Esta atividade pedagógica visa proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Médio uma compreensão profunda das características fundamentais da democracia na Grécia Antiga em comparação com os princípios da democracia contemporânea. Através de uma metodologia ativa, a Roda de Debate, os estudantes serão incentivados a explorar os conceitos de cidadania, participação política e suas limitações históricas, bem como os valores modernos como o sufrágio universal, direitos civis e representatividade. A atividade começa com uma breve exposição feita pelo professor sobre a democracia ateniense, enfatizando seus aspectos chave e, em sequência, os princípios da democracia nos tempos atuais serão discutidos. Equipados com este conhecimento, os alunos serão divididos em dois grupos para debater os méritos e limitações de cada modelo de democracia. Este exercício proporcionará aos alunos a oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação, análise crítica e uma compreensão mais aprofundada dos processos históricos que moldaram as práticas democráticas através dos tempos.
O objetivo principal desta atividade é promover o desenvolvimento de habilidades críticas e analíticas nos alunos, capacitando-os a comparar e contrastar os modelos de democracia na Grécia Antiga e na contemporaneidade. Os alunos aprenderão a importância da cidadania ativa, os conceitos de participação política e como esses ideais e práticas se transformaram ao longo do tempo. Será fomentada uma compreensão dos direitos e deveres inerentes à cidadania em diferentes contextos históricos e contemporâneos, incentivando os alunos a refletir sobre a evolução dos direitos civis e do sufrágio universal. Através do debate, os estudantes melhorarão suas habilidades de comunicação e argumentação, fundamentais para o exercício da cidadania consciente.
O conteúdo programático para esta atividade foi cuidadosamente selecionado para fornecer aos alunos uma base sólida sobre o tema da democracia, tanto em seu nascimento na Grécia Antiga quanto em seu desenvolvimento até a era contemporânea. Inclui a análise detalhada da democracia ateniense, com ênfase na cidadania limitada, na participação política e nas assembleias. Além disso, será abordada a evolução da democracia, destacando o advento do sufrágio universal, a expansão dos direitos civis e a noção contemporânea de representatividade. Este conteúdo oferece um pano de fundo essencial para o debate, permitindo que os alunos compreendam os diferentes aspectos e desafios que caracterizam a prática democrática ao longo do tempo.
A atividade será estruturada em torno da metodologia ativa Roda de Debate, promovendo um ambiente de aprendizado interativo e participativo. Os alunos serão primeiramente agrupados e receberão uma breve introdução à temática pelo professor, garantindo um entendimento comum antes de procederem ao debate. Esta abordagem pedagógica permite não apenas a absorção de conhecimento de forma mais engajada, mas também o desenvolvimento de habilidades sociais críticas, como a capacidade de argumentar, ouvir e elaborar contra-argumentos de forma respeitosa e construtiva.
A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira sessão, o professor fará uma breve exposição sobre o tema, seguida pela formação dos grupos e início do debate. A segunda sessão será dedicada à continuação do debate, permitindo uma discussão mais profunda e a conclusão com feedback do professor.
A avaliação desta atividade será baseada na participação efetiva, na qualidade dos argumentos apresentados e na capacidade de refutação e construção de contra-argumentos por parte dos alunos. Será avaliada a compreensão dos conceitos discutidos, bem como a habilidade de relacioná-los de maneira crítica com a realidade atual. Os alunos serão incentivados a aplicar a teoria à prática, avaliando as democracias antigas e modernas sob um olhar crítico. Recomenda-se o uso de rubricas de avaliação que considerem critérios como: clareza de expressão, uso adequado de exemplos históricos, capacidade de análise e síntese, e respeito pelas opiniões dos colegas.
Para a realização dessa atividade, serão necessários recursos como um quadro branco ou flipchart para anotações durante o debate e acesso à internet para pesquisa de informações adicionais. Materiais de apoio como cópias de artigos, vídeos curtos explicativos sobre a democracia na Grécia Antiga e exemplos de democracia contemporânea serão providenciados para enriquecer a discussão e oferecer diferentes perspectivas sobre o tema.
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