Figuras de Linguagem em Ação

Desenvolvida por: Silvan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Figuras de Linguagem

Esta atividade pedagógica visa proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Médio a oportunidade de explorar e compreender as figuras de linguagem de maneira prática e interativa. Após uma exposição teórica inicial, os estudantes serão incentivados a criar textos ou roteiros que incorporem pelo menos três figuras de linguagem diferentes. Os textos poderão abordar diversas temáticas, como atualidades, interesses pessoais ou questões sociais. Uma vez criados, esses textos serão apresentados em uma roda de debate, permitindo aos alunos não apenas a prática da expressão oral mas também a análise e discussão sobre como o uso das figuras de linguagem pode influenciar a interpretação do leitor, a coerência e a coesão textual. Esta atividade também enfatizará as maneiras pelas quais as escolhas estilísticas nas figuras de linguagem podem ser potentes ferramentas para enriquecer a argumentação e a expressividade em diferentes gêneros textuais, estimulando, assim, o desenvolvimento crítico e criativo dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como seus principais objetivos promover o entendimento profundo e aplicado das figuras de linguagem, desenvolver habilidades de escrita criativa nos alunos e estimular o pensamento crítico através da discussão em grupo. Além disso, busca-se aprimorar as competências de leitura e interpretação de texto, à medida que os alunos analisam o trabalho de seus colegas. Por fim, visa-se também a promoção de habilidades orais e argumentativas, importantes tanto no contexto acadêmico quanto na vida profissional e social dos estudantes.

  • Compreender as figuras de linguagem e sua aplicabilidade em diferentes contextos
  • Desenvolver habilidades de escrita criativa e expressão pessoal
  • Estimular o pensamento crítico e analítico através de debates
  • Aprimorar competências de leitura, interpretação e argumentação
  • Promover a expressão oral e a capacidade de ouvir e interagir respeitosamente em debates

Conteúdo Programático

O conteúdo programático inclui uma revisão detalhada das figuras de linguagem mais comuns, como metáfora, metonímia, antítese, hipérbole, personificação, entre outras. Além disso, os alunos serão introduzidos às técnicas para incorporá-las de maneira eficaz em textos criativos, bem como as estratégias para identificar e analisar seu uso em diferentes gêneros textuais. O papel das figuras de linguagem na construção de argumentos sólidos e na expressividade textual também será destacado.

  • Revisão das figuras de linguagem
  • Técnicas para aplicação de figuras de linguagem em textos
  • Análise de uso das figuras em diferentes gêneros textuais
  • Importância das figuras de linguagem na argumentação e expressividade

Metodologia

A metodologia desta atividade utiliza uma abordagem prática e interativa, começando com uma exposição teórica sobre as figuras de linguagem, seguida pela criação individual ou em grupo de textos que exemplifiquem seu uso. Posteriormente, os estudantes terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos em uma roda de debate, facilitando a troca de ideias e a análise crítica dos textos. Esta metodologia ativa permite que os alunos sejam tanto ouvintes quanto produtores de conhecimento, estimulando a aprendizagem colaborativa e o desenvolvimento de habilidades sociais e comunicativas.

  • Exposição teórica sobre figuras de linguagem
  • Criação de textos com aplicação prática das figuras de linguagem
  • Apresentação dos textos em roda de debate
  • Análise e discussão em grupo sobre os textos apresentados

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a exposição sobre as figuras de linguagem e a criação dos textos. Na segunda aula, os alunos apresentarão seus trabalhos na roda de debate e participarão das discussões.

  • Aula 1: Exposição teórica e criação de textos
  • Aula 2: Apresentação dos textos e roda de debate

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e baseada principalmente na participação ativa dos alunos durante todas as fases da atividade, incluindo a criação dos textos, apresentação e participação na roda de debate. Considerar-se-á para a avaliação a capacidade de aplicar as figuras de linguagem de maneira criativa e pertinente, a clareza e coerência dos textos, bem como as habilidades de argumentação e interação durante o debate. Feedback construtivo será fornecido, visando o desenvolvimento contínuo dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como quadro branco e marcadores para anotações importantes durante a exposição teórica, computadores ou tablets para a pesquisa de temas e a escrita dos textos, além de um espaço adequado que favoreça a realização de uma roda de debate inclusiva e produtiva.

  • Quadro branco e marcadores
  • Computadores ou tablets
  • Espaço adequado para a roda de debate

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo