Esta atividade visa promover uma compreensão aprofundada sobre inclusão social, diversidade e acessibilidade entre os alunos do 1º ano do Ensino Médio, utilizando a metodologia ativa de aprendizado, a Roda de Debate. Durante a atividade, os alunos serão divididos em grupos menores, com cada grupo recebendo um dos três temas específicos: inclusão, diversidade ou acessibilidade. Os grupos deverão pesquisar casos históricos e atuais que exemplifiquem o seu tema designado, com um foco especial na importância da inclusão para garantir direitos e oportunidades iguais para todas as pessoas, independentemente de suas diferenças. Os estudantes usarão esta pesquisa para participar em uma roda de debate, apresentando seus exemplos e discutindo as diferentes perspectivas sobre os temas. Esta atividade oferece uma oportunidade para os alunos explorarem as diversas dimensões da inclusão social, entendendo a importância da empatia, do respeito pelas diferenças e da criação de ambientes acessíveis para todos.
O principal objetivo desta atividade é desenvolver nos alunos do 1º ano do Ensino Médio uma compreensão crítica e compreensiva sobre inclusão, diversidade e acessibilidade, fomentando uma cultura de respeito e valorização das diferenças. Ao investigar e debater exemplos históricos e atuais, os alunos serão capazes de identificar as barreiras que impedem a inclusão efetiva e contemplar soluções práticas para superá-las, promovendo uma sociedade mais justa e inclusiva.
O conteúdo programático desta atividade envolve conceitos e análises críticas em torno de inclusão social, diversidade e acessibilidade. Os alunos explorarão esses temas por meio de pesquisas direcionadas e debates, permitindo-lhes compreender profundamente como essas questões se manifestam na sociedade, tanto historicamente quanto na atualidade.
A atividade se baseia na metodologia ativa de aprendizado, especificamente, a Roda de Debate. Os alunos serão divididos em grupos para pesquisar e debater, permitindo a cada participante expressar suas opiniões, compartilhar informações e aprender com as perspectivas dos demais. Esta abordagem promove o engajamento ativo dos alunos na aprendizagem, potencializando a absorção e a reflexão crítica sobre os temas abordados.
A atividade terá uma carga horária total de 1 hora, distribuída em duas aulas de 30 minutos. Na primeira aula, os temas serão apresentados e os grupos formados. Na segunda aula, os debates serão realizados, permitindo um aprofundamento nas discussões.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante o debate, na qualidade das informações apresentadas e na capacidade de argumentação e reflexão crítica sobre os temas. Será considerada a profundidade das pesquisas realizadas e a habilidade de trabalhar em equipe. Exemplos de critérios incluem clareza na comunicação de ideias, uso de evidências para apoio das argumentações, respeito pelas opiniões alheias e engajamento construtivo no debate.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, projetor para apresentações dos grupos (se disponível), material de escritório para anotações e elaboração de materiais de apoio, como cartazes ou slides. A sala de aula deve ser organizada de maneira que facilite a roda de debate, promovendo a interação entre todos os alunos.
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