Inclusão X Diversidade: Entendendo as Diferenças

Desenvolvida por: Cicero… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Humanas
Temática: Inclusão Social, Diversidade e Acessibilidade

Esta atividade visa promover uma compreensão aprofundada sobre inclusão social, diversidade e acessibilidade entre os alunos do 1º ano do Ensino Médio, utilizando a metodologia ativa de aprendizado, a Roda de Debate. Durante a atividade, os alunos serão divididos em grupos menores, com cada grupo recebendo um dos três temas específicos: inclusão, diversidade ou acessibilidade. Os grupos deverão pesquisar casos históricos e atuais que exemplifiquem o seu tema designado, com um foco especial na importância da inclusão para garantir direitos e oportunidades iguais para todas as pessoas, independentemente de suas diferenças. Os estudantes usarão esta pesquisa para participar em uma roda de debate, apresentando seus exemplos e discutindo as diferentes perspectivas sobre os temas. Esta atividade oferece uma oportunidade para os alunos explorarem as diversas dimensões da inclusão social, entendendo a importância da empatia, do respeito pelas diferenças e da criação de ambientes acessíveis para todos.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é desenvolver nos alunos do 1º ano do Ensino Médio uma compreensão crítica e compreensiva sobre inclusão, diversidade e acessibilidade, fomentando uma cultura de respeito e valorização das diferenças. Ao investigar e debater exemplos históricos e atuais, os alunos serão capazes de identificar as barreiras que impedem a inclusão efetiva e contemplar soluções práticas para superá-las, promovendo uma sociedade mais justa e inclusiva.

  • Compreender os conceitos de inclusão social, diversidade e acessibilidade.
  • Analisar casos históricos e atuais relacionados aos temas de inclusão, diversidade e acessibilidade.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, síntese de informações e debate.
  • Promover a empatia e o respeito pelas diferenças.
  • Incentivar a reflexão sobre a importância da ação individual e coletiva na construção de uma sociedade inclusiva.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP26 - Utilizar as informações obtidas em pesquisas, levando em conta a confiabilidade das fontes, para formular e defender argumentos, opiniões e pontos de vista, com coerência e coesão.
  • EM13CHS101 - Analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, para confrontar interpretações e versões sobre movimentos culturais, processos de independência, revoluções, conflitos, resistências, direitos civis e humanos, entre outros processos históricos.
  • EM13CHS102 - Utilizar as categorias de tempo e espaço, adequando-as às diferentes escalas, para analisar e contextualizar processos, fenômenos e eventos da realidade social e do mundo contemporâneo.
  • EM13CHS106 - Valorizar e utilizar os conhecimentos das ciências humanas para analisar, de forma crítica, aspectos da realidade social e para se posicionar frente a eles.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade envolve conceitos e análises críticas em torno de inclusão social, diversidade e acessibilidade. Os alunos explorarão esses temas por meio de pesquisas direcionadas e debates, permitindo-lhes compreender profundamente como essas questões se manifestam na sociedade, tanto historicamente quanto na atualidade.

  • Definição e importância de inclusão social, diversidade e acessibilidade.
  • Casos históricos de lutas pela inclusão e diversidade.
  • Exemplos atuais de inclusão e acessibilidade.
  • Análise de políticas públicas voltadas para inclusão e acessibilidade.

Metodologia

A atividade se baseia na metodologia ativa de aprendizado, especificamente, a Roda de Debate. Os alunos serão divididos em grupos para pesquisar e debater, permitindo a cada participante expressar suas opiniões, compartilhar informações e aprender com as perspectivas dos demais. Esta abordagem promove o engajamento ativo dos alunos na aprendizagem, potencializando a absorção e a reflexão crítica sobre os temas abordados.

  • Debate em grupos com temas específicos.
  • Pesquisa guiada de casos históricos e atuais.
  • Apresentação em grupo dos achados de pesquisa.
  • Roda de debate para discussão dos temas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma carga horária total de 1 hora, distribuída em duas aulas de 30 minutos. Na primeira aula, os temas serão apresentados e os grupos formados. Na segunda aula, os debates serão realizados, permitindo um aprofundamento nas discussões.

  • Aula 1: Apresentação dos temas e formação dos grupos.
  • Aula 2: Roda de debate com apresentação dos grupos.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante o debate, na qualidade das informações apresentadas e na capacidade de argumentação e reflexão crítica sobre os temas. Será considerada a profundidade das pesquisas realizadas e a habilidade de trabalhar em equipe. Exemplos de critérios incluem clareza na comunicação de ideias, uso de evidências para apoio das argumentações, respeito pelas opiniões alheias e engajamento construtivo no debate.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, projetor para apresentações dos grupos (se disponível), material de escritório para anotações e elaboração de materiais de apoio, como cartazes ou slides. A sala de aula deve ser organizada de maneira que facilite a roda de debate, promovendo a interação entre todos os alunos.

  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Projetor para apresentações (opcional).
  • Material de escritório (papéis, canetas, marcadores).
  • Espaço de sala de aula adaptado para o debate.

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