Esta atividade pedagógica visa proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Médio a oportunidade de explorar e compreender as figuras de linguagem de maneira prática e interativa. Após uma exposição teórica inicial, os estudantes serão incentivados a criar textos ou roteiros que incorporem pelo menos três figuras de linguagem diferentes. Os textos poderão abordar diversas temáticas, como atualidades, interesses pessoais ou questões sociais. Uma vez criados, esses textos serão apresentados em uma roda de debate, permitindo aos alunos não apenas a prática da expressão oral mas também a análise e discussão sobre como o uso das figuras de linguagem pode influenciar a interpretação do leitor, a coerência e a coesão textual. Esta atividade também enfatizará as maneiras pelas quais as escolhas estilísticas nas figuras de linguagem podem ser potentes ferramentas para enriquecer a argumentação e a expressividade em diferentes gêneros textuais, estimulando, assim, o desenvolvimento crítico e criativo dos alunos.
Esta atividade tem como seus principais objetivos promover o entendimento profundo e aplicado das figuras de linguagem, desenvolver habilidades de escrita criativa nos alunos e estimular o pensamento crítico através da discussão em grupo. Além disso, busca-se aprimorar as competências de leitura e interpretação de texto, à medida que os alunos analisam o trabalho de seus colegas. Por fim, visa-se também a promoção de habilidades orais e argumentativas, importantes tanto no contexto acadêmico quanto na vida profissional e social dos estudantes.
O conteúdo programático inclui uma revisão detalhada das figuras de linguagem mais comuns, como metáfora, metonímia, antítese, hipérbole, personificação, entre outras. Além disso, os alunos serão introduzidos às técnicas para incorporá-las de maneira eficaz em textos criativos, bem como as estratégias para identificar e analisar seu uso em diferentes gêneros textuais. O papel das figuras de linguagem na construção de argumentos sólidos e na expressividade textual também será destacado.
A metodologia desta atividade utiliza uma abordagem prática e interativa, começando com uma exposição teórica sobre as figuras de linguagem, seguida pela criação individual ou em grupo de textos que exemplifiquem seu uso. Posteriormente, os estudantes terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos em uma roda de debate, facilitando a troca de ideias e a análise crítica dos textos. Esta metodologia ativa permite que os alunos sejam tanto ouvintes quanto produtores de conhecimento, estimulando a aprendizagem colaborativa e o desenvolvimento de habilidades sociais e comunicativas.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a exposição sobre as figuras de linguagem e a criação dos textos. Na segunda aula, os alunos apresentarão seus trabalhos na roda de debate e participarão das discussões.
A avaliação desta atividade será formativa e baseada principalmente na participação ativa dos alunos durante todas as fases da atividade, incluindo a criação dos textos, apresentação e participação na roda de debate. Considerar-se-á para a avaliação a capacidade de aplicar as figuras de linguagem de maneira criativa e pertinente, a clareza e coerência dos textos, bem como as habilidades de argumentação e interação durante o debate. Feedback construtivo será fornecido, visando o desenvolvimento contínuo dos alunos.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como quadro branco e marcadores para anotações importantes durante a exposição teórica, computadores ou tablets para a pesquisa de temas e a escrita dos textos, além de um espaço adequado que favoreça a realização de uma roda de debate inclusiva e produtiva.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula