalísticos, compreendendo a centralidade da notícia.
  • EF69LP08: Revisar/editar o texto produzido – notícia, reportagem, resenha, artigo de opinião, dentre outros –, tendo em vista sua adequação ao contexto de produção, a mídia em questão, características do gênero, aspectos relativos à textualidade, a relação entre as diferentes semioses, a formatação e uso adequado das ferramentas de edição (de texto, foto, áudio e vídeo, dependendo do caso) e adequação à norma culta.

Conteúdo Programático

A atividade abordará aspectos fundamentais do jornalismo, incluindo a estrutura de notícias e reportagens, técnicas de revisão e edição de textos, além de discussões sobre a ética jornalística e o impacto social da imprensa. Os estudantes terão a oportunidade de explorar diferentes perspectivas e compreender a importância da veracidade e responsabilidade no compartilhamento de informações.

  • Elementos constitutivos de gêneros jornalísticos.
  • Técnicas de pesquisa e checagem de fatos.
  • Princípios de revisão e edição de textos.
  • A ética jornalística e seu papel na sociedade.
  • O uso de diferentes meios e formatos no jornalismo moderno.

Metodologia

A metodologia Sala de Aula Invertida será adotada, incentivando os alunos a atuar ativamente em seu processo de aprendizado. A atividade iniciará com pesquisas realizadas em casa e, na sequência, em sala, haverá a organização em grupos para discussões e produções textuais. Esta abordagem promove a colaboração, o debate crítico e a construção conjunta do conhecimento.

  • Pesquisa prévia sobre notícias em diferentes meios.
  • Divisão da classe em grupos para a realização das atividades.
  • Discussões em grupo para escolha e análise das notícias.
  • Redação de reportagens com base nas notícias selecionadas.
  • Apresentação e discussão das reportagens produzidas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerão as discussões em grupo e o início do processo de escrita das reportagens. Na segunda aula, os grupos finalizarão a redação e realizarão as apresentações para a turma.

  • Aula 1: Discussão em grupos e início da redação das reportagens.
  • Aula 2: Finalização das reportagens e apresentações.

Avaliação

Os alunos serão avaliados com base na qualidade da pesquisa e seleção de informações, na coesão e coerência do texto jornalístico produzido, bem como na capacidade de revisão e edição. A apresentação das reportagens também será considerada, avaliando-se a clareza, a capacidade de argumentação e a interação com a audiência. Será valorizado o esforço de trabalho em equipe e a aplicação dos conceitos jornalísticos abordados em sala. Exemplos práticos de aplicação da avaliação incluirão rubricas que detalham critérios como: qualidade da informação, estrutura do texto, habilidades de apresentação e colaboração no grupo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão utilizados recursos como acesso à internet para a pesquisa de notícias, jornais impressos e digitais, computadores ou tablets para a redação das reportagens, além de projetores para as apresentações finais. Estes recursos apoiarão os estudantes na exploração e análise das informações, na redação e revisão dos textos, e na apresentação dos resultados do trabalho.

  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Jornais impressos e digitais.
  • Computadores ou tablets.
  • Projetor multimídia para as apresentações.
  • Materiais para anotações (cadernos, lápis, etc.).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo